Já parou para pensar o que fazer em Florença em 1 dia para aproveitar a cidade como um verdadeiro italiano(a)? Esse artigo traz um roteiro imperdível para você conhecer Firenze como um local: com calma, curtindo cada detalhe e com muita, MUITA, comida boa! Pegue o seu melhor vinho e aproveite a viagem 😉
Florença, ou Firenze para os italianos, é uma cidade típica italiana: tons terrosos pelas construções, muita comida maravilhosa, arte e esculturas em todos os cantos e muitos detalhes para se apreciar. A cidade cortada pelo Rio Arno foi casa de diversos artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Maquiavel e muitos outros. Todos eles deixaram as suas marcas na cidade de alguma forma. Os principais pontos turísticos de Florença, por exemplo, têm algum toque desses grandes artistas.
Vá direto ao que te interessa
Os principais pontos turísticos para visitar em Florença
Firenze, a capital da Toscana, tem muitos pontos turísticos para visitar, os principais são:
- Galeria degli Uffizi
- Catedral de Santa Maria del Fiore (a famosa Duomo – simplesmente imperdível)
- Galeria da Academia de Belas Artes de Florença
- Piazza della Signoria
- Piazzale Michelangelo
- Ponte Vecchio
Reserve seus passeios aqui
Quanto tempo ficar?
Firenze (ou Florença) é uma cidade pequena e com vários pontos turísticos. Porém, não aconselho que fique apenas 1 dia (inteiro) porque ela precisa ser curtida com calma. Para visitar todas as atrações e realizar esse roteiro de 1 dia na cidade, considere 3 dias inteiros. Dessa forma, você terá tempo suficiente para conhecer toda a parte turística, visitar os museus e atrações, e apreciar Firenze com esse roteiro de o que fazer em 1 dia como um italiano (ou italiana 😉).
Lembre-se que Firenze é a capital da Toscana, então ela funciona como base para bate-volta pela região usando trem, ônibus ou carro. Se essa for a sua estratégia, considere ficar mais dias em Florença de acordo com os lugares que deseja visitar nos arredores. De lá, você pode ir, por exemplo, para:
- Pisa,
- San Gimignano,
- Siena,
- Cinque Terre,
- Chianti,
- Lucca.
Dependendo do vilarejo, você consegue combinar dois ou mais na mesma rota. Portanto, planeje esses dias a mais de acordo com quais pretende conhecer e o seu estilo de viagem.
Esse roteiro foi feito por quem morou em Florença <3
Eu quero que você tenha uma experiência incrível aqui! Por isso, convidei a Mariana da Matta para escrever esse roteiro (obrigada Mari! <3)
Mari é corredora nas horas vagas em Barcelona, onde mora atualmente, vegana e mãe de gatos, designer e é apaixonada por Florença.
Ela se envolveu com a a cidade italiana quando morou durante seus anos de intercâmbio acadêmico. Na época, Mari recebia couchsurfers e levava os viajantes para conhecer Firenze com esse itinerário de viagem.
Vamos começar? Já pega o seu vinho, prepara uma bruschetta e um queijo e vamos lá!
ps: a partir de agora, todo o conteúdo foi escrito pela Mari 😉
Onde ficar em Florença?
Se quiser se misturar entre os locais e aproveitar o melhor da arte florentina, hospede-se em Oltrarno, é como é conhecida a região do outro lado do Rio Arno. É super artsy! Essa região é cheia de pequenos ateliers de artesãos locais como ateliers de pintura, escultura, madeira etc. A maior dica que eu dou é: Florença não precisa de roteiro, a coisa mais deliciosa da cidade é se permitir perder-se pelas pequenas ruas e admirar a arquitetura, arte, galerias e pequenas boutiques.
Booking.comO que fazer em Florença: roteiro de 1 dia para uma experiência verdadeiramente italiana
Manhã: começando o dia perdendo-se por Florença + comidinhas irresistíveis
Para aproveitar bastante a cidade, acorde cedo e vá andar pela região do Oltrarno, admire as pequenas galerias de arte, as escolas de pintura e escultura, as vendinhas de frutas, feiras de antiguidades entre outras preciosidades.
1º parada -> pausa para um lanchinho (:
Aproveite o calorzinho (ou até se estiver frio!) e dê uma parada na Gelateria A la Carraia, fica na ponte que leva o mesmo nome e tire uma boa foto do seu gelato com Florença de fundo ❤
Siga para a região do Palazzo Pitti próximo à Ponte Vecchio, você vai se deslumbrar com a região, as pessoas costumam sentar-se no chão numa rampa em frente do Palazzo e tomam seus gelatos, conversam, tomam sol…
Tem várias pequenas lojas nessa região, e seguindo direto você vai em direção à Ponte Vecchio. Antes dê uma parada e coma um millefoglie ou um cannoli!
Admire a Ponte Vecchio com toda sua delicadeza e riqueza. Essa ponte foi construída no século XIV e já foi reconstruída 2x por conta de alagamentos do Rio Arno. Na história de Florença, conta-se que originalmente ela abrigava o mercado de peixe e açougues, por isso, o cheiro era péssimo nessa região. Então muitos anos atrás, no século XVI, a côrte da cidade se mudou para o Palazzo Pitti (por onde você ja passou) e, como o cheiro era insuportável, mandaram retirar o mercado de alimentos, substituindo-o por joalherias. Legal né?
Tenho certeza que vai se apaixonar por essa ponte. Pare no meio dela e sinta o delicioso vento fresco do Rio Arno, tire selfies, aproveite cada minuto. Admire as belas lojas de ouro e prata da ponte, e se puder, saia com uma pequena lembrança. <3
Continue a sua viagem pela europa
Roteiro em Paris de 4 dias para conhecer lugares diferentes e andar muito
Atravessando a Ponte Vecchio você chega ao centro histórico, e a melhor dica que posso te dar é aquela do início: se perca! Se perder em Florença é a melhor coisa do mundo, você encontrará arte em cada lugar, lojinhas fofas e artigos artesanais toscanos feitos à mão. Sem contar as lojas de grife instaladas em meio à arquitetura romana de séculos atrás, pizzarias, gelaterias… experimente tudo o que puder!
Tarde: almoço autêntico italiano + café local + vista da cidade de cima
Provavelmente você já deve estar com fome, então como veio da Ponte Vecchio, você pode ir à Piazza della Signoria onde há a antiga prefeitura da cidade. Você também vai encontrar a Fontana del Nettuno, lindíssima, a Loggia dei Lanzi com as incríveis esculturas e também a réplica da estátua de David em frente ao Palazzo Vecchio.
Siga reto ao lado do Palazzo Vecchio e essa dica você não pode pular, vá ao All’antico Vinaio, o melhor panino da cidade! Eles falam inglês não se preocupe em se enrolar com os ingredientes, e confie sempre na especialidade da casa. Você vai sair com um sanduíche enorme saudável e só com ingredientes de qualidade, os melhores queijos, presuntos e molhos de trufa da cidade. Aproveite e peça uma taça de vinho na bottega em frente e sente na calçada para comer. Acredite, é bem local fazer isso!
Após o almoço continue andando mais (juro que tem muita coisa pra ver e vai parecer pouco tempo). Vá até a Piazza di Santa Croce, visite a igreja, vá passeando pelas ruas até o Duomo. Não deixe de entrar no Duomo e fotografar muito. Agora, caminhe até a Piazza della Repubblica, onde tem o carrossel, e tome um café no Gilli com um millefoglie. Admire os músicos tocando na sua deliciosa tarde.
Onde assistir ao pôr do sol
A essa hora já deve estar próximo ao pôr do sol. Portanto, vá andando em direção ao Oltrarno (o bairro de onde você veio). Atravesse a ponte (se já estiver escurecendo, se apaixone perdidamente pelo pôr do sol na ponte) e siga andando até o Piazzale Michelangelo para terminar de ver o pôr do sol e a cidade inteira alaranjado e escurecendo. Faça boas fotos, relaxe, respire, aproveite cada minuto.
Noite: experiência gastronômica + noite florenciana
Ao anoitecer, desça e siga novamente em direção ao centro. Agora você já deve estar com fome de novo, então vamos ao Mercato Centrale para uma explosão gastronômica! Peça uma birra alla spina (cerveja tipo chope!), se delicie com os queijos, peça uma pizza, um vinho e tudo que tiver direito.
Esse é um mercado relativamente novo e é uma delícia. Pode até parecer turístico mas todas as comidas são bem locais.
Você já deve estar cansado, então volte andando devagar, pois a noite em Florença é um caso à parte: é apaixonante ouvir os músicos de rua tocando, as pessoas aproveitando as lojas abertas, a música e a felicidade tomando conta da cidade.
Provavelmente você vai encontrar uma piazza no meio do caminho, te recomendo sentar-se, relaxar… Agora não tem hora, volte para o hotel apenas quando realmente estiver cansado, porque as luzes noturnas são incriveis.
Conclusão
Que delícia de passeio, não é? Não vejo a hora de voltar a Florença e seguir esse roteiro <3. Como falamos, Firenze é perfeita para se perder pelas ruas e aproveitar todos os detalhes com calma. Se você não puder ficar os 3 dias inteiros, fique 2 e reserve um deles para seguir esse itinerário de viagem em Florença. Assim, você consegue curtir as principais atrações turísticas e apreciar a capital da Toscana como um local.
Deixe um comentário