Parque Terras Altas, pousada romântica na serra do Rio

Tem experiência mais romântica para descansar em boa companhia do que uma pousada na serra do Rio de Janeiro? O Parque Terras Altas é o lugar perfeito para você se conectar com a natureza e relaxar com muito conforto. Confira o artigo para saber tudo sobre a pousada.

Quando o frio bate na porta junto com o cansaço de meses de trabalho, significa que é o momento de descansar em boa companhia. Foi exatamente o que fiz nas férias de julho: subi a serra em direção a Lumiar, distrito de Nova Friburgo, para dar uma pausa da correria do trabalho. A pousada que escolhi foi o Parque Terras Altas, um lugar lindo, super reservado e com uma proposta cultural bem interessante.

A pousada super romântica na serra do Rio de Janeiro foi encontrada e reservada pelo Airbnb e super indico! O romântico Airbnb fica em São Pedro da Serra, pertinho de Lumiar e Nova Friburgo.

Chales do Parque Terras Altas, pousada romântica na serra do Rio de Janeiro
Chalés Parque Terras Altas | Divulgação

A proposta da pousada

O Parque Terras Altas nasceu da vontade da Graça e do Elpidio, dois produtores culturais do Rio de Janeiro, de montar um lugar de arte e cultura na serra com um espaço de hospedagem. Antes da pandemia, eles organizavam eventos no local, com café da manhã aberto ao público e exposições de artistas locais nas áreas comuns.

proprietarios do parque terras altas graça e elpidio, pousada romântica na serra do rio de janeiro
Graça e Elpidio, os proprietários do espaço e produtores culturais

O terreno do Parque Terras Altas é bem amplo, o que deu espaço para o projeto ter áreas reservadas para os chalés românticos, um pátio de convivência e espaço para salas dedicadas às artes que ainda serão construídas. A ideia é instalar obras de arte de artistas da região nas áreas abertas e continuar com exposições e eventos culturais.

Enquanto os eventos culturais não acontecem, os hóspedes podem aproveitar todas as atrações da pousada.

As atrações da pousada romântica

O que não falta é o contato com a natureza. Tanto os chalés, quanto as áreas de convivência ficam no topo do vale, dando uma linda visão para os morros e a Pedra Aguda. O espaço conta com uma mini agrofloresta e horta, duas trilhas, uma pequena cachoeira, fogueira para os dias frios, sauna e área gourmet.

Natureza

O lugar tem duas trilhas criadas pela própria equipe. A “Mão de Luva”, mais curtinha, foi inspirada numa lenda da região e passa pela floresta do Parque. Já a outra sobe um caminho no morro do espaço de onde conseguimos ver todo o vale e a pousada de cima.

A agrofloresta e a horta dão algumas frutas e verduras que são usados pela própria pousada. Recentemente, a equipe descobriu uma pequena queda d’água que dá para se refrescar nos dias quentes. E logo um laguinho estará pronto para ser mais uma atração.

Atividades

Quem preferir, também pode optar por reservar um dos jogos de tabuleiro para se divertir na área comum ou no quarto. Eles têm uma vasta coleção que inclui os clássicos: Damas, Imagem e Ação, War e baralho. Se quiser um pouco mais de ação, ainda dá para praticar Arco e Flecha!

Os amantes de leitura ainda podem olhar as opções de livros na banca do pátio para ler em meio à natureza.

Áreas de convivência

Todos os ambientes são muito bem decorados e cheios de detalhes. Na área externa, além das trilhas, há também sofás de madeira e um lugar para fogueira. A área gourmet está em fase de finalização e os hóspedes poderão interagir nas noites gastronômicas. Os amantes de sauna podem reservar o ambiente recém construído.

Os chalés do Airbnb Parque Terras Altas

Os quartos ficam em casinhas individuais de madeira e também são muito bem decorados. Todos tem vista para a serra e muita privacidade para os casais. Eu fiquei encantada também com o caminho para os chalés por conta das lavandas e do projeto paisagístico contemplar plantas de diferentes texturas.

Dos quatro chalés, três possuem banheira de hidromassagem. A minha dica é: fique no chalé 3! Foi o mesmo que eu fiquei. A vista dele é a melhor e há um deck que encaixa a banheira. Explico: parece sem sentido falar do deck, mas ele é estratégico para você conseguir comer um dos pratos maravilhosos da pousada enquanto aproveita um banho relaxante.

A experiência de apreciar a paisagem de dia ou as estrelas à noite no quentinho da banheira é INEXPLICÁVEL. Para ficar ainda mais perfeito, peça um fondue, pegue o seu vinho (ou compre do espaço mesmo), prepare o banho com sais e espuma, coloque uma música gostosinha e curta muuuuito a companhia de quem for com você.

Vista da banheira do Chalé 3 da pousada romântica Parque Terras Altas, na serra do Rio de Janeiro

Os chalés também possuem uma copa, o que é muito conveniente para uma pousada relativamente distante do centro. Eu e meu namorado levamos algumas comidas prontas, então a copa foi uma mão na roda quando não queríamos sair para comer. Ela é bem equipada, com pratos, talheres, pia, forninho elétrico, frigobar e saca-rolhas.

Como você pode pedir refeições do cardápio, há mais uma comodidade: uma mesa de dois lugares. Assim, dá para comer confortavelmente, sem precisar ficar nas áreas comuns.

E claro que o colchão e a roupa de cama são deliciosos, né? Eu dormia direto todas as noites, até porque o silêncio é incrível! Caso esteja frio, há cobertor e um pequeno aquecedor no quarto.

A gastronomia da pousada romântica na serra do Rio

Os pratos dessa pousada super romântica na serra do Rio de Janeiro são maravilhosos e todos preparados pelos próprios anfitriões. Eles fazem uma seleção de dois ou três pratos por dia e você deve escolher com 2 horas de antecedência para que eles se planejem. O time do Parque Terras Altas é reduzido, basicamente são os donos que cuidam de tudo com o apoio de um assistente. Então essa estrutura é importante para a organização da equipe.

O café da manhã, que já está incluído no valor da diária, tem opções bem gostosas. Foram dois tipos de pães, queijo minas, bolinho caseiro, madelaine e frutas. O café é encorpado, mas não é muito amargo e o leite é servido sempre quentinho. Você sempre é recebida e recebido com o time de ótimo humor 🥰 e eles sempre perguntam se você quer ovo mexido e suco feitos na hora.

De qualquer forma, tudo é uma delícia! No dia da chegada, eu pedi o fondue de queijo com torradinhas que estava muito bem temperado. Eu e meu namorado preferimos levar para o quarto e a Graça e o Elpidio organizaram tudo em uma bandeja para nós.

Também provamos o espaguete ao molho de gorgonzola e a truta com arroz e batatas cozidas. Todos os pratos foram muito bem preparados, nada estava gorduroso ou sem sal ou com muito sal.

Onde fica o Parque Terras Altas, o Airbnb romântico na serra do Rio?

A pousada romântica fica oficialmente em Bom Jardim, próximo de Nova Friburgo, mas o principal acesso é pelo distrito de São Pedro da Serra, a menos de 6km de Lumiar. A cidadezinha é menos badalada que a vizinha Lumiar, mas nem por isso é menos interessante. As casas são uma graça, a pracinha é ainda mais fofa e os restaurantes são muito bons.

Para chegar na pousada, você deve passar pela rua principal toda até o “Largo da Estrela”, onde há uma árvore bem no centro. À direita, irá encontrar uma estrada de terra por onde deve-se seguir por 6,5km. O caminho é tranquilo e, embora seja de terra, carros baixos conseguem passar sem problemas. Os anfitriões passam todas as instruções em texto e vídeo, e ainda pode conversar com eles quando chegar em Lumiar para pegar mais detalhes.

O que fazer na região de São Pedro da Serra e Lumiar

A região é perfeita para os amantes de natureza e boa gastronomia. Os dois distritos são rodeados por cachoeiras, como o Encontro dos Rios, Poço Feio, Poço Bonito, Cachoeira Indiana Jones, entre outras. É importante dizer que o acesso para todas elas é em estrada de chão ou é preciso fazer uma trilha. Eu acabei indo em apenas duas: Encontro dos Rios e o Bar Toca da Onça.

Nova Friburgo é a cidade grande mais próxima. Lá, há também várias atrações e é um ótimo lugar para comprar lingeries e pijamas por ser pólo têxtil do estado do Rio de Janeiro. Em Friburgo (para os íntimos), você pode conhecer:

  • Casa Suíça: pequeno museu que conta a história dos imigrantes que colonizaram a região, onde há também uma lojinha de chocolates e queijos;
  • Teleférico para ver a cidade de cima;
  • Nova Friburgo Country Club: parque para atividades ao ar livre e pique-nique;
  • Parque do Cão Sentado;
  • Jardim do Nêgo: parque com esculturas gigantes esculpidas no terreno do próprio artista, Geraldo Simplício;
  • entre várias outras atrações.

Pousada romântica na serra do Rio de Janeiro

Sem dúvidas eu pretendo voltar para aproveitar mais a pousada. Como há internet super estável, dá até para passar uma semana trabalhando de lá, seja no quarto ou nas instalações comuns.

Se a sua intenção for relaxar e se conectar com a natureza, esse é o lugar certo! Tenho certeza que você vai aproveitar muito todo o conforto, a simpatia da equipe, e a tranquilidade da serra. Obrigada Graça, Elpidio e Marcos pela recepção, simpatia e carinho na nossa hospedagem.

Você tem alguma dúvida sobre o Parque Terras Altas? Deixe nos comentários que eu respondo tudo!


Comentários

4 comentários a “Parque Terras Altas, pousada romântica na serra do Rio”

  1. Olá Camila! Que linda matéria, repleta de detalhes de um olhar atento… Só temos a agradecer!!!! Bjs

    1. O prazer foi nosso <3

  2. Avatar de Carlos Eduardo da Cunha Wayand
    Carlos Eduardo da Cunha Wayand

    Boa tarde, onde vejo para fazer reservas e valores, algum Watssap para contato?

    1. Oi Carlos, o Parque Terras Altas é maravilhoso! Você pode entrar em contato pelo link do Airbnb que eu deixei no artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *