Celebrar o Dia do Rei é uma tradição fortíssima na Holanda. Saiba tudo o que você precisa saber para aproveitar a festa como um(a) verdadeiro(a) holandês(a). E já adianto que você você evita a todo custo esse dia na sua viagem a Amsterdam ou você se joga na cultura local. Vem conferir tudo no artigo!
O Dia do Rei na Holanda 🇳🇱, que acontece em 27 de abril, comemora o aniversário do Rei Willem-Alexander e o país inteiro vira uma festa! Não, não é por eles serem super nacionalistas. É um costume que acontece desde o século XIX. E esse também é o dia que você, como turista, deve evitar a todo custo se festa de rua não é a sua praia. Calma! Já explico.
Como a tradição de celebrar o Dia do Rei da Holanda começou?
Tudo começou em 31 de agosto de 1885, aniversário de 5 aninhos da então princesa Wilhelmina. A monarquia decidiu realizar uma grande festa em comemoração a futura rainha para promover a união nacional, já que o rei da época não estava bem na sua popularidade.
A estratégia funcionou tão bem que, ao assumir o trono, a festa passou a se chamar Dia da Rainha, ou Koninginnedag para os íntimos 💁♀️. E assim foi até 2013 quando sua neta e rainha na época, Beatrix, abdicou do trono. Inclusive, a cerimônia de passada da coroa foi no último Dia da Rainha. A partir de 2014, a celebração passou a ser no aniversário do Rei, 27 de abril.
Veja também
Viaje de trem pelo Brasil: experiências incríveis que você precisa conhecer
Descubra quais são os objetos mais populares da cultura brasileira
Por que eu digo que é para evitar ou se jogar nesse dia?
AMSTERDAM PÁRA no dia do rei!
Quer dizer NÃO PÁRA para quem quer MUITA festa 🕺💃. Se você é do tipo que detesta aglomeração, festa, gente bêbada OU só quer curtir a sua viagem para conhecer a cidade, apenas evite Amsterdam e outras cidades grandes holandesas no dia 27 de abril.
Fotografia de Camila Libório para Além de Viagem
Mas assim… evitar mesmo porque não vai ser uma experiência positiva nem para turismo, nem para pegar o avião para casa e nem para chegar na cidade e ir para o hotel.
Se você estiver saindo ou chegando em Amsterdam faça isso ou dia 26 ou dia 28 😉
Ok, você decidiu que quer ficar para aproveitar a festa?
Dicas para aproveitar o Dia do Rei da Holanda
- Cuidado com os furtos!🚨 Não descuide dos seus pertences, não coloque a carteira e o celular no bolso de trás da calça e cuidado com bolsas, mochilas e casacos num canto para não ficar com peso. O furto acontece, pode acontecer com você e aconteceu com uma amiga minha.
- Se alimente bem antes de sair de casa porque provavelmente você vai beber muito na rua e que acho que você não quer passar mal na festa 😉
- Falando em beber, os bares vão cobrar uns 2 euros caso você precise ir ao banheiro. Então, carregue alguns trocados com você.
- Se você estiver visitando Amsterdam em grupo e quiser uma experiência completa de Dia do Rei, pesquise com muita antecedência sobre aluguel de barco e festas no barco pelos canais da cidade.
- Se você participar de alguma festa no barco, saiba que estará beeem lotado e que não tem banheiro.
- Certifique-se sobre o funcionamento do transporte público no dia para planejar o deslocamento caso você se hospede fora do Canal Ring.
- Por último e não menos importante: USE LARANJA🍊 ALSTUBLIEFT!! Essa é a cor da família real e uniforme de todos que vão festejar. Provavelmente você vai encontrar vários lugares vendendo adornos antes e no dia da festa.
- Nessa época é melhor você se hospedar fora das áreas de bares do centro de Amsterdam, como o Red Light District, a Rembrandtplein, e a Leidseplein porque são lugares que ficam muito cheios e pode ser um grande incômodo na hora de sair e chegar na acomodação, e na hora de dormir.
Eu participei do último Dia da Rainha e de um Dia da Rei e é uma oportunidade incrível para vivenciar a cultura holandesa. Ambos foram em Amsterdam e é impressionante como a cidade se transforma. Se você tiver a chance, aproveite! (e curta muito por mim)
Agora me diz, você é do time de EVITAR ou SE JOGAR na farra?
Deixe um comentário