Bairro Gótico de Barcelona: 5 segredos para descobrir no bairro mais popular da cidade

por

em , , ,

O Bairro Gótico é parada obrigatória para todos que a Barcelona. Mas você sabia que ele tem vários segredos que nem os próprios moradores sabem?

O bairro é perfeito para ser apreciado com calma por suas ruas estreitas. Não tenha dúvidas de que é um lugar super mega turístico, mas você consegue encontrar detalhes que passam despercebidos por quem não se interessa por curiosidades.

1. planejamento turístico

A primeira delas é: você sabia que o bairro foi planejado para ser um lugar turístico? Exato! Em meados do século XIX, Barcelona passou por uma grande transformação urbana. Já no início do século seguinte, a região do Bairro Gótico foi afetada. A intenção era preservar as construções antigas do local, revitalizando os prédios e intervindo na estética de alguns para manter a consistência arquitetônica com os demais para recriar a paisagem medieval.

2. Dragão com guarda-chuva

IMG_0752

Se você já caminhou pelas Las Ramblas na altura do metrô Liceu, deve ter visto o dragão chinês aí da foto. O “adereço” é um marco do “Japonismo” , estilo com elementos da arte nipônica que inspirou artistas espanhóis no século 19. O prédio tinha uma loja de guarda-chuva, motivo do objeto estar com o dragão.

3. Loja de velas Cerabella

Loja de vela Cerabella
Fotografia de Xavier Badia Castellà disponível em Wikimedia Commons

A loja de velas foi fundada no século XIX pela Francesca Abella. A empreendedora saiu do interior e ganhou a vida em Barcelona com suas velas. Hoje, a loja é uma das mais antigas de Barcelona. estando na quinta geração de administração da mesma família! 😮

4. Escultura de Fio de Aço

Barcelona - Homenatge als Castellers
Fotografia de Fred Romero, disponível em Flickr

Se você passou pela Plaça de Sant Miquel, provavelmente viu uma estrutura de fio de aço gigantesca no meio da praça. A obra é uma homenagem aos Castellers, homens que formam as torres humanas, uma tradição na Catalunha. Ela representa o trabalho em equipe e a colaboração desses homens.

5. Bairro Judeu

bairro gótido de barcelona

A ruazinha de El Call concentrou a comunidade judaica durante o século 11 e conseguimos ver as heranças históricas pela arquitetura do lugar. Lá, tem uma das sinagogas mais antigas da Espanha e você ainda pode visitar as antigas casas de banho, que ficam no subsolo do Café Caleum e nos fundos da loja S’Olivier (Banys Nous, 10).


Sem dúvidas, o Bairro Gótico em Barcelona foi o lugar que mais me surpreendeu na cidade porque cada passagem tinha uma surpresa. Fiquei hospedada lá, cruzava-o todos os quatro dias da hospedagem e sempre encontrava um novo detalhe, uma lojinha ou um restaurante interessante para visitar.

Mas me conta, o que te encantou em Barcelona? Deixa aqui nos comentários 😉


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *