São Paulo ao ar livre: os principais parques e lugares abertos para passear

por

em ,

Quem disse que não existem parques e lugares ao ar livre para passear em São Paulo? A cidade que é o centro pulsante do Brasil possui muitas atrações ao ar livre para você curtir durante a sua viagem. Entre bairros e parques, vem conferir a nossa lista com os melhores lugares.

São Paulo atrai 15 milhões de turistas, além da população de 12,33 milhões do município. Ou seja: é MUITA gente nas ruas, fazendo jus por ser a cidade mais populosa do país. Aproveitar uma viagem na Terra da Garoa em tempos de pandemia pode ser um grande desafio se você não quiser aglomerar.

Selecionamos os lugares mais cool da capital paulistana para você curtir São Paulo ao ar livre no melhor estilo. Preparada?

Os principais lugares ao ar livre e parques para passear em São Paulo

Parque Augusta – a nova praia de SP hehe

Inauguração do Parque Augusta Prefeito Bruno Covas
Parque Augusta | Reprodução Governo do Estado de São Paulo

O parque mais recente inaugurado e o mais esperado pelos moradores do centro de São Paulo! O Parque Augusta ficou com o projeto parado por anos por brigas judiciais, mas finalmente aconteceu! Ele é a mais nova atração de SP, fica bem no Baixo Augusta e pertinho da Praça Roosevelt. O Parque Augusta possui um bosque, arquibancada para apresentações, parcão <3, parquinho para crianças e várias outras atrações.

  • Combine o passeio com: Rua Augusta, caminhada pelo centro de São Paulo, Praça Roosevelt, bairro do Bixiga, Av. Paulista, Minhocão.

Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo
Jardim Botânico de São Paulo | Fotografia de Flávio Jota de Paula

São Paulo também tem o seu Jardim Botânico e é LINDO! São 143 hectares de muitas espécies de plantas. O espaço é muito bonito e tem vários cantinhos fotogênicos e românticos. Sem contar as diversas atrações que ele possui: duas estufas para simular os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, museu, orquidário, trilha e jardins. Se bater a fome, há uma lanchonete e um restaurante no Jardim Botânico. Veja todas as informações e horários na página oficial da prefeitura aqui.

  • Combine o passeio com: Zoológico de São Paulo

Parque Buenos Aires

O Parque Buenos Aires fica no Higienópolis e é uma delícia para uma caminhada pela manhã, principalmente ao domingos. Logo na entrada da Avenida Angélica, você já encontra um cachorródromo (ou parcão) para morrer de fofura. Quem gosta de pique-nique, pode aproveitar o gramado! Ali pertinho tem um supermercado para comprar as gulosemas.

  • Combine o passeio com: caminhada pelos bairros do Higienópolis e/ou Santa Cecília, e Museu do Futebol

Parque ecológico dos Imigrantes

Esse parque já é fora de São Paulo, especificamente na Rodovia Imigrantes em São Bernardo do Campo. Ainda assim, é um ótimo lugar ao ar livre em meio à natureza para descobrir perto de São Paulo. O parque possui um caminho suspenso na altura da copa das árvores numa área preservada da Mata Atlântica. O espaço também tem mais 5 trilhas de distâncias variadas para todos aproveitarem. Elas são: Sensorial, das Samambaias, dos Macacos, das Antas e das Orquídeas. Com certeza é um passeio diferente em São Paulo para se fazer com toda a família. Saiba tudo no site oficial aqui.

  • Combine o passeio com: um pulo nas praias de Santos e Guarujá

Parque do Carmo

Parque do Carmo, um lugar ao ar livre na Zona Leste de São Paulo
Cerejeiras do Parque do Carmo | Cecioka, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

O Parque do Carmo é pouquíssimo mencionado entre as atrações de São Paulo, mas vale muito a visita principalmente em agosto! Calma que já explico 😉 O parque fica na Zona Leste da cidade, sendo um pouco longe para chegar saindo do centro da cidade. Ele foi inaugurado em 1976 e tem 1,5 milhão de m² de muitas árvores, anfiteatro, quadras de futebol, ciclovia, espaço de piquenique e muito mais. Duas atrações imperdíveis são o Monumento à Imigração Japonesa e o Bosque das Cerejeiras. Agosto é a época de floração dessas árvores e quando acontece a Festa das Cerejeiras, com barraquinhas e atividades típicas japonesas. Vale acompanhar o calendário do parque para ficar de olho nas datas.

Parque da Luz

Parque da Pinacoteca | Fotografia de Alejandro

O Parque da Luz é mais um daqueles cantinhos de natureza ao meio ao caos paulista. Atrás do museu Pinacoteca, ao lado da Estação da Luz e logo na entrada do bairro do Bom Retiro, o parque é um bom lugar para sentar a apreciar a vegetação e as esculturas do local. Ele foi inaugurado em em 1825 como um horto botânico, já tendo até um pequeno zoológico. Hoje, o charme fica por conta do projeto paisagístico e das esculturas.

  • Combine o passeio com: Pinacoteca, bairro do Bom Retiro, Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa

Praça do Pôr do Sol

sunset
Praça do Pôr do Sol | Fotografia de Fernando Stankuns, disponível em Flickr

Um ótimo passeio para fazer a tarde é ir à Praça do Pôr do Sol. Ela é famosa justamente pelo seu nome: dizem que é um dos lugares mais bonitos para assistir ao sol se pondo. Vale levar bebinhas e belisquetes para um piquenique e, quem sabe, aproveitar o lugar para um date 😉 Chegue cedo nos fins de semana e feriados para garantir o seu lugar no gramado, ok?

  • Combine o passeio com: caminhada por Pinheiros e Vila Madalena, Praça Benedito Calixto, Instituto Tomie Otake, bares do Largo da Batata e restaurantes na Rua Pinheiros

Parque Trianon

Parque Trianon, lugar ao ar livre em São Paulo na Avenida Paulista
João, Brasil, CC BY-SA 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0, via Wikimedia Commons

Ali no meio do maior burburinho de São Paulo fica o Parque Trianon. Também conhecido como Parque Tenente Siqueira Campos, o recanto é um pedacinho da Mata Atlântica em plena Avenida Paulista. Com uma área de 48.600 m², é um ótimo lugar para descansar depois de passar por todas as atrações da Paulista ou, quem sabe, se exercitar pela manhã se estiver hospedada próximo do parque.

  • Combine o passeio com: todas as atrações da Av. Paulista, como o MASP, MIS, Centro Cultural Itaú, SESC, Japan House e Casa das Rosas.

Eu já estou com saudades de São Paulo e você? Se tem uma coisa que adoro fazer em SP é aproveitar os lugares ao ar livre e todos esses parques são opções maravilhosas de passeio para turistar sem aglomerar em São Paulo. Se você tem mais sugestões, não deixe de colocar nos comentários, viu? Agora me conta: qual é o seu parque favorito de São Paulo?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *