Búzios: dicas práticas e tudo o que você precisa saber

por

em ,
Vista da Praia do Canto para as casas na Orla Bardot

Búzios, como é carinhosamente chamada, é quase o quintal dos cariocas. A cidade recebe visitantes o ano inteiro, sendo os feriados os momentos mais intensos. Armação de Búzios têm muitas praias, fica perto de Arraial do Cabo e é a melhor opção para quem quer badalação na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Vem conferir as dicas que preparamos sobre Búzios para você curtir a sua viagem ao máximo.

Dicas de Búzios: tudo o que você precisa saber

Búzios ou Armação de Búzios, qual é o nome correto?

Oficialmente, ela se chama Armação de Búzios. Porém, é mais comum você ouvi-la sendo chamada apenas de Búzios.

Por que Búzios ficou famosa?

A cidade era uma vila de pescadores até 1964 quando Brigitte Bardot a descobriu e, logo depois, os paparazzi. Conto tudo sobre isso aqui.

Praia do Canto em Búzios

Quanto tempo ficar em Búzios?

Depende dos seus planos. Por ser relativamente perto do Rio de Janeiro, dá para fazer um bate-volta de um dia, indo direto para uma das praias e passando a tarde na Rua das Pedras para comer e voltar para casa. Ou então passar o fim de semana e um feriado. Independente do tempo, Búzios tem atrações para 1 ou 7 dias de viagem.

Em um fim de semana você consegue curtir duas ou 3 praias. Com 4 dias de viagem, já consegue conhecer um pouco mais e, quem sabe, fazer um passeio de barco. Agora, ficando entre 5 e 7 dias, você pode aproveitar as praias de Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Búzios, Arraial do Cabo ou Cabo Frio, onde se hospedar?

Isso também depende do que você espera da sua viagem. Búzios é um lugar turístico e com uma boa estrutura. Já Arraial do Cabo está passando pelo boom do turismo agora. Então, peca em infraestrutura para dar conta da quantidade de hospedes que vem recebendo e não tem muitas opções de atrações noturnas. Sem contar que está sendo comum encontrar filas e engarrafamentos para entrar nas praias. Cabo Frio já é mais urbanizada, com cara e estrutura de cidade. Ela fica entre os dois lugares e pode ser uma opção bem em conta caso o orçamento esteja curto ou queira passar uma temporada na região.

Como chegar em Búzios?

Há 3 formas para chegar em Armação de Búzios: carro, ônibus e avião.

Carro

São em média 3 horas de viagem para Búzios, saindo do Rio de Janeiro. Em baixa temporada e com pouco trânsito, você pode conseguir fazer em 2h30, porém, a duração da viagem pode passar de 3h em altíssima temporada e feriados.

Saindo do Rio, você deve pegar a BR-101 e, na altura de Rio Bonito, seguir na Via Lagos. Por lá, ainda terá a opção de passar por dentro de Cabo Frio ou ir por fora para pegar a entrada de Armação de Búzios.

Ônibus

O caminho é tranquilo e a duração da viagem é entre 3h30 e 4h, pois o ônibus faz algumas paradas no percurso.

A operadoras que fazem o trajeto saindo Rio de Janeiro é a Viação 1001 e a Buser. Porém, os pontos de embarque e desembarque da cidade e chegada são diferentes: a Viação 1001 te deixa no centro de Búzios, perto da famosa Rua das Pedras, enquanto que a Buser termina a viagem na FAETEC da cidade, bem na entrada e longe dos pontos de interesses de Búzios.

Se você não for se hospedar logo na entrada do distrito, meu conselho é optar pela Viação 1001, por mais que a passagem possa sair mais cara, porque é menos uma preocupação com o deslocamento do ponto de ônibus até a hospedagem. Ali no centro há taxis e é mais fácil de pedir Uber.

Avião

A opção mais recente para se chegar a Armação de Búzios é de avião – uma ótima dica para quem vem de fora do Rio de Janeiro! Os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Confins possuem rotas diretas para o aeroporto de Cabo Frio com duração de 1h30 – realizadas por Gol, Azul e VoePass. São 34km até a Rua das Pedras, dando por volta de 1 hora de deslocamento de carro (táxi, Uber ou transfer). O ponto negativo dessa opção fica no preço, que é alto pela baixa demanda, porém, é uma alternativa para quem tem milhas aéreas. Ah! É claro que também há a opção de chegar de avião em um dos aeroportos do Rio de Janeiro e seguir via terra para a cidade turística. Pousadas com mais estrutura possuem transfer, que você pode contratar a parte.

Como se descolocar em Búzios?

Búzios tem transporte público que te deixa nas praias ou próximo delas. Quem preferir mais privacidade e não quiser aglomerar, o ideal é usar e abusar do carro. Assim, você fica livre para ir a todos os cantos para explorar o quanto quiser. Porém, o Uber é a melhor opção para não depender de vaga e estacionamento – porque são escassos e caros. Também não há muitos motoristas do aplicativo, mas é uma mão na roda para evitar o estresse com o carro pessoal. Existe também a possibilidade de taxi boats saindo da Orla Bardot para algumas praias.

Eu diria que o ideal é combinar carro e Uber. Dessa forma, você tem a opção de liberdade para explorar a península e a praticidade de não ter que procurar vaga e pagar estacionamento nas principais atrações.

Outra informação importante de você saber é: muito provavelmente você enfrentará trânsito na avenida principal que vai da entrada da cidade à Praia de João Fernandes. A Avenida José Bento Ribeiro Dantas é como se fosse um tronco que dá acesso à diferentes praias ao longo da cidade. Fique de olho no Google Maps e Waze para monitorar os momentos de maior tráfego.

Praia de Geribá em Armação de Búzios
Praia de Geribá em Búzios

Onde ficar em Búzios?

Não existe O melhor lugar para se hospedar em Búzios, pelo contrário, existem oS melhores lugares que vão depender das suas preferências ao viajar e orçamento. Eu diria que os melhores lugares para ficar são na praia que você mais quer aproveitar e próximo à Rua das Pedras. A estratégia é a seguinte:

Região da Rua das Pedras

É para quem quer conhecer todas as praias e/ou não depender de carro à noite – como dito, Búzios tem uma avenida principal, sendo a Rua das Pedras bem no meio. Portanto, se hospedar ali é estratégico para evitar grandes deslocamentos, trânsito e – com um pouco de disposição – você ainda consegue caminhar para algumas praias próximas (Praia do Canto, Tartaruga, …).

Importante dizer que, quando eu digo “ região da Rua das Pedras”, não é para você se hospedar nessa rua por favor!! Ela e a Rua Manoel Turíbio de Farias são super movimentadas, cheias de restaurantes e onde as pessoas se concentram para aproveitar a noite (já vamos falar sobre elas).

Os lugares apropriados de hospedagem são nos arredores delas: as ruas de trás, Orla Brigitte Bardot, Praia da Armação, Praia dos Ossos e, no outro extremo, Praia do Canto.

Na sua praia de preferência

Essa é estratégica para você evitar trânsito e gastos com estacionamento e gasolina caso você prefira aproveitar muito mais uma praia do que outras. Ou fazer uma base em uma praia e visitar outras poucas durante a estadia. Nesse caso, você ainda vai ter o deslocamento da noite, mas pode compensar.

Eu, por exemplo, prefiro ficar só em Geribá. Então, sempre me hospedo em alguma pousada nessa praia para ir andando. Se você for igual a mim, preferindo aproveitar a Praia de Geribá, tenho duas indicações de hospedagem que amo para você:

  • Pousada Blue Marlin – aquela pousadinha no melhor estilo chique e acessível. Não é das mais baratas, mas é uma graça e fica na rua da praia, você só precisa atravessa a rua para estar na areia.
  • Airbnb Casa CondBougainville – a casa é linda e ótima para uma estadia maior na cidade. Ela fica a uma caminhada de 10 minutos da praia e 5 da avenida principal. Os ambientes são bem decorados, possui 2 quartos, 2 banheiros, uma cozinha bem equipada e boa internet.

Dicas práticas de Búzios

Búzios é um destino charmoso e, ainda assim, democrático. Sabendo dessas dicas práticas para você aproveitar a queridinha dos Cariocas, sua viagem a Búzios vai ser bem otimizada. Ficou alguma dúvida ou quer alguma sugestão? Deixe o seu comentário que iremos responder tudinho.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *