Objetos populares da cultura brasileira

por

em , ,
Sandália Havaianas, objeto popular da nossa cultura

As casas brasileiras são marcadas pela presença de objetos muito populares na nossa cultura. Alguns são realmente brasileiros como parte do nosso artesanato tradicional. Outros têm origem fora do Brasil, mas ficaram muito populares em nossas terras tupiniquins. Vem conhecer a história de alguns dos objetos populares da cultura brasileira!

Toda casa brasileira tem ou já teve pelo menos um objeto popular que marcou época, seja um copo americano ou, no mínimo, um par de Havaianas branca de tira azul. Esses itens são parte da nossa identidade porque estão na nossa memória de infância, na lembrança que temos das casas de nossos avós e parentes e, também, nas nossas próprias casas e rotina.

Podemos sim dizer que os objetos populares na nossa cultura brasileira nos representam mais do que futebol e aqueles kits de caipirinha que damos de presentes para amigos gringos e host family. De todos da lista, apenas dois foram criados no Brasil, os outros ou foram adaptados para a nossa realidade ou ficaram muitíssimo populares no nosso país.

Os objetos da nossa cultura brasileira

Prato de vidro Duralex

Prato Duralex cor âmbar | Disponível aqui

Quem é que não lembra do prato de vidro âmbar que não quebra nunca? Ele é um símbolo da casa brasileira, mas, por incrível que pareça, ele não é do Brasil. O prato é da marca francesa Duralex, que, recentemente, pediu recuperação judicial na França. A Duralex foi criada em 1945 e era especialista em vidros temperados de alta resistência. O auge da marca foi nas décadas de 1970 e 1980, quando ficaram famosos também no Brasil.

Boneca Namoradeira

Boneca Namoradeira | Cid Costa Neto, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Feitas de gesso ou madeira, as bonecas Namoradeiras são bustos de mulheres que enfeitam as janelas brasileiras. Elas estão sempre com um semblante de quem está vendo a vida passar na rua. A lenda diz que essas mulheres ficavam esperando alguma coisa acontecer para ir fofocar ou algum pretendente passar. A Namoradeira é típica do artesanato mineiro, o que pode ser uma boa lembrança de viagem quando estiver por lá.

Chão de caquinho

O famoso chão de caquinhos | Foto disponível em São Paulo in Foco

O chão de caquinhos vermelhos começou quando operários da fábrica de cerâmica São Caetano pediram para ficar com as lajotas de revestimento quebradas para aplicar na área externa de suas casas. As lajotas vermelhas, amarelas e pretas já eram vendidas para tal, mas destinadas às classes mais altas. Quando trincavam e quebravam na fábrica, elas eram descartadas, sendo enviadas para aterramento. Então, por que não permitir que os operários aproveitassem o material? As pessoas que viam o revestimento aplicado gostavam e também queriam igual. Assim, rapidamente a empresa percebeu o potencial de venda dos caquinhos que quebrava as lajotas propositalmente, dá para acreditar?

Copo Americano

O copo mais eclético do Brasil, o copo Americano | Foto disponível aqui

O copo mais democrático do país é onipresente em todos os cantinhos do Brasil e super flexível: do café à cachaça, passando como referência para medidas de receitas! Ele já é um senhor de 73 anos, criado por Nadir Figueiredo, dono da empresa de mesmo nome, para que fosse barato e resistente. O nome “Americano” foi dado por conta do maquinário importado dos Estados Unidos para que tais características fossem atingidas. O Copo Americano é, inclusive, considerado um objeto e design brasileiro: ele foi exposto no MoMA, em Nova York, para representar o estilo de vida do nosso país.

Sandália Havaianas, objeto popular da nossa cultura
Sandália Havaianas, objeto popular da nossa cultura

Sandálias Havaianas

A sandália que já ganhou o mundo é a cara do Brasil, mas sua inspiração vem de longe. Ela é uma releitura da Zori, sandália japonesa feita de palha de arroz e tiras de tecido. A textura das Havaianas é no formato de arroz justamente para remeter à versão original. A Zori era usada em ambientes mais formais e com o Kimono, bem diferente de aqui do Brasil, né? Aqui, as pessoas sempre a usaram como calçado funcional. Nos anos 1980, fez parte da cesta básica brasileira, sendo muito usada por trabalhadores das classes mais baixas. Em pouco tempo, se difundiu entre todos os públicos e classe do Brasil. Anos depois, todo o mundo usa! A marca já exporta para mais de 80 países.

Canga de praia

Sempre presente nas praias brasileiras, a canga já era usada como peça de roupa muito antes de chegar em terras tupiniquins. Também chamada de capulana, ela se popularizou em Moçambique no século XIX quando começou a ser vendida com estampas típicas da região. As mulheres que já usavam a peça para cobrir o corpo, intensificaram ainda mais o uso. Como é de se esperar, a capulana chegou ao Brasil por meio das mulheres escravizadas vindas da Angola, Angola e outros países africanos. Porém, foram descaracterizadas no Brasil a partir do século XVIII por um decreto que proibia a produção de tecidos no país para não concorrer com os importados. Hoje, as cangas fazem parte da moda praia brasileira, tanto para cobrir o corpo, quanto para forrar a areia.

Os itens populares nas casas brasileiras

E aí, você tem ou já teve um desses objetos? A canga e as Havaianas fazem parte da minha vida e já dei muito eles de presente para amigos gringos. Mas também confesso que todos os outros são ótimas opções de lembrancinhas de viagem ao Brasil. Agora me conta, quais desses objetos populares na nossa cultura brasileira nos representam mais do que qualquer outro souvenir?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *