O que fazer em Los Angeles para uma viagem de 1 a 30 dias

Como seria o seu roteiro se pudesse passar um mês em Los Angeles? Vem conferir esse planejamento para um intercâmbio na cidade do cinema com a programação para todas as semanas em Los Angeles.

Los Angeles ia ser a mais nova cidade dos Estados Unidos que eu ia conhecer em 2021. A viagem ia ser mais um intercâmbio para a conta: estudar liderança na California State University por 1 mês em janeiro junto com pessoas de diferentes partes do mundo. Já no início do planejamento, comecei a montar o meu roteiro em Los Angeles.

Só que o intercâmbio na Califórnia não aconteceu por motivos óbvios: pandemia. Ainda assim, por que não continuar o planejamento de um dia morar um mês em Los Angeles?

Então, vamos lá!

Quem é Los Angeles?

Los Angeles é a cidade dos filmes, da vibração, do sol e do luxo. A LA que conhecemos é formada por vários condados, uma espécie de distritos dentro de uma metrópole. Malibu, Santa Monica, Beverly Hills e a própria Los Angeles, por exemplo, são condados. Também é importante frisar que a cidade é grande e tem um trânsito caótico. Para piorar, o transporte público não tem boa distribuição.

Nem só de Hollywood vive Los Angeles! Para os amantes de arte e cultura, a cidade tem mais de 100 museus, sem contar que ela tem uma concentração de artistas maior que Nova York. Os mais famosos são: The Broad, The Getty Museum e Los Angeles County Museum of Art (LACMA).

Alguns avisos antes do roteiro

Primeiramente: eu sou o tipo de pessoa que faz um levantamento das principais atrações turísticas, bairros e lugares indicados pelos moradores do destino. Organizo tudo num roteiro macro do que visitar no dia, mas com a liberdade de mudar a rota no meio do caminho.

O planejamento da trip a LA foi como se eu fosse passar 3 semanas em janeiro, estudando de 9h30 às 15h todos os dias úteis. Uma vez que eu chegasse, já ia me empenhar em formar um grupo de amigos para ter companhia nos passeios e roadtrips pela região. O roteiro também seria adaptado conforme sugestões de lugares fossem aparecendo pelo caminho.

Deslocamento: como se locomover em Los Angeles?

Como falei, o transporte na cidade não é dos melhores. Pelo que li, ele funciona para turismo, mas o ideal é combinar transporte público com Uber/Lyft e aluguel de carro. Ônibus e metro seriam as opções principais recorrendo aos aplicativos quando não desse para chegar pela opção anterior. Para passeios mais distantes e em grupo, daria a preferência para o aluguel de carro.

Roteiro de 1 semana a um mês em Los Angeles

Semana 1: Apanhado geral de Los Angeles

Sábado: o dia da chegada

  • conhecer o bairro da hospedagem: provavelmente seria Northridge por ser onde eu iria estudar
  • treinar o percurso do curso: sempre vou conhecer o lugar de estudo/trabalho nos meus intercâmbios porque é menos uma preocupação no grande dia.
  • Fairfax District: explorar o bairro no fim de tarde e jantar no The Original Farmers Market.
Fotografia de Prayitno, disponível em Wikimedia Commons

Domingo: basicão dos pontos turísticos de Los Angeles

Big Bird Hollywood Walk of Fame, Hollywood Boulevard, Los Angeles
Fotografia de Martin, disponível em Flickr

Manhã

  • TCL Chinese Theatre: o clássico cinema de Los Angeles. Inaugurado em 1927, já presenciou a estreia de milhares de filmes de Hollywood, principalmente na época de ouro do cinema da cidade.
  • The Dolby Theatre: onde acontecem as premiações do Oscar
  • Calçada da Fama: onde ficam as famosas estrelas dos artistas. Se você tem quiser encontrar uma estrela específica, procure no aplicativo Official Walk of Fame 😉 Ele tem um catálogo de todas e agiliza a vida porque essa rua é beeem grande.

Tarde

  • Pier Santa Monica: sabe aquele famoso píer da Califórnia com parque de diversões? É exatamente esse! Fica no condado de Santa Monica, perto de Venice Beach.
  • Venice Beach & Venice Canals: O bairro tem aquele estilo boêmio cheio de arte e artistas de rua e, pelo o que li, também é um ótimo lugar para descobrir lojas locais. Já os canais foram construídos para se parecerem com Veneza. Assim… parece algo bem americano, mas eu iria pelo potencial fotográfico.

Segunda a sexta:

  • Downtown LA: Aqui a gente vai encontrar algumas das principais atrações a alguns minutos de distância. Pelo o que li, é um lugar que dá para voltar algumas vezes na semana. O meu objetivo na primeira visita é conhecer o museu The Broad, a livraria The Last Bookstore e Grand Central Market para jantar.
  • Observatório Griffith: Para quem ama ver uma cidade de cima, esse é o lugar! Daqui, conseguimos ver a cidade até o oceano Pacífico. O observatório também conta com salas astronômicas e telescópios gratuitos e abertos ao público.
  • Beverly Hills: O condado das celebridades, precisa de explicação? O plano aqui seria buscar a casa de algumas celebridades e tirar foto na famosa placa.
  • Assistir a algum programa na plateia: Sabia que você consegue assistir a algum programa ao vivo? Pois é! Cada programa tem o seu esquema. Esse artigo do no site oficial de turismo da Califórnia explica como conseguir.
  • Disneyland Park: Não sou #disneyaddicted , mas não perderia a chance de conhecer o primeiro parque de Walt Disney. Eu já conheço o parque de Orlando, então a intenção aqui é visitar as atrações únicas deste e assistir ao show de encerramento.
Foto de Brandi Alexandra, disponível em Unsplash

Semana 2: Explorar bairros específicos

Sábado

Manhã

  • Caminhada até o letreiro de Hollywood: Há algumas opções de trilhas para observar o letreiro do alto. Eu poderia trazer alguma sugestão que encontrei na internet, maaas essa eu deixo para perguntar a algum local 😉

Tarde

  • Explorar os Santa Monica e Venice: Sim, eu voltaria para esses bairros para poder conhecer mais e aproveitar os cantinhos.

Domingo

  • Explorar Pasadena: Pasadena é a segunda cidade mais antiga da região de Los Angeles. Ela era um lugar de férias para onde famílias da região iam. É um lugar para explorar o comércio local e as ruas com construções do início do século 1900.

Durante a semana

  • Disney Adventures Park: Esse é o segundo parque da Disneyland com atrações mais “radicais”. Como os parques da Disney são sempre voltados para criança, o uso das aspas é preciso hehe. O ingresso dos parques da Disneyland podem ser usados ate 13 depois do primeiro uso.
  • Koreatown: Esse é um bairro com bastante diversidade cultural por conta de imigrantes sul coreanos e latinos. É uma ótima opção para conhecer um pouco da cultura do país através das lojas e restaurantes. Além disso, conta com uma noite bem movimentada com baladas e karaokes.
  • Downtown LA + Arts District: Mais uma tarde em Downtown LA, dessa vez para explorar o Arts Districts – região com muita arte de rua.
  • Bergamot Arts Centre: O centro de arte fica em Santa Monica e é um complexo com galerias de arte.É um lugar deliciosa para passar a tarde e lanchar no café do espaço.
  • Malibu: Uma das tardes da semana seria para conhecer essa cidade de praia.

Semana 3 do Roteiro em Los Angeles

Sábado + domingo: Roadtrip to Vegas com o pessoal do curso 💁‍♀️

O terceiro fim de semana fica reservado para uma viagem a Las Vegas! São 4h30min de estrada rodeada por uma natureza bem diferente do que temos no Brasil. Provavelmente eu faria a ida com um carro alugado para ter a experiência de dirigir numa estrada americana. Já a volta seria de ônibus porque acredito que o grupo estaria bem cansado dos dois dias de viagem e festa.

Durante a semana

  • The Getty Museum: O museu possui uma coleção de arte do século XIII até os dias atuais, além de um projeto paisagístico lindíssimo e uma ótima vista da cidade.
  • Tour guiado em algum estúdio: Você pode visitar os estúdios da Warner Bros, Universal, Sony e Paramount. Eu iria no da Warner e/ou Universal por conhecer mais as produções deles, como Friends, Gilmore Girls e Harry Potter <3 Lembre-se de comprar os ingressos com antecedência, pois há hora marcada para chegar.
  • Universal Studios Park: É claro que também não perderia a chance de visitar mais um parque, né?

O último fim de semana, sendo da semana 4, eu iria visitar o Grand Canyon e pegaria o avião de volta ao Brasil no início da semana, terça ou quarta.

Roteiro de um dia a um mês em Los Angeles

Esse seria a versão mais geral do roteiro em Los Angeles. Eu iria ajustar o planejamento conforme as descobertas in loco, sugestões do grupo do curso e recomendações do pessoal que eu for conhecendo de Los Angeles.

E aí, bora para LA? O que você não pode perder na cidade?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *