A Cachoeira do Horto é a mais popular no Rio de Janeiro e o seu acesso é super tranquilo. Conhecer a Cachoeira do Horto é se tornar um pouquinho mais Carioca por conhecer atrações que vão além dos pontos turísticos. Continue lendo o post para saber tudo sobre a Cachoeira do Horto e como chegar nela.
A Cachoeira fica no bairro do Horto. Situada atrás do Parque do Jardim Botânico e ao pé do Parque Nacional da Tijuca, o Horto é um bairro que esconde algumas das mais belas cachoeiras da cidade, sendo a mais acessível a Cachoeira da Quebra. Conhecida popularmente como Cachoeira do Horto, essa área na verdade compreende duas cachoeiras principais: a da Quebra (ou Represa) e a do Chuveiro.
A primeira, a Cachoeira da Quebra oferece uma piscina natural rasa e uma agradável queda d’água um pouco mais profunda. Nas fotos você vê que há um cano bem próximo de onde a água cai, mas ele não chega a atrapalhar a experiência. Nesse artigo, eu te conto tudo sobre a Cachoeira da Quebra, a primeira queda da Cachoeira do Horto. O blog Até Onde Pude Ir fez um artigo explicando como chegar na outra cachoeira que precisa de trilha, a Cachoeira do Chuveiro.
@alemdeviagem Calor no Rio de Janeiro é sinônimo de se abrigar na água. Vem conhecer a Cachoeira do Horto! #riodejaneiro❤️ #cachoeirasdoriodejaneiro #cachoeiradohorto #cachoeiradohortorj #oquefazernorio #oquefazernorj #veraonorio #veraonoriodejaneiro ♬ som original – Além de Viagem | Camila
Como Chegar na Cachoeira do Horto
Chegar à Cachoeira do Horto é uma tarefa simples. Você precisa ir na Estrada da Vista Chinesa, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca. Subindo a Estrada da Vista Chinesa por 10 minutos, você encontra a placa indicativa da Cachoeira do Horto. A primeira queda já é a Cachoeira da Quebra. O acesso à cachoeira é super fácil, basta andar da entrada e logo você avistará ela, sem precisar passar por trilhas.
Por ser uma área de proteção ambiental, a Estrada da Vista Chinesa fecha nos finais de semana para veículos. Além disso, por mais fácil que seja, o acesso à cachoeira só é permitido das 8h às 17h, funcionando no mesmo horário do Parque Nacional da Tijuca.
Como ir de carro:
Indo de carro nos finais de semana, você vai precisar estacionar antes da entrada do Parque. Se possível, já tente estacionar no final da Rua Pacheco Leão ou no início da Estrada da Vista Chinesa para encontrar mais opções de vaga. Depois é só ir andando.
Outra alternativa é ir de táxi ou carro de aplicativo (Uber/99) até a entrada do Parque e depois ir andando na estrada até a placa da cachoeira.
Como ir de transporte público:
Para quem opta pelo transporte público, a linha 409 deixa você próximo ao início da estrada, facilitando o acesso à cachoeira. É só ir até o ponto final da linha no sentido Horto.
Onde comer na Cachoeira do Horto
Não há quiosques ou restaurantes na Cachoeira e na Estrada da Vista Chinesa e também não costuma ter vendedores ambulantes. Sendo assim, o ideal é levar um lanche para comer algo lá e jogar o lixo no lixo. Há um supermercado Zona Sul na Rua Jardim Botânico bem perto do Horto.
Quem preferir, pode deixar para comer nos restaurantes no próprio bairro, como o La Bicyclette – onde há opões de pratos, café da manhã e brunches ótimos. O bairro do Jardim Botânico também têm vários restaurantes, como o Empório Jardim e o Prana Vegetariano.
Combinando a Cachoeira com outros passeios no Rio de Janeiro
A visita à Cachoeira do Horto pode ser perfeitamente combinada com outros pontos de interesse na região:
- Vista Chinesa: só continuar subindo a Estrada até o mirante.
- Parque do Jardim Botânico: volte para o bairro homônimo para entrar no parque
- Parque Lage: o parque fica no início da Rua Jardim Botânico
- Almoçar em alguns dos restaurantes da região
Conclusão da Cachoeira da Quebra
Explorar a Cachoeira do Horto é mergulhar na essência carioca e descobrir uma faceta do Rio de Janeiro além dos cartões-postais. Um passeio autêntico, que foge do convencional e revela a beleza natural que a cidade tem a oferecer.
Espero que este guia te inspire a planejar sua próxima aventura ao Rio de Janeiro, explorando a magnífica Cachoeira do Horto e tudo o que essa região tem a oferecer.
Deixe um comentário