Erros de viagem que já cometi para você não repetir

por

em , , ,

Atire uma pedra se você, viajante, nunca cometeu um (ou vários) erros de viagem. Do mais ao menos experiente, o planejamento que deu errado acontece algumas vezes sim!! #tragoverdades Por isso, preparei esse artigo com os meus erros para você aprender com eles e não repeti-los. Vem conferir!

Eu já cometi alguns tranquilos e outros graves, e são eles que me desenvolveram como viajante. Não que eu seja a viajante experiente, porque estou sempre aprendendo, mas foram esses erros que me ensinaram a planejar e a viajar melhor.

Como eu não quero que você passe pelos mesmos perrengues chiques que eu tive, organizei uma lista com os erros, o contexto da viagem para você entender a situação e, claro, o aprendizado que tive para você aprender comigo a fazer diferente.

Erros de viagem que até viajantes experientes cometem

1 – Viajar com passaporte vencido dentro da Europa, sendo residente em um dos países da área Schengen. Não só 1, como 2 vezes!!

Amsterdam, Holanda

Contexto

Nada aconteceu \o/ mas poderia ter dado muito problema. Para quem não sabe, você precisa carregar o seu passaporte e a permissão de residência juntos quando viaja pela Europa. Como eu carrego 2 passaportes por um deles ter o meu visto americano (o vencido), acabei carregando o errado no lugar do atual.

Aprendizado

Sempre identifique os passaportes com etiquetas “novo” e “velho”, “atual” e “vencido” ou como você preferir. O importante é não carregar o vencido na viagem quando não for preciso.

2 – Ir para o Chile com apenas com a Carteira de Identidade em mal estado.

Santiago, Chile

Contexto

Meu passaporte estava vencido e nunca cuidei muito da minha carteira de identidade. Resultado: a representante da empresa no check-in não deixou eu embarcar, pois o Chile só aceita a documentação em perfeito estado.

Aprendizado

Sempre viajar pelo Mercosul com o passaporte válido e cuidar da identidade para ela estar sempre em perfeito estado.

3 – Planejar uma viagem sem considerar as preferências das pessoas envolvidas

Agrigento, Itália | O palco de alguns dos meus erros de viagem

Contexto

Logo quando conheci meus sogros, viajamos juntos para a Sicília. Eu não sabia das preferências e experiências de viagem que eles já tinham. Para completar, o bonito do meu namorado não me briefou sobre como eles gostam e não gostam de viajar. No final deu tudo certo, mas tiveram que confiar nas minhas ideias aventureiras e estilo econômico.

Aprendizado

Conheça as pessoas com quem você irá viajar! Converse sobre suas preferências e expectativas, assim como o nível de experiência que as pessoas têm para viajar.

4 – Desconsiderar recomendações de locais e de blogueiros.

Estrada na Sicília, Itália

Contexto

Ainda sobre a viagem a Sicília, eu li em vários lugares que a ilha não é bem conectada de trem e que o transporte público não é dos melhores. A recomendação era alugar um carro, mas preferimos fazer isso quando chegássemos no aeroporto. Quando chegamos, não conseguimos alugar porque não tinha mais opções e tivemos de viajar na ilha de trem, levando o dobro do tempo nos trajetos. Então, temos mais um erro: não alugar carro com antecedência.

Aprendizado

Acredite nas recomendações dos blogs de viagem e das dicas de locais porque elas existem para te ajudar! Aprender com os erros dos outros salva tempo e gera economia na sua viagem.

5 – Não saber de todas as atrações legais do destino e se arrepender de não ter ido.

Fiordo di Furore | Foto por Rolands Varsbergs disponível em Unsplash

Contexto

Na minha viagem à Costa Amalfitana foi curta, fui sabendo só das principais atrações e acabei não explorando além dos principais resultados do Google. Quando voltei de viagem, descobri que deixei passar uma trilha com vista linda em Capri e passei direto pelo Fiordo di Furore.

Aprendizado

Pesquise TUDO sobre o destino para saber onde você quer ir e organizar um roteiro minimamente. Não precisa ser um planejamento super estruturado, mas é importante saber as atrações que você quer ir e como encaixar nos dias de viagem para garantir a visita.

6 – Não planejar dias suficientes para o destino.

Chania – Creta, Grécia

Contexto

Quando morei em Amsterdam, aproveitei o último feriado do ano para conhecer Creta, na Grécia. Eu tinha 3 dias apenas e queria ir para um lugar diferente. Acontece que Creta é a maior ilha grega e cada região tem as suas próprias características. Para completar a situação, as praias da cidade onde fiquei eram distantes e o passeio durava quase um dia. No final, conheci apenas uma praia.

Aprendizado

Não marque uma viagem correndo sem entender bem o destino e o tempo ideal para conhecer o lugar. Eu consegui aproveitar, mas não conheci metade das atrações.

Conclusão

Revendo todos esses erros, vejo que com um pouco mais de organização eu poderia ter evitado todos esses problemas de planejamento. Então, lembre-se de cuidar dos preparativos da sua viagem com tempo e calma para cuidar desses detalhes, ok?

Agora me diz, qual erro de viagem você cometeu que levou a um belo perrengue chique? 😅


Comentários

Um comentário a “Erros de viagem que já cometi para você não repetir”

  1. Oi Carmila,
    Adorei este seu artigo e acabei de lembrar de um erro que cometi recentemente.
    Eu sabia que iria visitar a cidade onde meu tataravô se casou, Osimo, mas não quis pesquisar muitos detalhes antes de ir para “não estragar a magia”. Resultado: quando estava indo embora fiquei sabendo que existiam grutas subterrâneas super diferentes que foram escavadas embaixo da cidade. E eu não conheci!
    Felizmente a cidade é razoavelmente perto de onde moro e espero voltar lá outras vezes, quem sabe com outros familiares. Mas foi uma pena não ter ido já na primeira vez.

    Enfim, muito bacana o seu artigo e o seu blog. Até o próximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *