Lugares instagramáveis para fotos e conhecer no Rio de Janeiro

Vista da Pedra da Moreninha com a praia e a Baía de Guanabara, ao fundo há o relevo da cidade do RIo de Janeiro

Que o Rio de Janeiro tem paisagens fotogênicas todo mundo já sabe, mas quais são os lugares diferentes para conhecer e tirar fotos? Os pontos turísticos e conhecidos de fato são lindos, só que o cenário acaba ficando o mesmo de todas as outras pessoas que visitam a capital do RJ. Vem conhecer os cantinhos mais charmosos só que menos conhecidos por turistas.

O que eu mais amo fazer quando viajo é fotografar e conhecer lugares diferentes nas cidades que visito. Mesmo indo a pontos turísticos, sempre tento tirar fotos por um ângulo diferente para que não fique com cara de “foto tirada do Google”.

Por isso, separei os melhores lugares para você tirar fotos lindas do Rio de Janeiro e ainda conhecer cantinhos diferentes durante a sua viagem por aqui. Assim, além de descobrir novos lugares e ter fotos únicas, ainda conhece aqueles pontos que só os cariocas conhecem.

Ah! Antes de começar é importante você saber que esse post foi escrito durante a pandemia do Coronavírus. Então, verifique as informações oficiais das instituições mencionadas aqui antes de ir, ok?

Lugares diferentes para conhecer e tirar muitas fotos no Rio de Janeiro

1 – Fábrica da Bhering – para fotos na zona portuária do Rio de Janeiro

Foto de Tiago Macedo

Aqui é O lugar para quem participa da economia criativa. A Bhering é um pólo de lojas e ateliês de arte. Antes da pandemia, sempre tinham eventos por lá, então vale fica de olho na programação. Você terá uma bela vista da região portuária do Rio de Janeiro e estará perto da Roda Gigante Rio Star, e toda a área do Porto Maravilha, onde ficam o AquaRio e os panéis do Eduardo Kobra. Com certeza é um dos lugares para tirar ótimas fotos menos óbvias do Rio de Janeiro. Para chegar, vá para a Gamboa na Rua Rua Orestes, 28.

2 – Paineiras Corcovado

Ana Carolina do Nascimento Guimarães, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O Paineiras Corcovado é um ponto turístico recente, mas ali já havia um mirante com uma bela vista para a Zona Sul carioca. Agora ele é um centro de visitante, tendo uma exposição fixa sobre a Floresta da Tijuca e uma área gastronômica. De lá também partem vans autorizadas para levar o Cristo Redentor.

Largo do Boticário

3 – Largo do Boticário

O Largo do Boticário é um espaço também no Cosme Velho, que fica bem perto da estação de trem que sobe para o Cristo Redentor. O Largo é uma praça escondida atrás de uma viela com quatro casas do século XIX. Elas são coloridas e a arquitetura lembra as casas de Amsterdam, mas com interferências de outros estilos. Infelizmente o estado de conservação das casas deixa muito a desejar e há planos de revitalização da região, porém, é um local bucólico e diferente para conhecer e tirar foto no Rio de Janeiro

O Largo do Boticário fica na Rua Cosme Velho 822.

4 – Parque das Ruínas – para fotos do centro do Rio

O palacete fica em Santa Teresa e tem uma vista linda da cidade do Rio. Você poderá ver o centro da cidade, a Lapa com os Arcos da Lapa e a Baía de Guanabara ao fundo. Do outro lado, também terá uma vista de parte da Zona Sul e do Pão de Açúcar. Vale ficar de olho na programação do espaço, pois sempre tem algo acontecendo por lá. O parque fica na Rua Murtinho Nobre, 169.

5 – Forte do Leme (Forte Duque de Caxias)

  • vista do forte duque de caxias, leme, para o corcovado, cristo redentor e o morro da babilonia
  • vista do forte do leme para a praia de copacabana, dois irmãos e pedra da gávea

Sem dúvidas é a vista mais bonita do Rio de Janeiro! Você terá um ângulo de visão bem diferente dos tradicionais cartões postais do Rio, Copacabana, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea. A visão para a Praia de Copacabana é no ângulo “bird-eye view” (visão de pássaro). Além disso, você consegue ver toda a entrada da Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Contei tudo o que você precisa saber sobre o passeio aqui. O lugar também é conhecido como Forte Duque de Caxias e fica no Leme, na Praça Alm. Júlio de Noronha.

Mais lugares para tirar fotos nada óbvias no Rio de Janeiro

6 – Mureta da Urca e Pista Claudio Coutinho – lugares para fotos do Rio de Janeiro boêmio

Vista do Rio de Janeiro da Urca

O que falar da Urca, esse cantinho que amo no Rio de Janeiro? A Urca é um bairro bem mal aproveitado por turistas, mas bem curtido pelos cariocas. A maioria dos visitantes ficam apenas no Bondinho do Pão de Açúcar e perdem as maravilhosas vistas e ângulos para tirar foto do Rio de Janeiro.

A Mureta da Urca é muito frequentada por cariocas para se exercitar ou/e tomar uma boa cerveja gelada com uma vista incrível das montanhas, o Corcovado e a Enseada de Botafogo.

Dica: aproveite as curvas da orla do bairro para explorar novos ângulos.

Outro local para tirar foto do Rio de Janeiro por um ângulo diferente é a Pista Claudio Coutinho. Também é um local de atividade, mas tem a vista para a Praia Vermelha, um ângulo diferente do Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.

O melhor da Urca é que todo o bairro é muito seguro para levar uma câmera fotográfica por ser área militar.

7 – Vista Chinesa

O nome do mirante é uma homenagem aos chineses que vieram ao Brasil ainda no século XIX por incentivo ao cultivo de chá no Rio de Janeiro. O mirante foi construído com bambu em formato de Padoge. A vista é para o mar da cidade, em especial as praias de Ipanema e Leblon, incluindo também a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jockey Club Brasileiro. Para chegar, você pode ir de carro (táxi ou uber), caminhando pela estrada ou de bicicleta. No caminho, você ainda encontra a Cachoeira do Horto para compor o passeio. Endereço: Estrada da Dona Castorina, Alto da Boa Vista.

8 – Ilha da Gigoia

A ilha é um lugar perfeito para almoçar e tirar muitas fotos nesse cantinho escondido do Rio de Janeiro. Ela fica no bairro da Barra da Tijuca, dentro da Lagoa da Tijuca. É uma ilha residencial onde chega-se apenas de barco. O local tem uma variedade de restaurantes e é ótimo para ângulos nada óbvios da cidade. Leia tudo sobre a experiência nesse artigo.

9 – Ilha de Paquetá

Mais um lugar nada óbvio para conhecer no Rio! Assim como a Ilha da Gigoia, Paquetá também é uma ilha residencial e só é possível chegar de barca. O lugar é ótimo para um passeio relaxante nas ruas de terra com casas simples e lindas, além de também poder conhecer ela inteira de bicicleta. A ilha é muito fotogênica e as fotos já começam no caminho! Garanta um lugar nas janelas da barca para tirar ótimas fotos do Rio de Janeiro, da Baía de Guanabara e, claro da Ilha de Paquetá quando estiver se aproximando.

10 – Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba passa despercebido até pelos cariocas! Ele fica na Lagoa, é ótimo para levar crianças pois há espaços destinados aos pequenos e arvorismo infantil. Também há trilhas que levam para dois mirantes com vistas para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado e as praias de Ipanema e Leblon. Dá para explorar novos ângulos e tirar lindas fotos para o Instagram com os cartões postais ao fundo.

Bônus: Parque da Cidade de Niterói

Parapente no Parque da Cidade de Niterói
Foto de Rodrigo Soldon

Não fica no Rio, mas em Niterói, no outro lado da Baía de Guanabara. Esse parque tem uma vista incrível do Rio de Janeiro, das praias oceânicas da Cidade Sorriso e um pôr do sol de tirar o fôlego. De lá, você irá ver a cidade de frente. Também tem duas rampas de vôo livre que servem de cenário para as suas fotos. Para chegar, siga em direção ao bairro de São Francisco e suba a Estrada da Viração, s/n.

Gostou desses lugares diferentes para tirar fotos instagramáveis no Rio de Janeiro?

Todos esse locais são muito instagramáveis e perfeitos para fotografar o Rio de Janeiro por um novo ângulo. Quais deles você mais quer conhecer?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *