Descobrir lugares diferentes para conhecer nas viagens nem sempre é fácil no momento do planejamento. Isso porque quando buscamos saber sobre um destino, sempre encontramos as mesmas recomendações turísticas. Esse post explica algumas formas de você encontrar aqueles lugares que só os locais conhecem antes e durante da sua viagem.
O legal de descobrir esses lugares que os locais frequentam é que você passa a conhecer os destinos através do olhar de quem mora lá. Claro que os pontos turísticos são importantes, mas nem sempre eles representam a cidade que você vai visitar ou fazem parte da rotina dos locais (em muitos lugares, não fazem). Sem contar que também é uma forma de se aproximar da cultura daquele destino, pois você vai ver a realidade daquele lugar.
Foram com as táticas a seguir que eu descobri vários lugares diferentes para conhecer nas minhas viagens. Alguns deles foram as cervejarias locais de Amsterdam que contei aqui e os lugares de Toronto que listei aqui.
Descobrindo lugares diferentes para conhecer antes da viagem
Enquanto você estiver em casa, tudo o que você precisa para isso é: Google, Instagram e Pinterest. Também será útil ter uma ferramenta para organizar todas as dicas e não perder nenhuma. Eu uso o Notion para isso, mas você pode usar o Trello, o Evernote ou o próprio Pinterest, pois ele permite salvar pins do Instagram.
Agora, se você preferir concentrar tudo no Instagram, crie pastas para organizar os posts, reels, guias e IGTVs que você salvar. Assim, eles não se perdem no meio das outras dicas.
Como descobrir?
Use palavras-chaves específicas nas buscas do Google e do Pinterest
É difícil encontrar recomendações de lugares não turísticos com os termos comuns “o que fazer em” ou “roteiro paris”. A grande maioria dos resultados com essas palavras-chaves serão formadas nos pontos turísticos porque são os principais interesses de quem busca por elas. Então, para achar as melhores recomendações de lugares diferentes para conhecer na viagem, você pode usar:
- unusual places to visit in (destino) = lugares fora do comum para visitar em …
- unusual things to do in (destino) = coisas fora do comum para fazer em …
- cool places to visit in (destino) = lugares legais para visitar em …
- tourist traps in (destino) = armadilhas para turistas em … → a intenção é passar longe das listas indicadas nesses resultados 😉
- o que fazer de diferente em (destino)
- (destino) fora do óbvio
- passeios diferentes em (destino)
Pesquise por esses termos tanto no Google quanto no Pinterest e aproveite os resultados 😉
Pesquise dicas em plataformas de guias locais
Essas plataformas são site onde um morador da cidade oferece serviços de guia local. O Like a Local, por exemplo, ainda tem uma página para os usuários deixarem as suas dicas por destino. Dessa forma, você encontra ótimas indicações de lugares diferentes para conhecer direto da fonte.
Olhar o roteiro de tours guiados por locais também é uma fonte de inspiração, pois eles indicam o caminho do tour e você pode ou incluir no seu próprio roteiro ou contratar o serviço de guia local. Para isso, também vale olhar os passeios oferecidos no Airbnb Experience, With Locals e Get your Guide. O Booking.com também tem um fórum de viagens onde você pode buscar por mais dicas.
Continue planejando a sua viagem!
Comece no mundo das milhas com esse passo-a-passo
Priorize as suas viagens dos sonhos com esse guia
Tenha experiências únicas com essas cases selecionadas especialmente para momentos a dois
Siga perfis no Instagram e sites especializados em dicas não convencionais
Ok, talvez esses produtores de conteúdo não sejam residentes no seu destino, mas com certeza você vai encontrar uma dica diferente dos blogs focados em turismo tradicional. O próprio Além de Viagem é uma referência 😉 E, para quem não sabe, a autora já morou em duas cidades da Holanda.
Alguns sites e perfis nesse estilo são:
The Culture Trip (em inglês)
Condé Nast Traveler (em inglês)
Acompanhe perfis no Instagram de locais do destino de viagem
Tem muito brasileiro e brasileira nesse mundão que mostra a rotina e dá dicas sobre os lugares onde moram. Muitos deles também são guias ou acompanhantes de viagem, além de terem blogs ou canais no YouTube. Acompanhar essas pessoas é a melhor forma de saber o que está acontecendo nos países, eventos que acontecem ao longo do ano e as melhores épocas para visitar. Também vale acompanhar perfis gringos, principalmente os cujo idioma é inglês ou que você fala. Assim, você pega dicas raiz que às vezes nem chegam a nós brasileiros.
Outra recomendação é seguir perfis especializados nos destinos que são produzidos por revistas ou sites de eventos na cidade.
Como descobrir lugares diferentes para conhecer durante a sua viagem?
Ande muito!
Fazer os passeios a pé é a melhor forma de conhecer um destino porque você pode parar nos lugares e se perder um pouco pelas ruas. Para cansar menos, organize o seu roteiro para que você consiga ir de um lugar a outro com distâncias curtas caso o dia seja cheio. Se a programação for no estilo slow travel, considere colocar menos pontos de visitação para poder parar no caminho e mudar a rota.
Converse com locais
Peça recomendações dos moradores do lugar da viagem sobre restaurantes, bares, atividades… Nada melhor do que as sugestões de quem é dali, não é mesmo? Mas uma dica: deixe claro que você busca por algo não turístico ou pouco frequentado por turistas.
Busque por guias de viagem alternativos do destino
E por isso, mas não menos importante: procure por guias de viagem alternativos do destino. Não entendeu? Te explico!
Muitas cidades têm guias que recomendam passeios alternativos e lugares não turísticos para conhecer. Geralmente, eles também contam histórias do local, falam da cultura e da rotina dos moradores. Busque por eles logo no início da viagem para aproveitar ao máximo 😉 Quando terminar as férias, ele ainda vai ser uma recordação da viagem ou pode virar um presente para alguém próximo.
Amsterdam, por exemplo, é uma cidade que tem várias publicações do tipo. É até bem comum de encontrar nas lojas. O guia que eu tenho e adoro é o Lost In. Ele tem versões de outras cidades e site com conteúdo gratuito e pago. Você consegue comprá-lo na Amazon aqui.
Viu como tem muitas formas de como descobrir lugares diferentes para conhecer nos destinos além dos pontos turísticos? Seguindo os perfis no Instagram e assinando a newsletter dos sites indicados, você vai sempre receber recomendações do que fazer e visitar fora do óbvio nos seus destinos de viagem preferidos. Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua dica com a nossa rede? Então, comenta aqui nos comentários.
Deixe um comentário