Se você já viajou no inverno para a Europa, com certeza já esbarrou com feiras de Natal por aí. Elas são bem comuns nos países europeus e fazem parte da cultura dos locais passearem nesses mercados. Confira no artigo tudo sobre as melhores e mais tradicionais feiras de Natal na Europa.
Passear por essas feirinhas em dezembro é uma atividade que você deve considerar no seu roteiro! Os países ao norte e leste europeu são ótimas opções para visitar nessa época se você não se importa com frio de verdade. É uma forma de se entreter no inverno e se esquentar tomando Glühwein e comendo comidas típicas (waffle, poffertjes, trdelnik…). Os residentes chegam a viajar para as cidades vizinhas para aproveitar as feiras de natal próximas.
Nessas regiões é mais provável que tenha neve no inverno. Assim, a sua experiência de White Christmas (Natal Branco) será completa! Além disso, visitar as feiras de Natal dos países europeus é uma ótima forma de experimentar as comidinhas da temporada e observar a população local, além de, claro, sobreviver ao frio! ☃️
Vá direto ao que te interessa
Como as feiras de Natal começaram?
Como as feiras de Natal começaram?
No final do século XIII em Viena🇦🇹, comerciantes começaram a organizar feiras em Dezembro para as pessoas estocarem insumos durante os meses de inverno. Quase 100 anos depois, as feiras começaram a vender coisas rotineiras, como carnes, decoração e artesanato, em especial, na região da Saxônia (Alemanha🇩🇪).
Já no século XVI, com o protestantismo de Lutero se espalhando pela Europa, dizia-se que ele encorajava presentear crianças no Natal por acreditar ser a melhor época para tal. A partir daí, as feiras começaram a tomar o formato próximo ao que conhecemos hoje, com vários presentinhos de Natal 🎁🎄
Os mercados de Natal mais antigos da Europa
Antes da lista, atenção: algumas feiras foram canceladas em 2021. Vamos torcer para que tudo esteja normalizado em 2022.
Salzburg, Áustria
A Feira de Natal de Salzburgo é uma das mais antigas no mundo! A feira em frente a Catedral de Salzburgo data do século XV e é a mais tradicional. São ao todo 95 barraquinhas de flores, comidas, doces, bijuterias, artesanato, entre outras coisinhas para olhar e comprar. Também há uma programação de eventos para toda a duração a feira de Natal. Salzburgo também conta com outras opções de mercados de Natal espalhados pela cidade. Confira todas elas aqui.
Strasbourg, França
Conhecida por ser a capital do Natal, o mercado de natal de Strasbourg é um dos mais antigos da Europa, acontecendo desde 1570. Ela é tão antiga que tem um nome especial no dialeto de Alsácia: Christkindelsmärik, que significa “ mercado do menino Jesus”. São mais de 300 barraquinhas de comida, artesanato, presentes e decoração. Vale ficar de olho na programação dos eventos especiais que acontecem. A agenda de 2022 está aqui.
Praga, República Tcheca
Praga, como toda cidade grande europeia, tem algumas feiras de natal para conhecer. A feira principal fica na Old Town Square (Praça da Cidade Velha), e outra bem conhecida também é em frente a Basílica de São Jorge, no Castelo de Praga. Ainda existem feiras menores em outros pontos de Praga, como na Praça da República, no mercado de rua Havelské (em funcionamento desde 1232) e na pequena ilha Kampa. Todas as opções têm muitas comidinhas típicas, o delicioso vinho quente e o famoso trdelník (ou Trdlo) – um pãozinho enrolado que é cozido enrolado em volta de um rolo de madeira. Ou seja: visitar as feiras de natal de Praga é um ótimo passeio para já provas as guloseimas locais.
Munique, Alemanha
einfach München – einfach Christkindlmarkt from simply Munich on Vimeo.
O marcado de natal na Marienplatz em Munique também é um dos mais antigos da Europa, acontecendo desde o século XIV. Também tem feiras natalinas em outros pontos da cidade: Viktualienmarkt, Wittelsbacherplatz, Stephansplatz com a Pink Christmas – essa é especialmente feita para o público LGBTQIA+ – e Residenz München. Cada feira tem as suas características próprias, mas todas possuem as tradicionais guloseimas e decorações.
Nuremberg, Alemanha
A Alemanha é um dos melhores lugares para fazer “turismo de mercado de Natal”, tanto é que trouxemos mais uma cidade que você precisa conhecer nessa época do ano! O mercado de Natal de Nuremberg acontece desde, pelo menos, 1628 – data da primeira menção por escrito encontrada. Com sorte, você ainda encontra a Christkind, o símbolo da feira de Natal de Nuremberg. A Christkind é a figura de um anjo, uma moça escolhida de tempos e tempos. Durante a época de Natal, ela visita hospitais, escolas e asilos para levar esperança às pessoas menos favorecidas. Vale também visitar o Sister Cities Market, onde é possível encontrar comidas e peças típicas de cidades que possuem parceria com Nuremberg. Todas as informações do mercado de Natal de Nuremberg estão no site oficial do evento e na página oficial de turismo.
Continue a sua viagem pela Europa
Feiras de Natal na que também valem a visita na Europa
Londres, Inglaterra
Como toda cidade grande, Londres possui várias feiras de Natal, mas aqui chamamos atenção para uma delas: a Winter Wonderland no famosíssimo Hyde Park. O Winter Wonderland é mais um parque do que uma feira de Natal. Isso porque ele é praticamente um parque de diversões. No espaço há várias pequenas feirinhas, pista de patinação, circo, esculturas de gelo, roda-gigante, montanha-russa pequena para crianças e muitos brinquedos. Por conta do COVID-19, o evento passou a ter ingresso que pode ou não ser pago dependendo do horário de visita e das atrações que você reservar. Confira todas as informações aqui.
Valkenburg, Holanda
Essa cidadezinha fica em Limburg, a província mais ao sul tá Holanda. Valkenburg tem feiras de Natal públicas na cidade e, as principais, dentro das cavernas antiguíssimas que possui. Sem dúvidas vale a visita, pois, além da cidade ser uma graça, não é comum ver feira de Natal dentro de uma caverna, não é? São dois mercados de Natal nesse formato: uma na caverna municipal e outra na caverna Velvet. Em ambas você precisa comprar o ingresso que fica em torno de 12 euros. Combine o passeio a Valkenburg com Maastricht, outra cidadezinha holandesa linda para conhecer e com um ótimo mercado de Natal.
Colmar, França
Se você quer uma feira de Natal dos contos de fadas, você simplesmente precisa ir a Colmar! Perto de Strasbourg, Colmar é aquele tipo de cidade pitoresca com ruas de paralelepípedo, casinhas fofas com estrutura de madeira e altas chances de neve no inverno. Em 2021, foram montadas 6 feiras diferentes e pertinho uma das outras. Para aproveitar ainda mais o passeio, há ônibus de turismo que partem da estação central de Colmar para as vinícolas em Kaysersberg, Riquewihr e Ribeauvillé; e para a cidadezinha fofa de Eguisheim. Veja todas as informações no portal de turismo da região de Alsácia e na página oficial do mercado de Natal de Colmar.
Dicas de ouro para a sua visita aos mercados de Natal da Europa
As feiras de Natal da Europa são muito frequentadas pelos residentes e por turistas, ou seja: esses lugares ficam bem cheios. Embora as feiras em si sejam muito parecidas porque sempre tem barraquinhas de comida, artesanato, decoração e presentes; visitá-los é uma forma de imergir na cultura local e provar das comidas e bebidas típicas do lugar. A estrutura é a mesma, mas você sempre vai encontrar as melhores salsichas alemães nas feiras do país e o trdelník em Praga por exemplo.
Por conta da pandemia do COVID-19, é importante que você considere algumas coisas. Se você quiser evitar aglomeração ou conhecer o evento num momento menos cheio, vá na parte da tarde antes de escurecer. Assim você consegue aproveitar o melhor dessas feiras antes da multidão que geralmente fica. Outro ponto bem importante é ter a sua comprovação de vacinação contra o vírus a mão caso a organização do evento te peça. Verifique também as datas e horários de funcionamento de cada feira de Natal, pois elas podem ter sofrido alterações por causa da pandemia.
Também é importante ter em mente que, por ser um lugar cheio, é possível que tenha batedor de carteira. Por isso, cuidado com os seus pertences e não vá achando que, só por ser na Europa, você está livre de problemas desse tipo, ok?
Ficou alguma dúvida sobre as feiras de Natal na Europa? Deixa nos comentários para tirarmos todas as suas questões!
Deixe um comentário