A Holanda é muito mais que Amsterdam, por mais que o país seja pequeno, existem muitas cidades lindas para conhecer e visitar. O Além de Viagem preparou uma lista dos 12 lugares que você precisa conhecer nas suas viagens para os Países Baixos. Vem conhecer!
Amsterdam é a maior cidade dos Países Baixos e, por mais que sua arquitetura seja bem típica, ela não representa todo o país. Além disso, ela é uma cidade muito multicultural por reunir muitos imigrantes que vão a trabalho, estudo ou em busca de uma vida melhor. Então, é por isso que você precisa conhecer outras cidades da Holanda se quiser realmente conhecer o país.
A lista que preparamos compões 12 cidades de 12 províncias da Holanda. Cada província tem costumes e arquitetura específicos para você poder conhecer a diversidade cultural holandesa. Isso sem contar que todas têm um charme especial que as torna muito fotogênicas. Ao longo do artigo você verá também terá dicas de como combinar as visitas entre essas cidades. Vamos para a lista?
12 cidades para conhecer na Holanda
Lembrando que as cidades para você conhecer na Holanda estão listadas da mais próxima a mais distante de Amsterdam. Assim, você saberá quanto tempo vai levar na viagem quando for visitar essas cidades na Holanda.
1- Haarlem
Distância de Amsterdam: 20km
Tempo de Amsterdam: 10min de trem
Haarlem fica ao lado de Amsterdam e é uma ótima opção para que tem pouco tempo de viagem, mas quer conhecer uma cidade diferente e menos turística na Holanda. O centro histórico é todo de arquitetura típica e ainda há canais pela cidade, construções históricas e moinhos.
Algumas das atrações são a Grote Markt (Grande Praça) com a imponente igreja de Sint-Bavokerk e o moinho De Adriaan. Haarlem é aquela opção certa para um bate-volta de Amsterdam.
💡 Dica extra: Haarlem fica no caminho de Zandvoort e Bloemendaal aan Zee, dois lugares de praia que vale conhecer se você tiver uns dias extras se viajar no verão.
2- Edam
Distância de Amsterdam: 23km
Tempo de Amsterdam: 39min de ônibus
Edam é conhecida por seus queijos, embora não seja tão popular quanto Gouda aqui no Brasil. De arquitetura pitoresca, você vai se sentir voltando ao passado na típica cultura holandesa. Para experimentar ainda mais a cultura, esteja lá em uma quarta-feira de julho ou agosto para aproveitar o mercado de queijos.
Por ficar na Waterland, a região das águas do país, ela é ótima para combinar com outras cidadezinhas holandesas para conhecer em um mesmo dia.
3- Volendam
Distância de Amsterdam: 22,4km
Tempo de Amsterdam: 26min de ônibus
Bem ao lado de Edam, Volendam já é uma vila de pescadores que parece ter saído de uma caixinha de fofuras. Aproveite para caminhar pelo porto para ver as casas antigas que variam entre alvenaria e madeira. Nos finais de semana de tempo firme, o calçadão se enche de gente passeando e os restaurantes aproveitam para colocar as mesas do lado de fora. Quando terminar o passeio, não deixe de pegar o ferry para a próxima cidade que você deve visitar na Holanda.
4- Marken
Distância de Amsterdam: 23km
Tempo de Amsterdam: 46 minutos de ônibus
Em frente a Volendam, fica Marken: uma ilha de pescadores que ainda guarda as casas tradicionais da cidade que foram construídas em palafitas para evitar inundações nas nas marés altas. O legal aqui é passear pelas ruas, curtir a marina e tirar muitas fotos das casas de madeira. Quem preferir, ainda pode caminhar até o farol Paard van Marken que ainda está em funcionamento. Veja 10 dicas do que fazer em Marken aqui (em inglês).
💡 Dica extra: Volendam, Edam e Marken super combinam em um passeio de 1 dia, principalmente se você estiver de carro! Melhor ainda se der para incluir Zaanse Schans, a famosa vila dos moinhos. Isso porque todas ficam muito perto uma das outras e são pequenas, então, fica fácil de conhecer todas de uma vez. Outra informação importante é quando ir: prefira os meses mais quentes de maio a agosto, pois há maior probabilidade de sol, o que torna esses lugares ainda mais fofos.
💡 Dica extra 2: Se você quiser visitar essas cidades da Holanda que são perto de Amsterdam, busque saber do passe Amsterdam & Region Travel Ticket. Esse ticket dá direito a viagens ilimitadas dentro da região de Amsterdam com valor a partir de 19,90 euros. Assim, você consegue ir também para Lisse, onde fica o Keukenhof – parque das tulipas – com o mesmo ticket.
5- Utrecht
Distância de Amsterdam: 43km
Tempo de Amsterdam: 26 minutos de trem
Utrecht é quase uma mini Amsterdam. Ela também possui canais e a arquitetura é similar ao da capital, porém tem um charme a mais de cidade “pequena”. As aspas aqui são mais pelo estilo da cidade porque, na verdade, ela é a quarta maior da Holanda! Mais um motivo para você visitá-la 😎. O que não falta em Utrecht são atrações para conhecer: passear no “velho canal” Oudegracht, conhecer a Domkerk – igreja com a simbólica torre – e subir na torre para ver a cidade de cima, se perder pelas ruas fofas e conhecer um castelo!
Pois é, o Kasteel De Haar é o maior da Holanda, ficando a 16km da cidade, e foi restaurado pelo arquiteto Pierre Cuypers, o mesmo que projetou o Rijksmuseum e a estação central de Amsterdam. Aproveite o bate-volta a Utrecht para seguir esse roteiro de 1 dia na cidade.
6- Gouda
Distância de Amsterdam: 62km
Tempo de Amsterdam: 50 minutos de trem
Gouda é famosa pelos seus queijos e o tradicional mercado que acontece de abril a agosto. Por ser bem central, Gouda funciona como bate-volta das maiores cidades da Holanda: Amsterdam, Utrecht, Haia e Rotterdam. Como uma boa cidade holandesa, você vai encontrar uma animada Markt, a praça principal, ruas com muitas lojinhas fofas, igrejas históricas para visitar e muitas comidas típicas. Indo no verão, além do mercado de queijo, você também pode curtir um tour de stand-up pelos canais e curtir a tarde no De Vrijheid, um restaurante de estilo industrial com área aberta. Agora, se a sua viagem for no Natal, não perca a linda festa local Kaarsjesavond, a noite das velas.
Descubra mais sobre a Holanda
7- Den Haag/Haia
Distância de Amsterdam: 64,4km
Tempo de Amsterdam: 47 minutos de trem
A terceira maior cidade, Haia, da Holanda tem muito a oferecer! As atrações são diversas, então, se você for do time slow travel, vale considerar uma ou duas noites para conhecer a cidade com calma. Alguns dos pontos turísticos são: a famosa praia (e impronunciável para brasileiros ahahahah) Scheveningen e seu animado píer, o museu do Esher, o importante Binnenhof e Parlamento holandês, o museu Mauritshuis e o parque da “mini-Holanda” Madurodam. Conheça as principais atrações de Haia aqui.
Planeje as suas viagens com o
Além de Viagem!
Realizamos consultorias de viagem e roteiros personalizados para que a sua viagem seja perfeita.
8- Rotterdam
Distância de Amsterdam: 75km
Tempo de Amsterdam: 1 hora de trem
Outra cidade que você não pode deixar de visitar na Holanda é Rotterdam! Rotterdam tem um estilo bem urbano e contemporâneo. Por ela ter sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial, Rotterdam precisou ser reconstruída e, por isso, seus prédio são bem mais novos que o restante da Holanda. Aqui também vale passar um ou dois dias se quiser conhecê-la com calma. Atração aqui é o que não falta: as famosíssimas Casas Cubo (que é um condomínio na verdade!), o Market Hall com muitas opções de comidas e restaurantes, a torre de observação Euromast, o antigo porto de Rotterdam e muito mais. Rotterdam também tem vários lugares badalados para comer e beber, um deles é o imperdível Fenix Food Factory, um espaço com vários restaurantes e bares.
💡 Dica extra: O Além de Viagem é parceiro do Rota Amsterdam Turismo, agência de viagens especializada em Holanda e com guias brasileiros. O Rota Amsterdam realiza diversos passeios no país e um deles é para Rotterdam e Haia. Com o código ALEMDEVIAGEM você ganha 5% de desconto nesse e em todos os serviços da agência, saiba tudo aqui.
9- Delft
Distância de Amsterdam: 65km
Tempo de Amsterdam: 1 hora de trem
Pertinho de Rotterdam e Haia, fica Delft, mais uma cidade lindinha que você precisa conhecer nos países baixos. Delft também é conhecida pelas porcelanas azuis e foi onde o pintor Vermeer nasceu. A cidade das porcelanas holandesas é perfeita para quem curte se perder por ruas de casas antigas e bem cuidadas. Aqui, a arquitetura começa a lembrar um pouco a da Bélgica, mas inda com fortes características holandesas. Entre as atrações, você vai ver: vários canais para passear, o museu das porcelanas Delft Royal Experience, a prefeitura, a praça principal Markt e a Nieuwe Kerk (nova igreja) com sua torre levemente torta. O site da cidade tem rotas temáticas de caminhada para você conhecer a sua Delft, confira aqui (em inglês). https://www.delft.com/routes
💡 Dica extra: Delft e Gouda são mais perto de Haia e Rotterdam. Portanto, ao se hospedar em uma dessas duas, você consegue conhecer mais lugares turísticos no mesmo dia em um bate-volta. Além disso, você estará mais perto da Bélgica, caso deseje visitar também o país.
10- Giethoorn
Distância de Amsterdam: 113km
Tempo de Amsterdam: 2 horas de trem e ônibus
Giethoorn é conhecida por ser a “Veneza da Holanda”, não pela sua arquitetura, mas pelo fato que há muitos canais! Tantos que não há ruas, apenas os próprios canais e ciclovias. Então, sim, as pessoa usam barcos para se locomover dentro do vilarejo. A vila é realmente instagramável e fica bem cheia no verão. Por isso, sugiro que você vá ou no outono ou, preferencialmente na primavera. Isso porque é a estação que todo o país se enche de flores e, como Giethoorn tem bastante espaço verde nas margens, você vai se sentir dentro dos filmes da Disney. A principal atração aqui é passear nos canais com os barquinhos disponíveis para aluguel. Uma alternativa de passeio são as rotas de bicicleta para conhecer a região (em inglês).
11- Maastricht
Distância de Amsterdam: 212km
Tempo de Amsterdam: 2h30 de trem
O que falar dessa cidade que foi a minha primeira casa na Holanda? Maastricht é a maior cidade do sul da Holanda, na província de Limburgo. Ela também faz fronteira com a Bélgica, inclusive é mais perto de Bruxelas do que da própria capital Amsterdam. Maastricht é uma cidade que você precisa conhecer na Holanda porque é um daqueles achados de viagem que nem os próprios residentes do país conhecem. A arquitetura é uma graça, as pessoas são calorosas, tem muitos restaurantes para escolher, sem contar que é uma das cidades mais antigas dos Países Baixos.
De atração temos: a ponte Sint Servaasbrug, o centrinho com várias lojinhas, a livraria Dominicanen que fica dentro de uma antiga igreja, o portal Helpoort – antiga saída da cidade -, os muros que protegiam Maastricht de invasões, o forte Sint Pieter – um dos pontos mais altos do país -, as cavernas de proteção, a Basílica de S. Servaaskerk e várias outras atrações. Pela viagem ser longa de Amsterdam, 2h e meia de trem, dê preferência para passar uma noite em Maastricht para você aproveitar a cidade com a calma que ela merece.
12- Valkenburg
Distância de Amsterdam: 217km
Tempo de Amsterdam: 2h46 de trem
Valkenburg é perfeita para um bate-volta de Maastricht por ser bem pertinho, X quilômetros. Um passeio legal é fazer como os locais mais ativos fazem: ir de bicicleta até lá! Valkenburg também é uma graça para se perder pelas ruas. As atrações principais são as cavernas e as ruínas do antigo castelo. Vale visitar Valkenburg no final do outono e início do inverno, pois seu Mercado de Natal é conhecido na região. Elas são justamente dentro das cavernas, garantia de uma experiência única, né?
💡 Dica extra: Não deixe de provar a torta Vlaai quando estiver em Maastricht e Valkenburg. A Vlaai (se pronuncia “flai”) é uma torta típica da região de Limburg, portanto você não encontra no norte do país. Os sabores mais comuns são damasco, cereja, maçã.
Cidades para conhecer na Holanda além de Amsterdam
Os Países Baixos tem muitos lugares lindos para visitar que representam muito mais o país do que apenas Amsterdam. Essas são as principais cidades que devem estar no seu roteiro sempre que for visitar o país. Agora me conta, quais dessas cidades será a primeira que você vai visitar quando começar a sua viagem pela Holanda?
Deixe um comentário