O que fazer em Florianópolis em 3 dias

por

em , ,
Barco na Costa da Lagoa em Florianópolis

Então você está indo para Florianópolis e não sabe o que fazer nos 3 dias da sua viagem? Você chegou no lugar certo! Floripa tem inúmeras atrações, sendo uma cidade super vibrante, principalmente no verão. Porém, é importante planejar bem a viagem para saber o que visitar em uma viagem de 3 dias em Florianópolis.

Floripa é a capital de Santa Catarina, cuja cidade se divide entre o continente e a ilha. Sua geografia é repleta de natureza, muito verde, praias e montanhas. Dessa forma, as atrações são inúmeras. Nesse artigo, vamos te sugerir o que fazer em Floripa em 3 dias para você aproveitar o máximo da Ilha da Magia.

Para otimizar o seu planejamento, vamos te passar algumas dicas iniciais para você aproveitar o tempo da sua viagem da melhor forma.

Como se deslocar em Florianópolis?

Deslocar-se na ilha pode ser levemente desafiador por causa da geografia. O norte e o meio da ilha são mais urbanizados do que o sul. Além disso, o transporte público não é tão bom, gerando mais carros na cidade do que o que ela comporta em alta temporada. Dessa forma, é importante ter um certo planejamento logístico.

O carro é a melhor forma de conhecer a ilha porque você chega em lugares que o transporte público não te levaria. Uber e táxi são boas opções caso você não dirija, mas saiba que pode ser difícil usar os aplicativos em alguns pontos porque nem sempre há motorista no lugar. Se der, tente fazer uma combinação dos 2: carro e Uber/taxi. O primeiro para alguns passeios diurnos e o segundo para sair à noite.

Onde ficar em Florianópolis?

O ideal é você tentar se hospedar na região central da ilha. O centro pode ser uma boa opção por ter mais avenidas para te levar aos lugares. Ficar muito ao norte ou ao sul vai gerar mais tempo nos deslocamentos, ocupando boa parte da sua viagem.

Booking.com

Reservando a sua hospedagem por esse mapa, o Além de Viagem recebe uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog <3

Quando visitar Floripa?

Considerando 3 dias de viagem, o ideal é ir na época de calor, mas fora da alta temporada. Por isso, tente ir do final de outubro ao início de dezembro ou em março. A alta temporada começa em dezembro e vai até depois do carnaval, gerando muito engarrafamento nas estradas. Isso sem contar que a ilha estará lotada de turistas. Depois de marco até o final de outubro, é capaz de você pegar muita chuva e temperaturas baixas.

Roteiro de viagem: o que fazer em Florianópolis em 3 dias

Atividades para a manhã

Ver a Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

A ponte leva o nome do antigo governador de Florianópolis que decidiu unir as duas partes da cidade (no continente e na ilha) com a construção. O projeto começou no início do século XX e ficou pronta em 1925. Ela foi a principal conexão entre os dois lados da cidade até 1982 quando foi interditada pela falta de manutenção. Ano depois, um novo projeto de recuperação da ponte foi executado para que ela reabrisse. Em março de 2020, os moradores de Floripa puderam aproveitar o símbolo da cidade novamente.

Na sua viagem, você pode caminhar sobre ela e aproveitar o Parque da Luz logo ao lado.

Aproveitar a manhã nas praias

Florianópolis tem 42 praias oficiais, mas há quem diga que são 100! É claro que em 3 dias você não consegue conhecer todas elas, mas, organizando direitinho, dá para ir a pelo menos 3 na sua viagem. As praias se dividem entre as regiões da ilha: do norte, do leste e do sul.

As praias do norte tem opções de mar calmo e agitado. Quanto mais voltada para o continente ou numa formação de baía, mais tranquila ela será. Do contrário, quanto mais longa e em direção ao mar aberto, mais agitada serão as ondas.

As praias do leste e do sul também já são mais agitadas, algumas sendo bem fortes. O Viaje na Viagem tem um guia de todas as praias da ilha para você escolher quais quer visitar.

Eu sou fã da Praia da Daniela – bem traquilinha, tipo piscina – e meus amigos de Florianópolis adoram a Praia dos Ingleses – ótima para ver e ser visto.

Conhecer a Ilha do Campeche

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche fica em frente à praia de mesmo nome e, além de ser um lugar lindo e paradisíaco da cidade, ela ainda tem sítios arqueológicos com inscrições rupestres. A ilha possui uma praia virada para a ilha, tornando-a bem calminha e com água cristalina. Há ainda serviço de aluguel de cadeiras e um restaurante com opções de petiscos e pratos. Lá você também pode fazer trilhas guiadas que passam pelos sítios arqueológicos.

O número de pessoas na ilha é controlado, sendo até 800 visitantes. Você chega na Ilha do Campeche de barco ou bote. Os barcos saem da Barra da Lagoa ou da Praia da Armação. Já os botes saem da Praia do Campeche.

Fazer a trilha da Lagoinha do Leste

Papa Pic, CC0, via Wikimedia Commons

A Praia da Lagoinha do Leste é acessada por trilha e barco. A maioria das pessoas fazem a trilha, sendo esse um passeio de quase o dia inteiro. O ideal é que você faça a trilha se estiver com um com condicionamento físico porque ela dura no mínimo 1h. Outra coisa para você saber é que são duas trilhas que dão acesso à praia: a mais rápida pelo Morro do Pântano do Sul e a mais longa pela Praia do Matadeiro. O mar da Lagoinha do Leste é agitado e com ondas, e ainda possui uma lagoa que dá o nome à praia. Ela é bem rústica, rodeada de Mata Atlântica, e frequentada por surfistas e pessoas que gostam de acampar.

Atividades para a tarde

Almoçar no Mercado Público

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público possui não só produtos alimentícios, como também boxes de roupa, acessórios e tecnologia. No vão central fica uma grande praça de alimentação com restaurantes de frutos do mar e culinária local. É um bom lugar para almoçar enquanto aproveita um espaço histórico.

Ver o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um dos lugares mais antigos de Floripa. As construções do bairro são todas de arquitetura açoriana. É um lugar muito gostoso para caminhar sem pressa e, claro, assistir ao sol se ponto do outro lado da baía norte. O bairro possui muitos restaurantes na orla. Por isso, também é um ótimo local para jantares e happy hour.

Passear de barco pela Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa é uma região da Lagoa da Conceição onde encontram-se moradores e muitos restaurantes. É um passeio que ocupa boa parte do dia porque, além de ter várias opções para almoçar, você ainda pode fazer trilha e tomar banho de cachoeira.

  • Vista do morro que contorna a Costa da Lagoa
  • Barco na Costa da Lagoa em Florianópolis
  • Cais na beira da lagoa

Para realizar o passeio, você precisa pegar o barco no terminal no centro da Lagoa da Conceição. Ele tem mais de 20 paradas em diferentes pontos da lagoa. Cada ponto tem um ou mais restaurantes. Eu fui na parada nº18 para ir no restaurante do Índio Costa da Lagoa.

Quem gosta de trilha, pode fazer a Trilha do Canto dos Araças no Canto dos Araças, podendo ir de carro ou descendo na parada nº 3.

A cachoeira já fica na parada 17, dando para combinar com a ida a algum dos restaurantes próximos.

Curtir as Dunas da Joaquina

Mario Roberto Durán Ortiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Perto da Lagoa da Conceição ficam as Dunas da Joaquina. O legal aqui é fazer sandboard e skibunda. Para garantir a sua segurança, sempre vá nos pontos dedicados à pratica do esporte, ok? Eles ficam próximos à praia da Joaquina. Nesses lugares há aluguel de pranchas para esquiar a areia por um determinado tempo.

Caminhar pelo bairro Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha é mais um bairro histórico para conhecer durante uma viagem a Floripa. Esse fica ao sul da ilha e, assim como Santo Antônio de Lisboa, possui arquitetura típica açoriana e muitos restaurantes. Esses contam com muitos pratos de frutos do mar. Alguns dos restaurantes mais famosos são: Ostradamus, Porto do Contrato e Rancho Açoriano.

Boaventuravinicius, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O que fazer à noite em Floripa

Aproveitar a noite do centro de Floripa

O centro de Florianópolis ferve à noite pela quantidade de barzinhos e baladinhas. E o melhor: dá para fazer um tour pelos bares porque todo mundo fica nas ruas bebendo, conversando e ouvindo música. As ruas Saldanha Marinho, Victor Meirelles, Tiradentes e Calçadao João Pinto são as responsáveis pela ótima noite. Em relação à segurança para andar à noite no centro da cidade, eu achei relativamente tranquilo andar por essas ruas que pontuei porque realmente fica bem movimentado, mas é claro que convém não ficar dando bobeira com os pertences.

Os bares que fui e mais curti foram:

  • Rufino Bar e Café ~> caipirinha maravilhosa, grande e barata (foi 20 reais)
  • Gato Mamado Bar ~> ótima polenta frita, pastel gostosinho e drink de gin baratíssimo também.
  • Centro Bugio ~> bar com música ao vivo e espaço para dançar

Curtir o happy hour no Armazém Rita Maria

É claro que o Armazém Rita Maria não poderia faltar dessa lista, e muito menos do seu roteiro! O Armazém é um espaço com vários bares e restaurantes no estilo de quiosques. É uma opção perfeita para ir com grupo de amigos ou naqueles momentos que ninguém sabe muito bem o que quer comer e beber. Quando você chega lá, pode pedir comida de um restaurante e bebida de outro. As mesas são compartilhadas com todo o espaço, então não precisa pegar fila.

Divirta-se no Franz Cabaret

O bar recebe eventos dos mais variados para que cada noite seja diferente da outra. A agenda conta com shows de samba, música ao vivo dos mais variados ritmos e diversas apresentações. Fique de olho na agenda do espaço para programar o seu roteiro e garantir os ingressos!

3 dias em Florianópolis: o que fazer?

Espero que você tenha gostado das sugestões do post. Todas elas foram ou visitadas e apreciadas por mim ou recomendadas pelos meus amigos manezinhos para você saber o que fazer em Floripa em 3 dias.

É claro que a cidade conta com milhares de outras atrações, mas essas foram especiais para o Além de Viagem.


Comentários

Um comentário a “O que fazer em Florianópolis em 3 dias”

  1. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Mto obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *