3 dias em São Paulo, o GUIA: o que fazer, roteiro e onde comer

Prédios e ruas do Centro de São Paulo visto do avião

São Paulo é a cidade que não para e, justamente por isso, há muito o que fazer! Confesso que foi bem difícil organizar esse roteiro de 3 dias com o principal das coisas que você pode fazer em São Paulo. Use e abuse desse guia redondinho para uma viagem de feriado ou fim de semana na maior cidade do Brasil.

Preciso dizer que São Paulo foi um sonho que eu conquistei. Eu sempre fui à cidade desde os meus 16 anos que tenho pessoas muito queridas que moram na lá. Por quase 10 anos fui visitante frequente, indo de 2 em 2 meses. Em 2017 fui morar fora e logo em seguida, 2019, tive a oportunidade de morar nessa cidade incrível! Acabei voltando para o Rio de Janeiro por causa da pandemia em 2020.

Esse roteiro é o meu presente de ex-moradora e eterna turista numa cidade repleta de contrastes, cores, tons de cinza e muito dinamismo, ou seja: São Paulo.

O roteiro foi formulado para você conhecer o principal de São Paulo em até 3 dias inteiros, desconsiderando os dias de chegada e partida. Isso porque esse tempo de deslocamento perdido fará falta no seu planejamento se for desconsiderado.

Quando ir à São Paulo?

São Paulo tem duas estações muito bem marcadas: inverno e verão. O inverno faz frio, com dias nublados, alguns de chuva leve e outros de sol. Para quem está acostumada com o calor, pode sentir muito frio nessa época porque as temperaturas podem variar entre 10º e 20º.

Já no verão é bem quente e há dias de chuva forte, especialmente na transição para o outono. O calor é presente quase todos os dias, então, aproveite bastante os parques nessa época. O outono e a primavera variam entre dias de calorzinho e frio, tendendo para o frio.

Como as principais atrações de São Paulo são culturais, e não de natureza, o seu roteiro será tão afetado caso as temperaturas estejam no seu extremo, muito frio ou muito calor.

Onde ficar em São Paulo?

Os melhores bairros para se hospedar em São Paulo são aqueles próximos da Av. Paulista: Pinheiros, Vila Mariana, Cerqueira César, Jardim Paulista, Paraíso, Consolação e Bela Vista. A dica principal para todos esses bairros, ou outro que você optar, é: fique perto do metrô!

Algumas opções de onde se hospedar em São Paulo:

Eu coloquei alguns hostels com boa nota porque eles também possuem opções de quartos privativos por valores bem em conta.

São Paulo é seguro?

São Paulo é uma cidade grande com bastante desigualdade social. Além disso, a cidade enfrenta uma grave crise de dependentes de droga que, infelizmente, a gestão pública não consegue controlar de forma adequada.

Os bairros do centro de São Paulo são os que mais sofre com a crise. Nos dias que você for conhecer as atrações nesses lugares, dê sempre preferência de ir em grupo ou invista em Uber e táxi caso o metrô não esteja próximo.

Julio Chrisostomo, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Como se deslocar em São Paulo?

São Paulo é uma cidade bem servida de transporte público. O metrô, com destaque para a Linha Azul que corta a cidade de norte a sul, conectando importantes pontos como a estação Tucuruvi ao Jabaquara, é uma das formas mais eficientes e rápidas para se deslocar. Além do metrô, a cidade conta com diversas linhas de ônibus e a CPTM, que atende a região metropolitana.

Linhas do metrô, imagem disponível no site do Metrô de São Paulo

Para quem prefere flexibilidade, os serviços de aplicativos de transporte, como Uber e 99, oferecem alternativas mais confortáveis. Juntos, esses modais compõem um sistema diversificado, capaz de atender às necessidades de locomoção na vibrante metrópole paulistana.

Roteiro São Paulo: o que fazer em 3 dias?

Os dias do roteiro estão organizados por dia da semana porque combinei as atrações com os eventos que acontecem. Já aviso que eu precisei deixar algumas coisas de fora para conciliar tudo o que fazer em 3 dias em São Paulo. Porém, é mais um motivo para você voltar 😉

Ao final de cada dia, há indicações de bairros, bares e restaurantes para terminar o dia.


Dia 1 – sexta-feira: Bem boêmia em São Paulo

Manhã: Harmonia Verde no Parque Ibirapuera

Vamos começar a nossa viagem por São Paulo imersa na natureza. Comece o dia imergindo na harmonia do Parque Ibirapuera. Caminhe sem pressa pelo parque para descobrir todos os seus espaços. O lugar que eu mais gosto de ficar é ao lado do Pavilhão Japonês, onde fica o Lago das Garças. Se você estiver indo a São Paulo no início de agosto até ali pelo dia 15, o passeio ao pavilhão é imperdível, pois é a época que as cerejeiras florescem no Brasil.

O Parque Ibirapuera também possui outras atrações, como o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil, o famoso Auditório Ibirapuera, e a Oca.

Lago do parque Ibirapuera em São Paulo

Tarde: Encontro com o Passado na Praça Benedito Calixto

Ali entre meio dia e 13h, chegou o momento de seguir o passeio para outro lugar. Nós vamos para Pinheiros, mais especificamente na Praça Benedito Calixto. Aos sábados acontece a feira de antiguidades da praça, um verdadeiro relicário ao ar livre onde o passado e o presente se encontram em cada banca barraquinha. Ao redor da praça, há lojas dedicadas a reunir marcas e produtores locais para venderem os seus produtos.

Quando cansar de andar, aproveite para almoçar em algum dos charmosos cafés e restaurantes em Pinheiros. Alguns que eu já fui e recomendo são:

  • Futuro Refeitório ~> gastronomia saudável – R. Cônego Eugênio Leite, 808
  • Consulado da Bahia ~> gastronomia bahiana – Praça Benedito Calixto, 189
  • Sí Señor! ~> gastronomia mexicana – R. dos Pinheiros, 661
  • Pita Bar e Kebab ~> gastronomia árabe – R. Francisco Leitão, 282
  • Z Deli ~> hambúguer – R. Francisco Leitão, 16

Final de Tarde: Arte Urbana no Beco do Batman

Depois de comer, o Beco do Batman espera por você. O Beco já fica na Vila Madalena, ele é um corredor repleto de grafite onde sempre há uma movimentação nos finais de semana. Você encontra tuktuks de cerveja artesanal, designers vendendo roupas e acessórios, e pessoas vendendo docinhos gostosos para alegrar o dia.

Brazil - Beco do Batman, São Paulo

Noite: Gastronomia e Vida Noturna na Vila Madalena

Conforme a noite se instala, a Vila Madalena se transforma no palco da boemia paulistana. Explore seus bares e restaurantes, optando entre a efervescência de um bar com música ao vivo ou o aconchego de uma pizzaria tradicional italiana. Aqui, a cultura, a arte e a gastronomia se entrelaçam, proporcionando um encerramento perfeito para o seu primeiro dia explorando São Paulo.


Dia 2 – sábado: Banho de história paulistana

O sábado vai ser cheio história sobre essa cidade que não para! Vamos conhecer os bairros centrais de São Paulo, em especial, os prédios que fizeram história. Depois, vamos fechar o dia com arte e mais cultura.

Manhã e tarde: roteiro pelo centro de São Paulo

A forma mais segura de você conhecer esses lugares é em grupo. Por isso, recomendo fazer o passeio com o free tour pelo centro de São Paulo. Um free tour é uma visita guiada em grupo sem valor fixo. O guia irá caminhar com o grupo pelos principais lugares do centro contando toda a história do lugar. Ao final, você dá uma gorjeta no valor que quiser, de acordo com a sua satisfação.

Os principais pontos e interesse do tour são o Farol Santander, o Edifício Martinelli, o Viaduto do Chá e o Theatro Municipal de São Paulo. Todas as atrações dos bairros centrais são próximos uns dos outros. Isso significa que em no máximo 10 minutos de caminhada você irá de um para outro.

Sugestão de tour pelo centro

Caso não queira participar do tour gratuito, considere a seguinte sequência de atrações:

  1. Praça e Catedral da Sé de São Paulo
  2. Pátio do Colégio
  3. Rua 25 de Março
  4. Mercado Municipal de São Paulo
  5. Farol Santander
  6. Edifício Martinelli
  1. Viaduto do Chá
  2. Theatro Municipal de São Paulo
  3. Galeria do Rock
  4. Praça da República
  5. Edifício e Terraço Itália
  6. Edifício Copan

Quando estiver no Copan, não deixe de conhecer a linda Livraria Megafauna. Eles possuem uma ótima seleção de livros e sempre há temporadas de curadorias temáticas. Quem quiser descansar, pode aproveitar o café que há no interior. Se preferir algo mais agitado, pode ir no Bar da Dona Onça, um famoso restaurante do centro de São Paulo.

Final de tarde cultural

Depois de descansar, vamos pegar o metrô até a Estação da Luz para conhecer mais 4 lugares importantes de São Paulo.

O primeiro é a própria Estação da Luz, que foi construída para escoar a produção de café de Jundiaí até Santos. A Estação já sofreu com 2 incêndios, então a sua fachada tem algumas mudanças da construção inicial. Você descobre todos os detalhes na visita guiada para quem visitar o Museu da Língua Portuguesa aos sábados e domingos.

O Museu da Língua Portuguesa vale muito à pena visitar para quem ama história porque ele conta todo o histórico do idioma até o cenário atual do Português falado no Brasil.

Na frente da Estação da Luz, fica a Pinacoteca. Um museu de arte que reúne diversos artistas brasileiros e sempre recebe exposições muito criativas nos seus espaços.

Logo atrás da Pinacoteca fica o Parque Jardim da Luz. Esse também é muito bonito, sendo um refúgio verde em meio ao centro caótico de São Paulo.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Os dois museus, da Língua Portuguesa e a Pinacoteca, têm entrada gratuita aos sábados. Foi justamente por isso que separei esse dia para você poder aproveitá-los, economizando com o ingresso.

Noite em São Paulo: o que fazer?

Que tal encerrar o 2o dia com o melhor da gastronomia paulistana? Alguns restaurantes que você pode considerar ir:

  • Hi Pokee
    • R. Augusta, 2068 – Cerqueira César
    • R. Cônego Eugênio Leite, 1164 – Pinheiros
  • Boteco Boa Praça
    • Av. Brig. Faria Lima, 3183 – Itaim Bibi
    • Alameda Santos, 1873 – Jardim Paulista
    • R. Oscar Rodrigues Cajado Filho, 237 – Chácara Santo Antônio
  • Cervejaria Nacional
    • Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros

Dia 3 – domingo: São Paulo do alto

Manhã: Descanso na natureza

Vamos começar o dia novamente na natureza, mas num parque recém-inaugurado em São Paulo: o Parque Augusta. Ele fica no início da Rua Augusta, sentido Centro, e foi inaugurado em novembro de 2021. Depois de caminhar pelo parque, chegou o momento de subir uma das ruas mais famosas de São Paulo: a Rua Augusta.

A Rua Augusta liga o Centro ao bairro dos Jardins, passando pela Avenida Paulista. Nesse roteiro, eu sugiro que você suba até a avenida, pois o passeio vai continuar pelo ponto mais alto da cidade. Esse é o lado “alternativo” da rua, os bares e comércio são amigáveis ao público LGBTQIA+, as lojas de moda possuem roupas autênticas e fora do padrão, além dos restaurantes serem relativamente mais em conta do que o outro lado da rua (entre a Paulista e o Jardins).

Eu morei perto do Parque Augusta (infelizmente ele não estava pronto na época) e a rua e preciso dizer que eu amava passear por ali. Para mim, era onde São Paulo se encontrava: o tradicional com o contemporâneo, o conservador com a liberdade, o padrão com a contra-cultura.

Tarde: O melhor da Avenida Paulista

Fotografia por Mike Peel (www.mikepeel.net)., CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Chegamos na Avenida Paulista! Antes dos arranha-céus, era possível ver toda a cidade de São Paulo daqui. No final do século XIX, os barões de café, grandes comerciantes e outras famílias ricas começaram a construir casarões na nova avenida para urbanizar a área. Já na década de 1950 a situação começou a mudar para ser uma rua também comercial.

Caminhar pela Avenida Paulista é um passeio por si só porque há muita coisa para fazer. As principais atrações, em ordem de sugestão de roteiro, são:

  • Passagem Literária da Consolação
  • IMS Paulista
  • Conjunto Nacional
  • Trianon
  • MASP
  • Itaú Cultural
  • Sesc – não deixe de ir no mirante no topo do prédio
  • Casa das Rosas
  • Japan House
Prédio de arquitetura moderna do Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

Noite: hora de comer o melhor da culinária italiana em São Paulo

Quando terminar de caminhar pela Paulista, recomendo que você aproveite uma boa comida italiana para fechar a viagem com chave de ouro. Os restaurantes italianos que eu mais em São Paulo são:

Massa do restaurante vegano Piccoli.
  • Eataly
    • Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489
    • Vila Nova Conceição
  • Trattoria Tavolino
    • R. Alagoas, 124 – Higienópolis
  • Veridiana Pizzaria
    • Rua Dona Veridiana, 661 – Higienópolis
    • R. Turiassu, 98 – Perdizes
    • R. José Maria Lisboa, 493 – Jardim Paulista
  • Bráz Pizzaria
    • R. Vupabussu, 271 – Pinheiros
    • Rua Sergipe, 406 – Consolação
    • R. Piracuama, 155 – Pompeia
    • R. Abílio Soares, 912 – Paraíso
    • R. Apucarana, 1572 – Tatuapé
  • Pizzaria Speranza
    • R. Treze de Maio, 1004 – Bela Vista
  • Famiglia Mancini Trattoria
    • Rua Avanhandava, 81, Bela Vista
  • Piccoli Cucina (vegano)
    • R. Francisco Leitão, 272 – Pinheiros

Conclusão do roteiro de viagem a São Paulo

Há muito o que fazer em São Paulo e 3 dias não são suficientes para ver tudo. Ainda assim, esse roteiro foi feito para você ver o principal de São Paulo em um fim de semana e/ou feriado prolongado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *