O primeiro passo para planejar uma viagem

por

em

O mundo normal está cada vez mais próximo e, por isso, você deve começar a planejar a viagem dos sonhos desde agora! O primeiro passo para tal é priorizar a sua lista de destinos para saber quais demandam um maior tempo de planejamento e quais você consegue encaixar com facilidade no seu orçamento. Aprenda um método para priorizar os lugares que você sempre quis conhecer com esse artigo.

Com tanto tempo em casa, você já deve ter uma lista enorme de destinos que quer conhecer. Talvez, você também tenha uma seleção de lugares incríveis morar por um tempo no melhor estilo slow travel. Você também pode estar pensando em sair da rotina e pesquisar uma casa na praia, nas montanhas, ou quem sabe, em outra cidade, para morar por um tempo.

Tenho uma boa notícia para você: agora é o momento perfeito para começar a planejar as suas viagens. Como não podemos sair por aí para conhecer o mundo, nada impede que você comece a se organizar para tirar do papel as viagens dos sonhos. Priorizar os destinos é o primeiro passo para você saber por onde começar a organização.

Ok, mas o que você pode fazer para esse planejamento?

Planeje a sua viagem com a Matriz de Priorização

A Matriz de Priorização é o primeiro passo para você planejar sua viagem. Isso porque você terá claro quais são os destinos para começar a organização o quanto antes, quais demandam mais tempo de preparo e aqueles que você deve esperar um pouco mais para fazer acontecer.

Vamos começar?

Matriz de priorização para te ajudar a planejar as viagens dos sonhos.
Matriz de Priorização de Viagens

Esse é o framework que vamos utilizar. Siga os passos abaixo para começar a planejar a viagem que sempre sonhou.

1° passo ~> colocar todos os seus destinos que quer visitar no papel. 📝

Não se acanhe aqui. É importante tirar da cabeça todos aqueles lugares que você quer conhecer para ter uma dimensão visual da quantidade e, logo mais, da priorização dos destinos.

Dica: use post its para escrever os destinos. Uma nota por destino 😉

2° passo ~> construir a matriz de priorização.

Pegue papel e caneta e ou uma fita crepe e desenhe o gráfico acima. Parece bobo, eu sei, mas isso é importante pare você visualizar os passos seguintes.

3° passo ~> organize os seus destinos na matriz.

O eixo X da matriz é para posicionar os destinos por desejabilidade. Quanto mais ao topo, mais você quer conhecê-los.

O eixo Y é dedicado para a viabilidade financeira. Aqui você vai precisar conhecer o seu perfil de viagem e qual o potencial gasto que terá em cada destino. Quanto mais na ponta direita, mais a viagem cabe no seu bolso e você consegue arcar com os custos sem grandes planejamentos financeiros e sem quebrar o seu orçamento. No entanto, quanto mais à esquerda, menos a viagem cabe no seu bolso e você depende de uma grande organização financeira para realizá-la 📈 Ou seja, quanto mais ao extremo do eixo, maior é o valor em questão. 🗺

4° passo ~> divida a matriz em quadrantes ❤️

Agora que você já posicionou os lugares que deseja conhecer, você irá dividir o gráfico em quatro partes, formando quadrantes.

As viagens localizadas no quadrante superior direito ↗️ são suas prioridades pois você sonha com elas e não impactam tanto o seu orçamento. Para isso, você precisa considerar um orçamento e planejá-las ao longo do ano conforme a sua vontade e disponibilidade.

Aquelas no quadrante superior esquerdo entram no seu planejamento de médio e longo prazo porque dependem de alta organização financeira e acúmulo de capital. Já já falamos sobre isso. ↖️

Os quadrantes inferiores entram para o seu backlog de viagens. Ou melhor, podem ficar para depois porque você tem menos vontade de visitar e são menos viáveis. ↙️↘️

Organização financeira para planejar a viagem

Agora, como se organizar financeiramente? Eu simplesmente AMO ❤️ o Me Poupe (quem conhece?) porque a linguagem é muito fácil! Aconselho muito fazer um #nathflix no Youtube para aprender os conceitos e atividades que a Nathalia Arcuri passa nos vídeos para você conseguir encaixar o planejamento das viagens na sua vida financeira. Não viaje sem uma vida financeira organizada por favooor! Você pode achar que tá arrasando cheio de dindim, daí depois você precisa desse capital e não tem…

O que você também pode fazer é se inscrever em programas de milhagens. Assim, você consegue trocar pontos por passagens e reservas em hotéis 😉 Veja como começar no mundo das milhas aqui.

Para fechar, acho importante dizer que TÁ TUDO BEM SE NÃO DER PARA VIAJAR AINDA, ok?? A pandemia do Coronavírus ainda não acabou, muito menos foi controlada. Temos vacina, mas ainda não estamos 100% protegidos. Então, aproveite para focar no final de 2021 e 2022. É difícil esperar, mas logo logo passa 🙏


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *