Conheça Vancouver por uma local: o que fazer, quando ir e o que visitar no Canadá

por

em

O Canadá é o país queridinho dos brasileiros para intercâmbio e morar fora, principalmente quando falamos das cidades de Vancouver e Toronto. O turismo acaba que fica de lado por não sabermos muito o que fazer no país além das cidades principais. Vem conferir o que fazer no país por uma local residente em Vancouver (e que já morou em Toronto e Montréal)!

A melhor forma de pegar dicas de um lugar é falando diretamente com um local! Quando se trata de um país cujo turismo não é tão forte, isso se torna ainda mais importante, né? Por isso, convidei uma pessoa muito querida que mora em Vancouver, já morou em Toronto e Montréal, e sabe tudo sobre o Canadá para nos dar as melhores recomendações do que fazer e visitar no país. Conheça a Laís: brasileira, empreendedora e residente no país há 3 anos.

Começando com: por que Vancouver?

Apresente-se! Quem é a Laís além do trabalho?

Quando não estou trabalhando, estou em uma ligação com amigos e família no Brasil, ou fazendo aulas de francês, ou tentando manter uma rotina de exercícios, ou passeando no supermercado. Amo cozinhar, ler e passar horas procurando um bom filme/série no Netflix (mas acabo dormindo na metade). Minha mais nova paixão é cuidar do novo membro da família, Luke!

Há quanto tempo você mora no Canadá e em Vancouver?

Cheguei no Canadá em julho de 2018 e fiz 6 semanas de pathway em Toronto, na Centennial College. Depois, fui direto para Vancouver, e cheguei no final de agosto, uma semana antes do início das aulas na Langara College.

Skyline de Vancouver
Fotografia de Juan Suarez em Unsplash

O que te fez adotar Vancouver como a sua casa? E há quanto tempo você está aí?

Vir para Vancouver foi uma decisão cheia de riscos, pois apesar de ter vindo para o Canadá em 2012 e 2017, não conhecia a cidade. Porém, o clima mais ameno e a beleza extraordinária do lugar foram fatores decisivos para essa escolha.

O que você sente em Vancouver?

Vancouver é a cidade da liberdade, que permite que cada um seja exatamente quem quer ser. É a cidade das montanhas, do oceano e dos lagos. Do esporte, dos smoothies, das leggings e Vans. Em Vancouver eu me sinto respeitada, segura e valorizada.

Vancouver | Fotografia de <a href="https://unsplash.com/@jeisen?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Jeffrey Eisen</a> em <a href="https://unsplash.com/s/photos/vancouver?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Unsplash</a>

São experiências completamente diferentes, pois quando você vem morar, os desafios são outros

Agora falando sobre a cidade…

Quais são os lugares mais especiais da cidade para você?

Caminhar pela “orla” do Canada Place até a English Bay foi um dos meus primeiros passeios aqui e com certeza aquela região é um lugar muito especial. O Stanley Park emite uma energia positiva e faz um contraste incrível com os arranha céus do centro da cidade. Cruzando a baía, seja pela linda ponte da Lions Gate ou pelo “aquabus”, é possível chegar em North Vancouver, lugar que tem um charme indescritível.

O que fazer numa primeira vez em Vancouver para uma experiência verdadeiramente local?

Se você só tiver um dia de passeio em Vancouver, tome café da manhã ou brunch em um dos milhares de lugares fofos (há cantinhos espalhados por toda cidade), mas preferencialmente em Gastown. Caminhe pela “antiga Vancouver” até o Canada Place e observe a transição dos prédios antigos até os mais modernos. Alugue uma bike e passeie por Coal Harbour até chegar ao Stanley Park. Pare no Cactus Club e aproveite o maravilhoso menu de happy hour (comida e bebida!). Mesmo sem vontade de comprar, vale a pena cruzar a Robson Street, que tem lojas icônicas e é considerada a “5th Avenue” de Vancouver. Aprecie a paisagem da English Bay e depois diga em direção a Yaletown, bairro charmosíssimo com muitos bares legais. Se ainda tiver disposição, pegue um táxi aquático para a Granville Island e explore as diversas lojinhas e restaurantes (lembre de provar poutine!). Para uma experiência verdadeiramente local, faça um hiking! Recomendo o de Deep Cove, em North Vancouver.

Fotografias de Luiza Palma

E quais pontos turísticos valem muito a visita em Vancouver?

Todos os pontos turísticos de Vancouver mencionados (Canada Place, Stanley Park, English Bay, Gastown, Deep Cove) e ainda, Queen Elizabeth Park, Vancouver Art Gallery, VanDusen Botanical Garden, Kitslano Beach, Grouse Mountain, Chinatown (ótimo para comprar os souvenirs!). Se tiver tempo, pegue um ferry até Victoria!

Como é comer em Vancouver? Tem algum bar ou restaurante que a gente precisa conhecer?

Vancouver é uma cidade extremamente multicultural! Você pode comer QUALQUER culinária do mundo de forma autêntica! Recomendo muitíssimo os sushis. Para comida italiana, vá ao Anton’s Pasta Bar (e se prepare para a fila) ou ao Olive Garden. Para carnes e entradas maravilhosas, vale a pena explorar o Keg Steakhouse (várias localizações). Se estiver buscando uma refeição completa a preço acessível, com certeza indico o Old Spaguetti Factory!

Onde você indica se hospedar em Vancouver?

Apesar de Downtown ser conveniente pela localização, não recomendo, pois à noite há muitos homeless e também é bastante barulhento. Vale a pena pesquisar na região de Yaletown ou na região de Mount Pleasant (próximo às estações de metrô Broadway City Hall e Kind Edward).

O que fazer próximo de Vancouver?

Quais lugares perto de Vancouver não podem passar batido? Por quê?

Victoria é uma cidade linda e só a viagem de ferry já vale a pena o passeio. É possível explorar o charme da cidade em um dia, mas se puder, durma e separe algumas (várias) horas para explorar o Butchart Gardens! Joffre Lakes possui uma trilha muito famosa e 3 lagos de água azul turquesa – vale a pena o esforço para completar a trilha até o terceiro lago, de onde você poderá ver mais de perto as montanhas com neve no topo. Alugue um carro ou pegue um ônibus até Whistler, cidade que sediou os jogos olímpicos de inverno em 2010. A estação de ski é um sucesso entre os amantes do esporte e a filha tem muitos restaurantes e lojinhas charmosos, sem contar que a estrada de Vancouver até lá é de tirar o fôlego.

Eu sei que você já conheceu outros lugares no Canadá, o que você recomenda conhecer no país?

Com certeza as famosas Rocky Mountains. A estrada até lá é considerada das mais lindas do mundo, então o caminho em si já vale a pena. A beleza dos lagos Louise, Morraine e Emerald são surreais. Hospede-se em Banff, uma cidadezinha cercada de montanhas e dedicada inteiramente ao turismo local.

Tem alguma experiência que a gente precisa ter nesses lugares?

Com certeza a Grouse Mountain! No verão, o bilhete de admissão à montanha inclui o acesso de ida e volta as seguintes atrações ao bondinho Super Skyride, ao teleférico Peak Chairlift, ao espetáculo The World Famous Lumberjack (Os Lenhadores Mundialmente Famosos), a demonstração Birds in Motion (Pássaros em Movimento), às conferências com guardas florestais sobre nossos ursos pardos, Grinder e Coola e, claro, às vistas surpreendentes de Vancouver e seus estreitos. Se dispensar as atrações e estiver com o físico em dia, você pode fazer a trilha (Grouse Grind) a pé até o topo da montanha e descer gratuitamente pelo teleférico.

Falando sobre o Canadá…

Quantos dias ficar nas principais cidades (Vancouver, Toronto, Québec, Montréal e Ottawa)?

Eu não ficaria menos que 3 dias em cada cidade. Em todas elas há muitos passeios disponíveis, e ter que fazer tudo às pressas prejudica a magia da experiência. Claro, tudo depende de interesses e preferências!

Qual a melhor época para conhecer o Canadá?

Cada estação tem a sua beleza e vantagem e a melhor época vai depender muito do que você gosta mais, principalmente em relação ao clima.

O verão é sem dúvidas o período mais agitado por aqui, e como o dia vai de cerca de 5 da manhã até 10 da noite, dá para fazer bastante coisa em um dia só. Se prepare para encarar dias de calor de mais de 30 graus!

O outono é sem dúvida a estação mais linda! As cores da cidade são coisa de filme, e o clima ainda não está tão frio assim.

O inverno, claro, tem a vantagem de ser uma experiência completamente diferente do clima mais conhecido dos brasileiros, e uma ótima oportunidade para praticar os esportes de inverno. Cuidado ao escolher Vancouver no inverno, pois em vez de neve, você poderá ver apenas chuva!

A primavera é belíssima, principalmente quando as cerejeiras estão desabrochando, e o clima também já começou a esquentar.

Intercâmbio e morar no Canadá

O Canadá é o país queridinho dos brasileiros para intercâmbio e morar fora, né? O que você recomenda para quem deseja migrar ou passar um tempo no país?

Eu diria que o Canadá hoje é o destino mais popular para intercâmbio! Minha principal recomendação é pesquisar bastante antes de decidir a cidade e ter muito claro quais seus objetivos: melhorar o inglês, estudar em College/university, ter experiência de trabalho, imigrar… lembre que aqui os programas de inglês não dão direito a trabalhar!

E eu sei que você fez dois intercâmbios no Canadá antes de morar em Vancouver, tem diferença entre as experiências de intercâmbio x morar?

São experiências completamente diferentes, pois quando você vem morar os desafios são outros (e são muitos!). Não há pressa em explorar a cidade, a rotina não é só de aula/passeios… são rotinas diferentes com certeza.

Um passarinho me contou 💁‍♀️ que você tem um negócio muito legal por aí, conte-nos mais!

Em 2020, depois de me estabilizar aqui após finalizar uma pós graduação, eu vi que a minha experiência (2 intercâmbios de línguas e 2 intercâmbios acadêmicos, o último com a intenção de imigrar) poderia ser útil a muitas pessoas. Ainda hoje há um desencontro de informações online, muitos mitos e mentiras sobre “como morar no Canadá”. Estudar no Canadá não é algo que possa ser planejado da noite para o dia! E, uma vez aqui, há muito que pode ser feito para que essa experiência seja a melhor possível. Por isso, fundei a Next Experiencies!

Como a Next Experience dá suporte a quem deseja fazer intercâmbio, migrar ou fazer turismo no Canadá?

Te ajudamos a entender o que o Canadá pode te oferecer de acordo com seus objetivos, preferências e orçamento. Após decidir que um programa de estudos é realmente o ideal para você, te ajudamos a escolher o curso e fazemos a matrícula. Também oferecemos serviços de turismo local para quem quer maximizar a experiência, principalmente quem vem fazer intercâmbio de inglês de curto prazo. Para fins de imigração, coordenamos a estratégia com o caminho escolhido pelo aluno (e se ele ainda não sabe qual melhor caminho, temos parceiros muito competentes para ajudar!). Nossa consultoria inicial de 20 minutos é gratuita, bem como o suporte durante o planejamento até a chegada no Canadá.

E quais são as principais oportunidades de imigração e intercâmbio no Canadá?

O Canadá possui uma forte política de imigração e a meta de trazer cerca de 400 mil imigrantes por ano até 2023. É um país de economia forte (e em crescimento), feito por imigrantes e que depende deles para continuar crescendo. Por isso, o respeito à diversidade é um diferencial para todos que desejam recomeçar a vida aqui. Essa mesma multiculturalidade é a maior vantagem do Canadá também para aqueles que desejam fazer um intercâmbio!

Quem é leitor/a do Além de Viagem tem desconto na Next? 😜

Sim! Basta dizer que ficou sabendo sobre a gente através do Além de Viagem que terá 5% de desconto na matrícula para qualquer curso (College ou Inglês), além de mais 20 minutos de consultoria gratuita para planejamento do seu intercâmbio no Canadá!

Curtiu conhecer Vancouver e o Canadá por uma local?

Laís, muito obrigada por dividir suas histórias e recomendações com a gente!

O contato com uma local dá muito mais clareza sobre as nossas possibilidades em um país e cidade, né? Conversar com residentes e acompanhá-las/os nas redes sociais são ótimas fontes de inspiração do que fazer em um lugar, ainda mais Vancouver cujo apelo turístico para brasileiros não é grande. Espero que você tenha se inspirado e descoberto pontos turísticos e atrações para conhecer em Vancouver e no Canadá.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *