5 trilhas fáceis no Rio de Janeiro para uma vista incrível

Trilhas fáceis no Rio de Janeiro - Pista Claudio Coutinho na Urca

O que não falta no Rio de Janeiro é trilhas, mas nem todas são fáceis para iniciantes. Além disso, nem todas as trilhas tem vistas maravilhosas do Rio. Veja no artigo a melhor seleção de trilhas muito fáceis para fazer no Rio de Janeiro que são perfeitas para iniciantes que querem ver a cidade de cima.

Alguns cuidados importantes mesmo nas trilhas fáceis do Rio de Janeiro

Por mais que essas trilhas sejam fáceis, ainda é preciso que você tenha alguns cuidados antes de ir para o passeio.

  • as trilhas são relativamente seguras, mas sábado e domingo são os dias de maior movimento, portanto, maior segurança também;
  • lembre-se de passar repelente para evitar a picada de pernilongos;
  • dê preferência para a vestimenta adequada de trilha, ou seja: roupas leves, preferencialmente de academia, calça comprida e tênis adequado;
  • carregue sempre a sua garrafinha de água! Por mais que todas elas tenham bastante sombra, o calor ainda pode ser bem desconfortável;
  • como não há comércio nas trilhas, pode ser interessante levar um lanchinho;
  • sempre, SEMPRE, carregue o seu lixo durante todo o passeio, pois não há lixeiras no caminho e as trilhas ficam em reservas naturais;
  • todas as trilhas aqui indicadas são bem demarcadas, porém, considere ir acompanhada(o) se for a sua primeira vez

Como ainda estamos em pandemia (COVID-19), vá de máscara para se proteger e proteger os outros e não esqueça de levar o seu comprovante de vacinação contra o Coronavírus. Esse ainda não é obrigatório para realizar as trilhas, mas é sempre bom prevenir.

Trilhas fáceis para iniciantes no Rio de Janeiro

Trilha no Parque da Catacumba

O parque tem uma trilha com dois mirantes, o do Urubu e o Sacopã. Antes de começar a trilha, você encontra gramados para ficar com as crianças e obras de arte pelo parque. Já a trilha é muito bem demarcada. É uma ótima opção para combinar com uma caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas. A subida tem 1,5km e leva em torno de 20 minutos. Veja todos os detalhes da trilha do Parque da Catacumba e as demais atrações aqui.

Trilha da Pedra Bonita

A parte mais cansativa da trilha é a ladeira que liga a entrada do Parque da Tijuca até o início da trilha hehe. Depois, o caminho fica bem tranquilo. A trilha é bem demarcada e você nem sente que tá subindo em algumas partes. O percurso tem 1,5km e sempre com bastante sombra, o passeio leva cerca de 40 minutos ou menos. O ideal para não começar o caminho cansada(o) é ir de Uber/taxi até a rampa de vôo livre da Pedra Bonita e, então, fazer a trilha. Porém, atenção: nem todas as operadoras de celular pegam na entrada do Parque da Tijuca. Você chega na trilha da Pedra Bonita pela Estrada da Canoa, São Conrado. Veja os detalhes aqui.

Trilha do Morro da Urca

A clássica trilha de cariocas e turistas. A trilha é praticamente uma escadaria porque boa parte dela é tem degraus. É apenas 1,5 km da Praia Vermelha, na Urca, até o topo do Morro da Urca. A trilha começa depois de uns 5 minutos do início da Pista Claudio Coutinho. Quando chegar no topo, você pode entrar gratuitamente no espaço do Bondinho, desde que apresente o comprovante de vacinação contra a COVID-19 completo. Antigamente era possível descer de bondinho para a Praia Vermelha de graça, porém isso não é mais possível. De qualquer forma, você ainda pode comprar o ingresso para subir até o Pão de Açúcar e descer para a Praia Vermelha. Você encontra mais detalhes aqui.

Pista Claudio Coutinho

Não é trilha, mas é um ótimo lugar para caminhar. São 1,25 km de pista asfaltada para andar ou correr bem de boa contornando os morros da Urca e o Pão de Açúcar. Você terá a vista da Praia Vermelha, da entrada da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. Todo o percurso é muito seguro, pois fica dentro de uma área militar e você ainda pode encontrar alguns animais no caminho. Só lembre que não pode alimentá-los, ok? Confira mais informações aqui.

Caminho do Forte do Leme

  • vista do forte duque de caxias, leme, para a praia de copacabana, pedra da gavea e dois irmaos
  • sagui no forte do leme
  • Vista do Corcovado
  • Vista da Baía de Guanabara
  • Forte do Leme - vista do Pão de Açúcar

Ok, essa também não é uma trilha, mas é tão tranquila e com uma vista tão linda que não podia ficar de fora. Para mim, o Forte do Leme, que também é conhecido por Forte Duque de Caxias, tem a vista mais fotogênica do Rio. A trilha é tranquila, são 800 metros completamente pavimentados de paralelepípedo. O maior esforço que você vai ter é subir a ladeira que contorna o morro. Para subir, é preciso pagar um ingresso de apenas 4 reais, sendo que está gratuito durante a pandemia. Veja fotos e todos os detalhes da subida aqui.

Última dica para os futuros trilheiros

O Rio de Janeiro possui um grande trajeto que corta toda a cidade que é a Trilha Transcarioca. As trilhas do Parque da Catacumba e do Morro da Urca, por exemplo, fazem parte do caminho. Essa trilha maior tem diversos trechos com níveis de dificuldade diferentes dos mais leves aos difíceis. O catálogo com todos esses trechos e detalhes está disponível aqui.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *