Diwali, o Festival das Luzes na Índia

por

em
Diya, velas à base de óleo para trazer prosperidade e afastar os maus espíritos como parte das festividades do Festival das Luzes da Índia

Todo mundo fala da Festa das Cores da Índia, o Holi Festival, mas você já ouviu falar do Diwali, o Festival das Luzes? Ele é celebrado em todo o país. Cada religião presente na Índia tem a sua própria interpretação, mas todas tem um ponto em comum: a soberania do bem sobre o mal. Vem conhecer uma das festas mais importantes da Índia!

O Diwali, também chamado de Deepavali, acontece sempre entre outubro e novembro de acordo com o calendário lunar Hindu. O dia da lua nova é o mais importante por ser o mais escuro e, portanto, o mais adequado para os costumes simbólicos de celebração. Dessa forma, considerando o ano de 2021 – quando esse artigo foi escrito -, o Festival das Luzes na Índia é comemorado entre 2 e 6 de novembro, sendo o dia 4 o mais importante.

O Festival das Luzes da Índia é comparado ao Natal dos cristãos pelo seu tamanho e importância.

Khokarahman, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

História do Diwali, o festival das luzes, na Índia

Todo o país celebra o Festival das Luzes. Então, a sua origem tem leituras diferentes dependendo da religião, seja o Hindu, o Budismo, o Sikhismo ou o Jainismo. Portanto, as crenças variam dependendo da fé e da região das pessoas.

Para uns, o Diwali comemora o retorno do Lord Rama a Ayodhya depois de 14 anos morando na floresta. Para outros, a celebração está associada à morte de Narakasura, compreendido como as trevas, e a vitória do deus Krishna.

Outras variações são: no Jainismo, pois marca o nirvana ou o acordar espiritual do Mahavira em 15 de Outubro de 527 A.C., e no Sikhismo, por honrar o dia que o Guru Hargobind Ji, o sexto Guru Sikh, foi libertado.

Como é a celebração do Festival das Luzes da Índia?

Cada dia do festival tem a sua função para o Diwali.

Dia 1: Dhanteras

O primeiro dia é o Dhanteras, as pessoas arrumam as suas casas, compram ouro e utensílios domésticos para trazer prosperidade. Elas celebram a Lakshmi, a deusa Hindu da riqueza, prosperidade, juventude e beleza.

Dia 2: Chhoti DiwaliNaraka Chaturdasi ou Kali Chaudas

Já no segundo, as pessoas decoram a entrada das casas com Diya, um tipo de vela acesa com óleo com formato tipo cuia, feita de cerâmica, e uma pontinha para a chama. Elas também desenham Rangoli no chão, que são feitos com grãos tingidos. Toda a decoração traz luz e positividade para a noite, afastando os maus espíritos. Segundo a mitologia Hindu, foi quando o deus Krishna lutou contra o deus Narakasura, que representa o demônio. A simbologia das lâmpadas é justamente para representar essa narrativa.

Dia 3: Diwali ou Lakshmi Puja

O terceiro dia é o principal do Diwali na Índia. As famílias se reúnem, trocam presentes, e celebram o Lakshmi puja. Tudo isso, claro, rodeado de muitos quitutes indianos. Ao entardecer, as pessoas acendem as velas Diyas para trazer a prosperidade da deusa Lakshmi. Também é o momento que as famílias jantam as deliciosas comidas indianas. Quando já está à noite, o céu se ilumina com muitos fogos de artifício.

Diya, as famosas velinhas do Diwali | JahnaviNemakam, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Dia 4: Govardhan Puja ou Padva

O quarto dia segue com as famílias visitando seus parentes e as pessoas encontram os amigos. Nesse dia, as pessoas também trocam presentes para presentes para desejar um bom ano novo.

Dia 5: Bhai Dooj ou Yama Dwitiva

No último dia do Diwali na Índia, o Festival das Luzes é marcado pela visitação dos irmãos. As irmãs fazem orações pedindo uma vida longa e feliz para os seus irmãos. Eles compartilham o amor um pelo outro trocando muitos presentes.

Diwali, o Festival das Luzes na Índia

Diya, velas à base de óleo para trazer prosperidade e afastar os maus espíritos como parte das festividades do Festival das Luzes da Índia
Diya, velas à base de óleo para trazer prosperidade e afastar os maus espíritos como parte das festividades do Festival das Luzes da Índia | Foto de Udayaditya Barua, disponível em Unsplash

O festival é um dos preferidos no país e um momento muito especial pelos residentes. O Diwali pode ser um ótimo período para conhecer a Índia e participar da cultura local através da celebração. Além disso, é uma boa alternativa caso você não consiga participar do Holi Festival, o também famoso festival das cores. Agora você já sabe 😉 Só não esqueça de conferir a data do Diwali no ano que quiser aproveitar, lembrando que é sempre entre outubro e novembro.

Feliz Diwali!


Comentários

2 comentários a “Diwali, o Festival das Luzes na Índia”

  1. Avatar de Rosana Athayde
    Rosana Athayde

    Oh maravilha, me sinto uma viajante tb, pouquinho, mas me sinto,
    Vc já foi ao Peru? Visitou Machu Picchu?

    1. Oi Rosana! Peru e Machu Picchu estão na minha lista, mas ainda não fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *