Você já reparou em como a arquitetura das estações de metrô de Berlim são diferentes uma das outras? Existe um motivo para isso e não é apenas para embelezar a cidade.
Você repara nas estações de metrô por onde passa? Pois deveria, principalmente em Berlim 🇩🇪 O metrô ilustra muito bem as diversas faces da cidade. As estações são uma verdadeira galeria de arte de baixo da terra 🚇
Cada plataforma tem uma arquitetura e uma história para contar. As paredes das plataformas diferem em cor, elementos visuais, estilos arquitetônicos e tipografia devido às diferentes pessoas que as projetaram ao longo dos anos. Mas não pense que é por acaso.
Por que as estações são assim?
O arquiteto com alma de designer, Rainer Gerhard Rümmler, assumiu a liderança de design no Departamento de Construção de West Berlin na década de 1960 e foi ele que projetou a arquitetura e das estações de metrô de Berlim a partir de então.
O objetivo era: trazer elementos do entorno das estações de forma gráfica para as plataformas de forma que ninguém errasse o seu destino no corre da rotina. Incrível, não é?
Então, as diferentes paredes coloridas não são só bonitas, elas servem para ajudar na identificação da estação. Assim, sem depender exclusivamente da visão para ler o nome da estação e da audição para escutar, você reconhece onde está e deficientes visuais também conseguem se encontrar no metrô.
A minha primeira vez que fui a Berlim eu fiquei tão impressionada que fiz um tour por toda a linha 7 para ver as artes. E é justamente nessa linha que você consegue ver a evolução do trabalho de Rümmler #ficadica 😉
Qual outro metrô pelo mundo vale à pena fazer um tour pelas estações e plataformas? Quero saber das suas dicas, comenta aqui 👇
Deixe um comentário