Então você não sabe onde comer no Rio porque não sabe quais restaurantes são bons e valem à pena? Essa seleção é para você que quer garantir que o seu dinheiro será bem usado numa comida maravilhosa.
Há uns anos atrás uma das principais comparações que se faziam entre São Paulo e Rio de Janeiro era sobre os restaurantes. Preciso dizer que eu JAMAIS concordei com isso pelo simples fato de que eu sempre saí no Rio para comer. E vou te falar… nem era para restaurante extremamente caro porque eu sou uma pessoa normal – não endinheirada -, assim como você.
Confesso que, com a pandemia, as minhas opções de restaurantes diminuíram e também porque eu morei fora do Rio de Janeiro por quase três anos e só voltei para a minha cidade por causa do vírus. Eu voltei a sair para curtir o Rio com a COVID-19 controlada, e dei preferência para bons restaurantes porque os valores subiram muito nesses últimos anos. Então, eu queria ter certeza que o meu suado dinheirinho seria bem gasto.
Dito isso, fiz uma lista dos melhores restaurantes que eu vou quando estou no Rio e AMO. Eles são o programa de final de semana. Alguns desses restaurantes inclusive já ganharam o premio da Comer&Beber da Veja Rio. Então, fica por aqui porque eu trouxe a minha melhor seleção de restaurantes que valem à pena conhecer no Rio de Janeiro.
Onde comer no Rio de Janeiro?
1- Empório Jardim
Seja para café da manhã, almoço ou lanche da tarde, o Empório Jardim é sempre perfeito. É. tipo de restaurante que você nunca sabe o que escolher porque todas as opções são muito interessantes. No café da manhã, pelo menos, é um pouco mais fácil porque você seleciona as opções numa listinha. Como é para dividir geralmente, dá para pedir várias coisinhas diferentes para provar.
O Empório Jardim ficou em primeiro lugar na categoria de Café da Manhã do Comer&Beber 2023/24. O restaurante já tem fila normalmente, então recomendo chegar ainda mais cedo, principalmente no café da manhã, para uma experiência tranquila.
2 – Posi Mozza & Mare
Restaurante italiano maravilhoso com muito drinks, pratos de massa dos simples aos rebuscados, com opções de frutos do mar, carnes e vegetarianos. Já provei e recomendo o risotto de açafrão com filet à milanesa, a lasanha verde com ragú e a burrata com tomatinhos como entrada.
3 – Naturali Bistrô
Restaurante vegetariano com pratos super criativos e deliciosos. Eu acho muito difícil escolher o que comer lá porque gosto de tudo hehe. Para ajudar, eu já comi e pediria de novo: o cozido indiano, o risoto com abóbora e burrata e a salada de beterraba com queijo feta.
4 – Amélie Crêperie
Quem ama crepe PRECISA conhecer o verdadeiro crepe francês da bretanha no Amelie. A receita leva trigo sarraceno e a composição dos sabores são bem mais refinadas do que a versão brasileira. Eu sempre fico em dúvidas entre as galettes Chenas, Saint Veran, Palais Royal, Île Saint-Louis e Le Marais. Sério, sempre é muito difícil escolher.
5 – Ferro & Farinha
Nos últimos meses a minha pizza favorita tem sido a do Ferro & Farinha e eu não sei como eu não tinha descoberto a pizzaria antes. Os sabores são bem diferentes das pizzarias tradicionais. Eu sempre escolho a Adobo Verde, Picnic Apimentado, Domenico e Rocket Queen. A pizzaria tem unidades em vários bairros do Rio: Ipanema, Botafogo, Leblon e Barra da Tijuca. Eu particularmente gosto da unidade de Ipanema porque o terraço é muito gostoso.
O Ferro & Farinha recebeu o prêmio Comer&Beber 2023/24 pelo quarto ano seguido na categoria Melhor Pizza. A qualidade da comida realmente é muito boa e os pratos são muito criativos. Para mim, o ponto extra vai para o preço porque o restaurante não tão caro quanto outras pizzarias.
6 – Ella Pizzaria
Ainda no quesito pizzaria, o Ella também merece uma visita. Mesmo sendo uma pizzaria, o restaurante tem alguns pratos e menu executivo durante a semana para o almoço. Eu geralmente peço a pizza de Marguerita 2.0 e a entredinha de borda “só para molhar o bico”, como o próprio nome já diz hehe.
A Ella Pizzaria ficou em 2º lugar no premio Comer&Beber 2023/24.
7 – Ogro Steaks
Falando de hambúrguer, eu sempre peço no Ogro Steaks. Eu conheci a hamburgueria durante a pandemia, então, eu acabei ficando com o costume de pedir em casa. O sabor da carne é muito com, eles possuem algumas opções de hambúrguer e com uma boa variedade de preços também. Quem quiser conhecer o restaurante, pode ir em um dos dois endereços, ambos no mesmo bairro: Botafogo Praia Shopping ou no Boxx Botafogo.
8 – Càm O’n
Esse restaurante tailandês começou a ficar muito popular nas redes sociais. Como essa culinária não é popular no Rio eu resolvi ir e provar. Realmente, é tudo o que falam, mesmo. Ele é muito bom, de pratos, tempero e atendimento. Eu pedi o pad thai vegetariano e estava muito bem temperado, sendo possível de sentir todas as nuances da comida tailandesa, do limão ao amendoim.
O Càm O’n também ganhou o premio Comer&Beber 2023/24 na categoria de restaurante asiáticos, então é mais um motivo para você ir sem medo.
Dica de ouro sobre os restaurantes no Rio de Janeiro
No Rio, não é muito comum os restaurantes pedirem reserva, apenas se ele estiver muito badalado ou for um restaurante mais selecionado ou se for para um grupo de pessoas. Ainda assim, é bem inteligente procurar se eles fazem reserva porque a fila pode levar mais de 1 hora de espera em alguns casos ou até o restaurante pode até parar de receber pessoas na fila.
O Càm O’n, por exemplo, é um que precisa de reserva porque ele está muito em alta em 2023. Já no Posi, o ideal é chegar cedo, por volta das 19h para não ficar esperando. No Empório Jardim, eu recomendo chegar no horário de abertura ou até um pouco antes se você for na unidade da Casa Firjan no final de semana.
Deixe um comentário