Buenos Aires: dicas importantes para a sua viagem

Buenos Aires é uma ótima viagem para fazer turismo de poucos dias para nós brasileiros. Isso porque a nossa moeda está mais valorizada do que o peso e há o câmbio paralelo, permitindo que se troque quase o dobro de dinheiro. Eu viajei para Buenos Aires em outubro de 2022 e reuni todas as dicas sobre uber, dinheiro, segurança e o que fazer à noite na capital da Argentina nesse artigo.

Buenos Aires tem recebido uma boom de brasileiros na cidade. E não é para menos: a capital é barata para comer, repleta de cultura e o câmbio favorece muito o real. A minha viagem de 4 dias aconteceu em outubro de 2022 e tive muitos aprendizados na experiência para otimizar a sua ida a Buenos Aires.

Bandeira da Argentina hasteada.

As dicas que separei são todas muito práticas para você não precisar ler linhas e linhas de texto. É possível escrever um artigo para cada tema que trago aqui. Por isso, todos os pontos são muito diretos para justamente você ter velocidade na informação.

Buenos Aires é seguro?

Logo quando estava indo para o hotel, perguntei para o taxista sobre a segurança e ele falou que os bairros turísticos têm bom policiamento e não tem muitos moradores de rua. Dito e feito!

Eu acabei passeando pelos principais bairros de turismo, ou seja: Palermo, Recoleta, Microcentro, San Telmo e Porto Madero. Realmente, todos eles passavam uma impressão de segurança. Eu vi poucos moradores de rua, bem menos do que em São Paulo.

Eu me hospedei em um bairro residencial, Belgrano, e também não tive problemas. Todas as ruas eram agradáveis de passear e não fiquei com medo em nenhum momento.

É claro que, como toda cidade grande, furtos e roubos podem acontecer, então é bom ficar atenta. Eu evitei andar com o celular na mão e sempre guardava a minha câmera depois de tirar fotos.

Como levar dinheiro para Buenos Aires?

Quanto dinheiro levar?

Considere uma média de 15000 pesos/pessoa sem hospedagem na hora de calcular o dinheiro por dia. Claro que esse valor pode ser para mais ou para menos dependendo do seu estilo de viagem. Comigo foi o valor médio que gastei por dia sem me preocupar com os lugares que ia comer. Ele só não foi suficiente para comprar vinhos – mas já explico o porquê.

Outro ponto importante de saber é que o dinheiro voa! 5 mil pesos são mais ou menos 87 reais no câmbio Blue (em novembro 2022). É possível comer o dia inteiro com esse valor se você procurar lugares baratos e/ou fora das rotas turísticas – mas ainda assim vai ficar na conta.

Organize as notas pequenas de mil em mil, pois agiliza na hora de pagar a conta.

Western Union

Eu usei o Western Union para trocar o real pelo peso com o câmbio do Blue e deu tudo certo. Eu enviei uma semana antes da viagem e o dinheiro chegou em 3 dias úteis.

Procure agências grandes da Western Union para garantir que eles vão ter o dinheiro enviado. Se for em lojinha pequena, pergunte se tem a quantia que deseja receber para não perder tempo na fila.

O segredo para aumentar significativamente as chances da loja do Western Union em Buenos Aires ter o valor total de saque é ir de manhã, por volta das 9h. Portanto, chegue cedo!

Outra dica para ter sucesso com o Western Union: evite as lojas próximas a lugares turísticos. Pesquise por lojas grandes em bairros residenciais seguros, volte de táxi/uber para deixar os parte dos pesos no hotel.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a opção mais cara por conta do IOF e as taxas de conversão do banco, porém, recentemente a Argentina lançou um novo câmbio exclusivo para cartões de crédito estrangeiros. Esse é o dólar MEP ou “dólar tarjeta”, onde as cartões podem usar para compras processadas na Argentina (ou seja, plataformas como o Booking.com e o Airbnb não são beneficiadas).

Outro benefício que o governo argentino começou a dar é a isenção do IVA, o Imposto sobre Valor Agregado, no pagamento das reservas de hotel quando feitas com o cartão de crédito.

Agora, para você usar o dólar MEP, é preciso que a compra seja paga em pesos. Caso a maquininha do cartão esteja cobrando em dólar, você não vai ter direito a esse câmbio.

Onde comprar chip de celular em Buenos Aires?

Você compra os chips em bancas de jornal, nas lojas das empresas de telecomunicação e nas lojinhas que vendem guloseimas espalhadas pela cidade.

Eu comprei o chip da Movistar porque foi o que encontrei na lojinha de doces. Porém, não indico pela dificuldade de ativação do chip.

O sinal e o serviço são bons e não tive nenhum problema em relação a isso. Acontece todos os números de celular da Argentina precisam estar registrados a um documento de identificação. Eu segui os passos indicados no manual do chip e as instruções que apareciam na tela do meu celular, mas nada funcionava.

Para não argentinos, era pedido entrar em contato pelo Facebook ou WhatsApp para seguir instruções específicas. Para começar, você já precisa de um sinal de Wi-Fi para realizar as etapas. Depois de achar um café e me conectar na rede deles, entrei em contato pelo Facebook. Não obtive resposta. Tentei o WhatsApp e um bot me respondeu indicando opções que não funcionaram. No final, acabei procurando uma loja da Movistar para pedir ajuda na ativação.

Em relação aos créditos, eu comprei o pacote de 6GB apenas com dados e paguei X. A quantidade de dados foi ótima para os 4 dias de viagem e ainda consegui rotear a rede com o meu celular para uma amiga. Uma melhoria que eu faria seria comprar créditos também de ligação. Isso porque tive um pequeno problema com a hospedagem e não conseguia realizar ligações. A minha amiga precisou usar o número dela do Brasil para isso.

Como se deslocar pela cidade?

Táxi

Eu usei táxi para sair do aeroporto Aeroparque. A cidade disponibiliza um serviço de verificação do valor da corrida antes de sair do aeroporto. Para isso, busque por um QR code dentro dos totens do aeroporto para garantir a tarifa pré-definida e não ter que negociar com o motorista. O aeroporto do Aeroparque, pelo menos, possui Wi-Fi gratuito. Então fica fácil porque você se conecta na rede e acessa o site pelo QR code. Na página, você indica o local de destino e ele calcula o valor da corrida. Depois é só ir para a fila do táxi e mostrar a tela do celular.

Essa foi a minha única experiência com táxi e não tive problemas. Quem preferir, também pode usar o aplicativo de táxi oficial da cidade, o BA Táxi.

Uber

O Uber funciona muito bem. Use com a opção de pagar em dinheiro. Assim, você não paga o IOF do cartão de crédito e a corrida sai mais barata se tiver trocado pesos com o câmbio Blue.

Se estiver hospedada no microcentro, talvez você dependa mais do táxi. Isso porque o Uber não entra no microcentro, pelo menos não consegui pedir para as ruas de dentro do bairro no domingo. O que eu tive de fazer foi andar até um dos pontos especificados no aplicativo que ficam “na borda” do bairro.

A grande maioria dos Ubers foram simpáticos e atenciosos, sempre tentando ajudar e dar recomendações de lugares para visitar OU evitar.

Metrô, ônibus e outros serviços

Metrô e ônibus também funcionam bem, mas acabei não usando. Há também outros serviços de carro de aplicativo além do Uber: DiDi (o 99taxi), Cabify e BA Taxi (o oficial da cidade) e Beat – também não tive a chance de usá-los. A bicicleta compartilhada também é muito usada pelos locais e várias partes dos bairros turísticos possuem ciclovia.

O que comprar na capital da Argentina?

Ama doce de leite? Aproveite supermercados e lojas especializadas pela cidade. O único porém aqui é que essas lojas são MUITO turísticas. Eu optei pelo Dulce de Leche & Co porque a marca me pareceu mais autêntica, o sabor era mais gostoso e o atendimento foi impecável nas lojas.

Achei que as lojas de roupa estavam com preços similares ao do Brasil, mesmo usando o câmbio paralelo. O que você pode fazer se gostar de moda é observar as vitrines e as vestimentas na rua para ver as tendências que devem chegar ao Brasil nos próximos meses. Essa dica eu peguei uma uma estilista e vi funcionar na prática!

Sobre as compras no free shop, você consegue pagar as compras no Aeroparque com pesos! Quando fui em outubro de 2022, a conversão era 1 dólar = 160 pesos. Foi ótimo para queimar os pesos extras e ainda dá para combinar com dólar e real!

Para quem gosta de conhecer supermercados locais, o Dia e Carrefour express estão em todo canto da cidade. O Coto me pareceu ter a maior variedade de produtos com preços bons. Ah! Também há os chinos, mercadinhos de chineses e descendentes. Eles têm muitas variedades de vinho e de tipos de vinho.

Falando em vinho…

Onde comprar vinhos em Buenos Aires?

Se você quer comprar vinhos específicos, procure pelos hipermercados para uma maior chance de encontrar os rótulos que deseja com bons preços. Há também lojas especializadas que funciona para rótulos mais específicos.

Eu pesquisei os vinhos que queria e os preços em 4 supermercados: o Dia, o Carrefour, o Coto, o Jumbo e os chinos. A melhor opção para mim foi o Coto porque tinha muitos rótulos e o preço estava bom.

O que fazer à noite em Buenos Aires?

Palermo realmente tem muitas opções de bares e restaurantes. O bairro fica mais interessante à tarde com os lugares abrindo.

As boates só abrem de madrugada – boa sorte para quem tem pique de esperar hehe.

Os bares secretos, conhecidos por speakeasies, são bem famosinhos e é comum o insta deles pedir para reservar. Portanto, reserve com antecedência de 1 semana os que você mais quer ir para garantir um lugar.

Outra opção para sair à noite ou no final da tarde é para os rooftops! Geralmente esses terraços são na cobertura de hotéis. A vibe é ótima para terminar o dia. Esses são mais exclusivos porque você precisa reservar a mesa por e-mail.

Dicas práticas para a sua viagem em Buenos Aires

Essas dicas reúnem tudo o que vivi e aprendi viajando pela cidade. É claro que vai de experiência para experiência, mas fiz questão de trazer tudo para você.

Ficou alguma dúvida? Então deixa nos comentários que eu respondo nos próximos dias.


Comentários

2 comentários a “Buenos Aires: dicas importantes para a sua viagem”

  1. Avatar de Mariana
    Mariana

    Adorei todas as dicas, irei em outubro e me ajudou muito!

    1. Oi Mariana! Que ótimo saber disso! Você viu que também temos um roteiro de 4 dias em Buenos Aires? Nele também há ótimas dicas 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *