Verão europeu fora do óbvio: 8 destinos para viajar

por

em , , ,

Então você quer curtir o verão europeu em um destino fora do óbvio para fugir das multidões? Nesse artigo eu te conto os destinos de praia que ainda não são tão populares entre os turistas que querem vivenciar o mágico momento do verão europeu.

O verão na Europa começa em meados de julho, passando por Agosto e indo até meados de Setembro. A Europa no verão se transforma. As pessoas ficam mais felizes com os longos dias de sol e claridade, ocupando as ruas para aproveitar as temperaturas amenas. Assim que podem, eles tiram férias do trabalho para aproveitar os dias de verão nas melhores praias europeias. Sério, o continente PARA entre julho e agosto de tão mágico que é esse momento para as pessoas de lá.

Como resultado, as principais cidades e vilas de praia ficam lotadas de pessoas, sendo impraticável relaxar. Além disso, os preços também sobem por conta da oferta e da demanda repentina e sazonal.

Para você não passar por essa experiência um tanto negativa, listei destinos lindos e ainda pouco explorados para uma viagem de verão europeu inesquecível e autêntica.

E já adiantando: o “pulo do gato” para economizar na viagem (além do período, já explico) é pesquisar por voos com empresas aéreas de baixo custo (Ryanair, EasyJet, Transavia, etc.) indicando a origem em alguma grande capital da Europa.

Quando viajar para a Europa no verão?

Bom, o ideal mesmo para não conhecer esses destinos lotados e conseguir os melhores preços é ir em junho ou setembro. Os motivos são bem simples:

  • Junho ainda não é mês de férias. As escolas e faculdades estão terminando as aulas, e as empresas ainda funcionam normalmente, com uma ou outra pessoa de férias.
  • Setembro já é mês normal de trabalho. As aulas retornam e a grande maioria dos trabalhadores também já tiraram suas férias.

Esses dois meses têm temperaturas agradáveis para aproveitar as praias e fazer turismo sem as roupas de inverno. É claro que pode ter um dia ou outro mais frio e/ou com chuva, mas o sol está mais presente.

Um ponto negativo a se considerar é que talvez algumas cidades ainda ou já não possuem a estrutura logística do alto verão. Isso significa, por exemplo, que os horários de transporte são reduzidos.

Quando NÃO ir para o verão europeu?

Evite ao máximo a segunda quinzena de julho e todo o mês de agosto na Europa porque é o período quando a grande maioria dos europeus e os países acima da linha do Equador tiram férias. Portanto, é de se esperar uma grande quantidade de visitantes em todas as cidades turísticas.

Destinos diferentes do verão europeu para fugir do óbvio

Praias dos países bálcãs para conhecer no verão da Europa

Montenegro

Praia de Sveti Stefan | Liilia Moroz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Localizado na Península Balcânica, no sudeste da Europa. O país é conhecido por suas belas paisagens, que incluem montanhas, lagos e praias. É um destino que está se tornando cada vez mais popular nos meses mais quentes entre os turistas. que gostam de atividades ao ar livre e aventura. Budva é uma das principais cidades de praia. De lá você pode ir para: Jaz, Bečići, Mogren e Sveti Stefan.

Albânia

Praia de Ksamil | Foto de Polina Rytova na Unsplash

Vizinha de Montenegro, a Albânia também é um destino que está começando a ficar popular no verão europeu. O país ainda oferece muita natureza, cultura e arquitetura típicas da região e preços bem acessíveis. Saranda é considerada a capital não oficial da riviera albanesa, sendo uma boa base da viagem. Algumas praias para conhecer no país são: Ksamil, Dhërmi, Jale, Gjipe, Shengjin, Karpen e Llamani.

Romênia

Praia de Mamaia | Razvan Socol, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Agora no Mar Negro, a indicação são as praias da Romênia. O país também é perfeito para quem deseja conhecer um destino diferente na Europa. No verão, as “plaje” (praias em romeno) que você precisa visitar são: Mamaia, Corbu, Vadu, Zoom e Vadu. Uma cidade romena que pode funcionar como a base da sua viagem é Constanța, ou Constança, por ser uma cidade litorânea e a 4 horas da capital Bucareste.

Grécia

Calma que não vou falar de Santorini e Mykonos. Eu quero te apresentar a Creta e Corfu. Creta é a maior ilha do país, estando no meio do Mar Mediterrâneo, tendo várias cidades e opções de praia. A ilha em si merece uma viagem só para ela, pois são vários destinos interessantes. Recomendo fortemente alugar um carro porque não há muitas opções de transporte entre as cidades e praias. Caso não seja possível dirigir, considere mais tempo na ilha.

Corfu já é um ilha próxima à costa, bem de frente para a fronteira com a Albânia, e uma das locações da obra Odisséia. Corfu também é relativamente grande, então um carro pode ajudar no deslocamento. Organize-se para cada dia da viagem ser em uma região da ilha. Porém, diferente de Creta, um único lugar como base na ilha é suficiente para conhecer tudo o que ela têm a oferecer.

Turquia

Praia de Ölüdeniz | Foto de Dilek Durgun na Unsplash

Nem só de Istambul e Capadócia vive a Turquia. Seu litoral é lindo, oferecendo boas praias como alternativa aos principais destinos de verão da Europa. As águas são cristalinas e as areias, algumas das praias na Turquia mais famosas são: Ölüdeniz, Kaputas, Çesme, Butterfly, Bodrum, Iztuzu e Patara.

Países tradicionais europeus para ir no verão

Calma que as indicações são legais!

Itália

Cefalú, cidade na ilha de Sicília | Foto de Jacek Dylag na Unsplash

Esse país maravilhoso que amo de paixão têm muitas opções que vão além dos vilarejos da Costa Amalfitana. Se quiser conhecer a região, recomendo fortemente fazer um roteiro BEM VERÃO, incluindo a região de Puglia e as ilhas Sicília e Sardenha. Se você tiver um orçamento mais apertado, uma viagem para cada um desses lugares também é super válido, ok?

França

Outro país que amo e com muitas opções de cidades litorâneas e praias. No país, eu indico conhecer a ilha de Córsega, pouquíssimo falada entre nós brasileiros. A ilha fica perto da Sardenha, podendo combinar os destinos em uma única viagem. Na costa, você pode fazer base em Nice, conhecendo a linda Saint-Jean-Cap-Ferrat. Ainda pode passar o dia em Antibes, Cannes, Èze e Mônaco, très chic!

Ilhas Canárias

Playa Sotavento

As ilhas são um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico. Elas têm muita beleza natural e é uma ótima alternativa para quem busca um destino realmente diferente dentre os mais populares entre os brasileiros. São 7 ilhas, sendo Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas as principais. Dedique tempo ao arquipélago porque as atrações de natureza vão muito além das praias: vulcões, cachoeiras e parques nacionais fazem parte do pacote. Algumas das 500 praias para conhecer: Caletón Blanco, Esmeralda, Amadores, Sotavento, Abama e El Jablillo.

Para onde viajar no verão europeu?

A Europa oferece uma incrível variedade destinos de verão, dos menos conhecidos às populares ilhas e cidades litorâneas. Nesse artigo eu te apresentei aqueles lugares fora do óbvio para você descobrir destinos diferentes no verão europeu, fugindo dos pontos mais cheios. Lembrando que, a melhor época para ir a esses lugares ainda é no “baixo verão”, junho ou setembro – podendo arriscar final de maio e início de outubro. Nesses meses, hotéis, atrações e vôos são bem mais em conta do que no alto verão (julho e agosto).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *