11 tendências de viagem para 2023 e além!

por

em
Janela de trem com vista para campo gramado.

Com a pandemia chegando, as viagens estão atingindo os mesmo patamares anteriores, o que nos leva a pergunta: quais são as tendências de viagem para 2023? Reunimos as principais tendências que devem pipocar entre os viajantes em 2023 e nos próximos anos.

As tendências de viagem para 2023 que trazemos aqui foram retiradas de pesquisas feitas pelas empresas referências no mercado de turismo: Booking.com, Expedia, Skyscanner. Também foi utilizado como referência o site Exploding Topics, ferramenta de identificação de palavras-chaves em crescimento nas buscas online, o Pinterest Predicts, relatório de tendências baseada nas buscas da ferramenta, e a pesquisa de tendências de viagens do American Express. Como algumas dessas tendências se repetiram ou são parecidas entre os relatórios, elas foram renomeadas para contemplar um conceito mais amplo.

Antes de você começar a ler, já queremos trazer alguns aprendizados iniciais. Muito se fala sobre experiências únicas em viagens, a sustentabilidade se tornando cada vez mais presente tanto nos serviços do setor de turismo e nas escolhas dos viajantes, e os destinos de natureza ganhando cada vez mais a preferência das pessoas. Acontece que dessa vez os relatórios trazem exemplos mais concretos de como essas macro tendências se manifestam nas escolhas e comportamentos dos viajantes.

Tendências de viagem para 2023 e os próximos anos

1 – Viajar sozinho é o novo normal

Do luxo ao mainstream, as pessoas estão se abrindo para viajarem sozinhos. De acordo com a pesquisa do Skyscanner, disseram que viajariam sozinhos caso família e amigos não desejassem conhecer o mesmo destino. Quase um quarto dos respondentes da mesma pesquisa (29%) disse que está considerando uma viagem solo no próximo ano. Isso sem contar que a hashtag “#solotravel” e suas variações foram usadas mais de 7 milhões de vezes no Instagram.

2 – Foco no bem estar

Mulheres na praia fazendo aula de ioga.
Fotografia de Kaylee Garrett, retirado de Unsplash.

Essa tendência de viagem não é exatamente ir para spas, mas descansar em lugares onde se possa ter atividades tranquilas, conectadas à natureza e consigo mesmo. A investigação do Skyscanner mostrou que 46% dos viajantes participantes iriam para lugares cujo foco é o bem estar.

Essas atividades variam, podendo ser: colheita de frutas selvagens, experimentar plantas e vegetais com efeitos de relaxamento ou psicodélicos (sim! Cannabis, Ayhuasca e cogumelos por exemplo), retiros de silêncio e de fetiches. A pesquisa do Booking.com mostrou ainda que 42% dos respondentes tiraria um tempo para cuida da saúde em eventos de mudança de vida, como menopausa e pós-gravidez.

Outra pesquisa que também traz o foco no bem estar como tendência é do cartão de crédito American Express. Pelas respostas recebidas, 74% dos participantes planejam viajar para esse objetivo.

3 – Cidades culturais

No último artigo que fizemos sobre tendências de viagem, vimos que as grandes cidades estavam de fora das prioridades dos viajantes. Agora que a pandemia do COVID-19 está controlada, as pessoas tendem a voltar a viajar para cidades grandes com atividades culturais. Isso é o que mostra a pesquisa da Expedia. Segundo eles, as cidades com aumento de demanda no site entre 2021 e 2023 são:

  1. Edimburgo, Escócia
  2. Lisboa, Portugal
  3. Tokio, Japão
  4. Dublin, Irlanda
  5. Nova York, Estados Unidos

4 – Choque de cultura

Mulher em frente de prédio histórico na Índia.
Fotografia de Ibrahim Rifath, retirado de Unsplash.

Em contrapartida, isso não significa que lugares menos conhecidos estão de fora da lista de desejos. Segundo a Booking.com, os viajantes querem experiência que os tirem da zona de conforto. São 50% dos respondentes dizendo que desejam experiências que realmente os choque e 51% que querem conhecer lugares com cultura e idioma completamente diferentes do que se conhece.

A pesquisa da American Express também traz um dado que corrobora com essa tendência de viagem para 2023. 88% dos respondentes buscam experiências locais para aprender sobre uma nova cultura.

5 – Indo off-grid

Mulher acampando em um campo. Há uma lareira com fumaça e uma barraca de camping ao fundo.
Fotografia de Chris Holder, retirado de Unsplash.

A pesquisa da plataforma de reservas também mostrou que as pessoas tendem a realizar viagens que tenham o mínimo para a sobrevivência. Isso significa que os 58% das pessoas que responderam a pesquisa querem oportunidades para aprender habilidades de sobrevivência, como: saber encontrar fonte de água limpa, acender uma fogueira do zero e encontrar comida na floresta. De acordo com o Booking.com, 39% dos respondentes desejam se preparar para um apocalipse.

6 – De volta à infância

Também é interessante ver na pesquisa que as instabilidades político-econômicas no mundo pós-COVID-19 trouxeram uma nova tendência para as viagens: a nostalgia. Segundo o Booking, as viagens nostálgicas vão levar as pessoas a destinos onde elas possam relembrar a infância.

Os Millenials lideram esse desejo com 91%, sendo seguidos pela geração Z (90%). Considerando que a geração entre 25 e 40 anos está virando pai e mãe, a pesquisa espera que destinos onde esses pais cresceram e tem memória afetiva positiva voltem a ser visitados em família.

7 – Viagens virtuais

Mulher com óculos e controles de realidade virtual na frente de uma janela.
Fotografia de Vinicius Amnx, retirado de Unsplash.

Calma! Isso não significa que você só vai viajar no metaverso! A pesquisa da ferramenta de reservas de hospedagem mostrou que 43% dos viajantes estão abertos a usar a realidade virtual para inspirar os próximos destinos. Imagina se você pudesse se transportar para um lugar desconhecido maravilhoso com um óculos de VR? É essa a abertura que as pessoas estão começando a ter. Entretanto, 60% dos participantes da pesquisa concordam que ver um lugar através de experiências virtuais não é o suficiente para dizer que o conheceu.

8 – Decisão dos destinos influenciada

Essa tendência apareceu em dois relatórios de especialistas de viagem, Skyscanner e Expedia. Eles dizem que as escolhas dos viajantes estará pautada (… se é que já não está) no que é visto em programas de TV e nas redes sociais. A pesquisa do Expedia diz que 39% dos respondentes compraram passagens para lugares que eles viram em programas ou filmes.

9 – Planejamento financeiro para viajar

Mais uma tendência de viagem trazido pelo Booking.com é sobre o planejamento financeiro. De acordo com as respostas, as pessoas tendem a economizar mais para conseguir viajar. No entanto, isso não significa necessariamente que elas vão gastar menos. As viagens são vistas como investimento por 50% dos respondentes e 63% dizem que aproveitam descontos e promoções para maior proveito do dinheiro.

Mapa com mochila, guia, câmera e caderneta.
Fotografia de Annie Spratt, retirado de Unsplash.

10 – Preferência pelo custo x benefício

Relacionada à tendência anterior, o Skyscanner identificou que as pessoas também darão valor ao dinheiro investido em viagens quando falamos sobre os tipos de tarifas em passagens de avião e hotel. Isso significa que as pessoas estão mais cautelosas ao escolher opções que permitam reembolso e maior flexibilidade, muito por conta da pandemia do COVID-19.

Outro ponto a se considerar aqui é que, dependendo da necessidade do viajante, ele estará disposto a pagar um pouco mais pelo benefício ou serviço extra que deseja. Entretanto, ele também irá olhar com bons olhos as opções de passagem com os serviços desejados e melhor custo x benefício.

A Expedia trouxe uma tendência que corrobora com o Skyscanner quando falamos de hospedagem. Segundo eles, as pessoas tendem a preferir hotéis 3 estrelas justamente pelo preço ser atrativo e oferecer boa qualidade.

11 – Viagens de trem

Ponte com trem passando por cima.
Fotografia de Jack Anstey, retirado do Unsplash.

Não sei se você reparou, mas até o momento não mencionamos sustentabilidade como tendência de viagem. Não que não seja, mas o tema se manifesta de maneiras muito mais específicas do que apenas jogar o conceito “sustentabilidade” nas viagens. As tendências de viagens com experiências off-grid para sobrevivência e até mesmo a relacionada ao bem estar, são exemplos de manifestação da sustentabilidade nas viagens. Mais uma forma como o tema aparece como tendência de viagem é o uso do trem para se transportar entre países e cidades por ter menor impacto ecológico do que aviões.

De acordo com o Pinterest, As palavras-chaves Interrailing Europe aesthetic, Train trip aesthetic, Train travel aesthetic, Train quotes travel, Indian railway station photography tiveram um aumento entre 40% e 300% nas buscas da plataforma.

As empresas de trem inclusive já estão se preparando para essa tendência no turismo. A Europa já vem trabalhando em novas linhas de trem desde o início de 2021, especialmente para viagens noturnas.

Tendências para 2023 no setor de turismo

Esse foi um pequeno resumo das tendências de viagem levantadas pelas pesquisas da Booking.com, Expedia e Skyscanner para 2023. É interessante ver como algumas delas permaneceram nos relatório de 2021 para cá, o foco em destinos únicos e diferentes do convencional, por exemplo; e novas tendências de viagem apareceram, como o desejo de vivenciar a cultura das grandes cidades.

Outro ponto que podemos destacar é o fato dos relatórios trazerem de forma mais específicas quais são as experiências de viagem que a pessoas tendem a vivenciar no próximo ano e até mesmo nos seguintes. Experiências únicas como tendência de viagem já era mencionado há pelo menos 5 anos, mas sempre de forma genérica. Agora temos melhor noção do que isso significa para os viajantes.

Você se identifica em alguma dessas tendências de viagem para 2023? Ou já identificou outras que não foram mencionadas aqui? Conta para a gente nos comentários!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *