Esse texto é para quebrar a visão romantizada que se tem sobre morar fora porque é SIM difícil. Sem dúvidas a experiência é enriquecedora e privilegiada, mas vem acompanhada de muita dor e crescimento.
O que ninguém te diz sobre morar fora é a montanha russa de emoções que você tem. É uma experiência hiper romantizada e que pode sim ser muito dolorida, principalmente para quem chega com altas expectativas (e quem não chega, né?)🤯
Você não conhece o espaço, não conhece as dinâmicas do lugar nem como as relações com as pessoas funcionam. Você também não tem amigos ainda e precisa assimilar um monte de informação. Você está sozinha, é você e você com seus sonhos, medos, melhores e piores dias.
Quando todo aquele fervor da chegada passar, você vai realmente viver no lugar.
Vão ter dias que o lugar vai sim te decepcionar, que você vai sentir falta da sua família e dos seus amigos, vai se frustrar por não conseguir se comunicar no idioma local ou não conseguir passar a mensagem do seu jeito para os amigos gringos.
E não tem jeito, vai passar vários dias festivos sozinha/o. Além de claro, postar uma foto super feliz num lugar maravilhoso quando você sabe que algo está faltando para aquele momento ser, de fato, incrível. Mas olha, logo você aprende a lidar com essa montanha russa de emoções. Siga em frente e não deixe a peteca cair!
O que fazer para melhorar a adaptação?
Participar da comunidade da sua nova cidade é a melhor forma de amenizar esses sentimentos quando for morar fora do Brasil. Minhas sugestões de adaptação são:
- martricular-se num curso do idioma local;
- fazer alguma aula de atividade física em grupo (para malhar, dançar ou fazer o exercício de sua preferência);
- participar de grupos de pessoas locais com os mesmo hobbies que você;
- buscar por grupos de brasileiras que se interessam pelos mesmos assuntos que você;
- encontros de imigrantes de outras nacionalidades também ajudam muito na adaptação;
Tudo isso te ajuda a fazer amigos 🥰
Como encontrar grupos de encontros?
- grupos de facebook: pesquise pelos seus hobbies na cidade destino
- seguir pessoas brasileiras que moram na nova cidade
- participar de passeios organizados pela escola de idioma ou pelo trabalho
A maioria das minhas amizades de intercâmbio foram feitas dessa forma 😉 Não tenha vergonha de se expor, fale do jeito que você sabe e se abra para novas experiências. A sua vida morando fora não será igual a do Brasil. Por isso, aproveite todas as oportunidades e aprenda com as frustrações.
Deixe um comentário