Paris é a queridinha do turismo, mas há outras cidades tão lindas quanto para conhecer na França. Reunimos as10 melhores cidades e mais lindas com ótimas atrações para você visitar na sua próxima viagem à França.
Depois de fazer a sua viagem por Paris, por que não conhecer outros lugares na França para visitar? Essa lista de cidades para conhecer na França foi pensada para te inspirar a ir às melhores cidades do país, além de Paris. Assim, você irá conhecer um outro lado da França ao visitar essas cidades. Então, não recomendamos que você faça um bate-volta, saindo de Paris, porque as distâncias são maiores do que o necessário para esse tipo de viagem.
Algumas das cidades selecionadas para você visitar na França funcionam como base durante a sua viagem para conhecer outros lindos vilarejos da região. Portanto, indicamos ficar entre 2 e 4 dias inteiros caso você queira combinar com outros passeios de bate-volta.
Para otimizar a sua leitura, organizamos as cidades por melhores época para ir e pela proximidade de Paris. Assim, você já sabe se consegue ir de carro, trem ou se não é mais rápido ir de avião. Por mais que o país seja pequeno, vale à pena viajar de avião para as cidades mais distantes porque as viagens de trem ou carro ficam por volta de 6 a 8 horas de chão.
Cidades para conhecer na França no outono e no inverno
1 – Lyon
Distância: 464km | Tempo de carro: 4h30 |Tempo de trem: 2h
Lyon é uma linda cidade para visitar na França, muito reconhecida pela sua gastronomia e cinema. Ela serve como base para você explorar as cidades ainda menores da região e, até, fazer um bate-volta na Suíça! Chique, né? Lyon é uma cidade viva! Muito por conta das universidades que atraem jovens estudantes.
A região de interesse turístico fica majoritariamente na Presqu’Île, uma península entre os rios Saône e Rhône, e na Vieux Lyon. Nessa você encontra prédios de arquitetura antigos, com ruas fofinhas para caminhar sem destino. Na parte alta de Vieux Lyon fica a imponente Basílica de Notre Dame de Fourvière, que pode ser vista de toda a cidade. Aproveite para caminhar até o Teatro Romano que fica ali perto.
Já na Presqu’Île, você precisa explorar o bairro artístico de Croix Rousse (a Montmartre lyonesa), admirar a Place Bellecour, passar pela Place des Terreaux e o Hôtel de Ville, e ir em uns dos incontáveis museus da cidade.
Combine com: Bate-volta a Annecy (já vamos falar dela 😉), Grenoble (na Suíça) ou Chamonix. E ainda dá para programar a viagem na época dos eventos da cidade, em especial, a Fête de Lumière quando a cidade tem shows de iluminação nas ruas, além de toda a decoração de natal.
2 – Colmar
Distância: 492km | Tempo de carro: 5h10 |Tempo de trem: 2h:30
Além de ser uma gracinha, Colmar também é conhecida pelo seu lindo mercado de Natal. A cidade fica na região de Alsácia, bem perto da fronteira com a Alemanha. Colmar é uma ótima cidade para conhecer na França para quem gosta deseja uns dias bem românticos, bem no estilo dos contos de fada. A arquitetura do centro histórico é majoritariamente de casas com estrutura de madeira, todas em tons pastéis. É um lugar para flanar sem destino porque todas as ruas são lindas. Alguns pontos de interesse são: La Petite Venise, passeio de barco nos canais, a Koïfhus (antiga alfândega) e o Marché Couvert (mercado coberto).
Combine com: Passagem por Strasbourg, Basel (na Suíça) e Freiburg im Breisgau (Alemanha).
3 – Strasbourg
Distância: 492km | Tempo de carro: 5h30 |Tempo de trem: 1h46
Marcada pela influência franco-germânica, Strasbourg foi palco de dominações romanas, francesas e alemães. Apesar de ter sofrido com as guerras, ela ainda é uma cidade linda de arquitetura marcante e oferecendo o melhor da França e da Alemanha.
Quando estiver em Strasbourg, não deixe de passear nos bairros de Grande Île (Grande Ilha), Petite France (Pequena França) – super charmoso – e o Neustadt – o bairro alemão, construído na época da dominação prussiana. Por mim, não deixe de passar na Catedral de Notre Dame, que é cheia de detalhes, tanto na fachada, quanto no seu interior. O blog Viajoteca escreveu um ótimo roteiro em Strasbourg, leia aqui.
Combine com: Metz, Nancy, Stuttgard (Alemanha)
Conheça uma Paris mais autêntica
Paris à Vista são desafios enviados durante todos os dias da sua viagem para você conhecer lugares diferentes e ter uma experiência ainda mais especial em Paris.
4 – Annecy
Distância: 560km | Tempo de carro: 6h | Tempo de trem: 4h30
Também conhecida como “A Veneza dos Alpes”, Annecy é um dos lugares mais encantadores para conhecer na França. A cidadezinha fica perto da Suíça, bem pertinho de Geneva, tem um lindo lago de águas cristalinas e uma ótima integração com a natureza.
O centro histórico e turístico tem muitas casinhas antigas, sendo cortado por um canal que desemboca no Lago de Annecy. Além do lago, outros pontos de interesse são: os Jardins de l’Europe, o Palais d’Isle, o Castelo da Cidade (Château d’Annecy) e a Ponte dos Amores.
Por mais que visitá-la no inverno dê um clima extra de romance na viagem, considere também ir de maio ao início de outubro. Isso porque as temperaturas estarão mais amenas. Assim, você poderá ter experiências bem locais de se banhar e fazer atividades no lago.
Combine com: Chamonix, Geneva, Lyon.
5 – Bordeaux
Distância: 583km | Tempo de carro: 8h | Tempo de trem: 2h40
A Cidade dos Vinhos, Bordeaux é perfeita para os amantes da bebida. Bordeaux tem ar de cidade grande francesa, mas sem deixar a arquitetura clássica, característica do país de lado. Sua localização fica no sudoeste da França, no caminho para a Espanha e perto do mar, da Baía de Biscaia. A cidade é cortada pelo Rio Garonne, tendo a Ponte de Pedra como a ligação para o centro histórico.
Essa região faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco, tendo um circuito específico que passar por: Monumento aos Girondinos, a Ópera Nacional, a Igreja de Notre-Dame, o Grande Relógio e o Espelho d’Água que fica ente o Rio e a Place de la Bourse. Não deixe também de caminhar ou pedalar pela borda do rio. Os amantes do vinho ainda precisam visitar a Cité du Vin – um museu super tecnológico sobre a bebida – e o mais low profile Musée du Vin no centro histórico.
Agora, se você também gostar de arte de rua e iniciativas mais contemporâneas, não peca o Darwin Ecossistema : um antigo espaço militar renovado para atender artistas e negócio ecológicos. Bordeaux é uma das melhores cidades da França para conhecer porque ela possui vinhedos, história e atrações culturais para aproveitar. Ela tem muito mais o que oferecer, essa foi uma pequena amostra do que você pode curtir lá.
Combine com: Saint-Émilion, Costa do Médoc (sim a uva do vinho) e La Rochelle
6 – Saint-Émilion
Distância: 586km | Tempo de carro: 8h | Tempo de trem: 4h
Em Saint-Émilion você vai se sentir transportada para a Idade Média! É um dos lugares mais bonitos da França para quem quer visitar cidades medievais. Todas as casas mantém a arquitetura de pedra. Além disso, você vai poder provar dos melhores vinhos do mundo. A melhor forma de explorar essa linda cidade da França é caminhando sem muitos destinos. Dessa forma, você vai encontrando ruas cheias de história e vai apreciando a natureza local dedicada à produção do vinho.
Durante o passeio, você vai ver a Igreja monolítica de Saint-Émilion e as muralhas da vila e seus portões. A vila ainda tem lojas especializadas de vinho que enviam para todo o mundo, então vale anotar os nomes dos rótulos Grand Cru que deseja da região para pesquisas e comprar. É claro, não deixe também de visitar os vinhedos porque tem muitos chateaux.
No site oficial de turismo de Saint-Émilion você encontra as vinícolas abertas ao público no dia da sua viagem. Algumas cobram entrada outras já possuem visitação gratuita. O site de turismo diz que a reserva é obrigatória, mas eu já fui em uma que decidi ir na hora e não precisou, ainda assim, fica a recomendação de reservar.
Combine com: Bordeaux e vinícolas
As melhores cidades para conhecer na França na primavera e no verão
7 – Étretat
Distância: 209km | Tempo de carro: 3h | Tempo de trem: 4h
Étretat é uma cidadezinha na Normandia que é famosa principalmente por 2 coisas: a série da Netflix Lupin e as suas falésias. A vila se localiza entre montanhas, que formam as falésias, e a praia de frente para o Canal da Mancha. É justamente na praia de Étretat, de frente para a famosa falésia que o enredo da segunda temporada de Lupin começa.
A cidade é ótima para flanar e você pode conhecer o Vieux Marché (Mercado Antigo) antes de pegar o trenzinho (ou a escadaria de 263 degraus) para subir Falésia Amont. De lá, você poderá ver o Port l’Aval, famosa formação rochosa, apreciar a cidade do alto, visitar a Capela Notre-Dame-de-la-Garde e passear pelos jardins de Étretat, que influenciaram o pintor Claude Monet.
Combine com: uma viagem de carro para conhecer a região e passar por Rouen, a capital da Normandia.
8 – Marseille
Distância: 774km | Tempo de carro: 10h | Tempo de trem: 3h40
@alemdeviagem Marselha e os seus encantos 🥰 #cotedazur #cotedazurfrance #marseille #suldafrança #marselha #marseilla #mediterraneo #eurosummer #veraoeuropeu #veraoeuropeu2024 #nice #frança ♬ La belle vie – Sacha Distel
Saímos do interior e chegamos às praias! Marseille é uma cidade grande e histórica da França no Mediterrâneo e funciona como uma ótima base para conhecer a região. Vale também ficar uns dias a mais do que o normal de 3 dias, eu ficaria uns 5 para fazer tudo com calma e ter um gostinho da vida no Mediterrâneo.
Comece a sua visita pelo Quartier du Panier, o bairro mais antigo da cidade, os passeios seguintes devem incluir principalmente a Basilique Notre-Dame de la Garde, o Porto Antigo (Le Vieux Port), o MuCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo), os Calanques de Marseille e, claro, as praias. A cidade realmente tem muitas atrações, por isso, use e abuse do site oficial de turismo para te ajudar no planejamento da viagem.
@alemdeviagem A Time Out publicou a lista dos 40 bairros mais legais do mundo e o mais ~cool da França, não fica em Paris, mas em Marselha! O Cours Julien é um bairro que respira arte 🎨 e cultura alternativa. Você já vê isso logo quando sobe a escadaria que dá à praça. Ela é um verdadeiro painel que de tempos em tempos novos artistas produzem uma nova pintura na escadaria. O bairro é repleto de bares e restaurantes 🍢🌮🍛. Se você chegou em Marseille e não sabe aonde ir, esse é o lugar onde não irá faltar opções! No alto do “Cours Ju” você já encontra várias opções 🍺🍸 Caminhando pelas ruas transversais você verá ainda mais opções. Se preferir algo mais calmo, Place Notre Dame du Mont para encontrar um ambiente menos “night”. Não é só de noite que o Cours Ju vive! De dia há cafés, lojas de produtos locais, como as fromageries 🧀 (lojas de queijo), galerias de arte, lojas de moda local e brechós. Explore a região para encontrar tudo o que o bairro tem a oferecer. 🌇 Para as amantes de pôr do sol, o topo da escadaria do Cours Ju é ótimo para ver o sol se pondo. Não deixe de ver a escadaria de frente também, pois as cores da pintura ficam ainda mais lindas. ✨Essa é só uma das atrações incríveis que Marseille tem a oferecer! Acompanhe o Além de Viagem para descobrir tudo sobre a 2a maior cidade da França 🇫🇷 e a capital da Provence 😉 #marseille #marselhabebe #marselha #brasileiraspelomundo #brasileiraspelaeuropa #brasileirasnafrança #oquefazernafrança #veraoeuropeu ♬ One Side – Iyanya
Outro ponto importante para saber sobre Marseille é que, por ser uma das maiores cidades da França, ela tem seus problemas sociais e alta criminalidade. Portanto, na pesquisa, informe-se sobre os bairros não recomendados para turismo e como se proteger, ok? Ainda assim, a visita é recomendada por todos os seus 26 séculos de história e todo o seu poder cultural e belezas naturais que ela tem a oferecer.
Combine com: Aix-en-Provence, Manosque (onde fica a fábrica da L’Occitane), Gorges du Verdon (meu sonho), Montpellier e Avigon.
9 – Biarritz
Distância: 782km | Tempo de carro: 9h30 | Tempo de trem: 4h30
Biarritz é uma das melhores cidades para se conhecer um outro lado da França pela sua cultura um um pouco diferente. Esse balneário francês e antiga vila de pescador fica na região do País Basco, cuja cultura ainda influência os costumes, culinária e idioma. A cultura Basca é secular e, até hoje, não se sabe como começou. A região do País Basco compreende também o norte da Espanha, portanto, conhecer Biarritz é conhecer um pouco de uma cultura ainda desconhecida pelos brasileiros.
A cidade foi muito popular entre a nobreza porque, no século XIX, foi o lugar de veraneio de Napoleão III e sua esposa Engénie. Aproveite Biarritz indo às praias, aprendendo surf, conhecendo o mercado munipal Les Halles, provando a culinária local, indo até o Rocher de la Vierge (rochedo da Virgem) e muito mais. Leia tudo sobre Biarritz nesse artigo no Amazonas e Mais.
Combine com: A melhor forma é aproveitar para conhecer os principais atrativos da região Basca, incluindo Hendaye, San Sebastian, Bilbao, Pamplona* e os Pirineus.
*dizer que Pamplona faz parte do País Basco é complicado porque existem questões políticas e culturais que não vem ao caso aqui, mas a cidade tem influência basca sim.
10 – Nice
Distância: 932km | Tempo de carro: 10h30 | Tempo de trem: 6h
Dizem que Nice é a cidade onde você pode ir à praia e às montanhas para esquiar no mesmo dia hehe. Isso porque ela fica entre o Mar Mediterrâneo e os Alpes. Nice também funciona como uma ótima base no Mediterrâneo para conhecer alguns lugares lindos da região. De todas as cidades da França que listamos para você conhecer, essa é tem uma vibe bem Rio de Janeiro. Essa é umas das melhores cidades para fazer base ao conhecer a Côte d’Azur na França porque ela fica perto de vários balnerários.
Para conhecer o melhor de Nice, você precisa caminhar na Promenade des Anglais, perder-se pela Vieux Nice (bairro com forte influência italiana na arquitetura), visitar a Catedral da cidade, subir a Colline du Château, passar pela Place de Massena, conhecer a Catedral Ortodoxa Saint-Nicolas e, obviamente, curtir as praias. Falando em praia, considere fortemente comprar um “sapato de praia”, uma sapatilha que vai te ajudar a andar nas pedrinhas que formam a “areia” da praia. Você também vai encontrar as partes privadas, onde você precisa consumir no restaurante.
Combine com: Saint-Jean-Cap-Ferrat, Villefranche-sur-Mer, Èze, Mônaco, Cannes, Antibes e Córsega.
Conclusão das cidades para visitar na França, além de Paris
Todas as informações trazidas aqui no post foram trazidas de muita pesquisa dos sites oficiais de turismo e de blogs franceses. Como dito anteriormente, algumas cidades funcionam como base para permitir viagens bate-volta, outras são para serem visitadas em um dia. As distâncias são bem grandes, tendo Paris como ponto de partida, portanto, considere planejar uma viagem para a região da cidade indicada para aproveitar melhor o seu tempo e euros. Algumas cidades possuem aeroportos regionais, sendo mais uma opção de transporte porque você pode voar direto de Paris, entre elas ou de outros países – sem ter que passar pela capital.
Gostou das indicações de cidades para conhecer na França? Comente no post as suas dicas caso você já tenha ido a alguma delas ou as suas dúvidas se estiver planejando uma viagem para lá 😉
Deixe um comentário