Niterói por uma local: o que fazer, atrações e pontos turísticos

por

em , , ,

Você sabe o que fazer em Niterói? Essa cidade encantadora fica do outro lado da Baía de Guanabara, de frente para o Rio de Janeiro e repleta de atrações para conhecer além da vista linda da cidade carioca. Vem conhecer Niterói de um jeito diferente dos roteiros tradicionais com dicas direto da nossa local da Cidade Sorriso!

Com apenas 13km de distância do Rio de Janeiro, Niterói acaba ficando de lado dos guias de turismo cariocas – sabe-se lá porque já que ela é uma graça. Por isso, convidei uma residente de Niterói para ser a nossa Local na Cidade Sorriso. Juliana, a querida do @julianafoiviajar, vai nos contar as melhores dicas de o que fazer em Niterói!

Como a Ju é uma super viajante e também amante do Rio de Janeiro, teremos ainda muitas dicas de viagens pelos lugares que ela já passou, no Brasil e no exterior. Vem conferir a entrevista!

Uma local em Niterói: o que fazer na Cidade Sorriso

O perfil da @julianafoiviajar

1 – Quem é a Juliana viajante?

A Juliana viajante é uma pessoa que gosta de aproveitar muito o lugar onde está! Que prefere acordar cedo e começar os passeios pela manhã, andando o máximo possível para conhecer os cantinhos da cidade. Que ama achar um lugar pra ver o pôr-do-sol num dia mais relax e que também gosta das coisas mais organizadas e planejadas.

Juliana no Marrocos | Fotografia de acervo pessoal

2 – Como é o seu estilo de viagem?

Meu estilo de viagem é mais planejado e econômico. Gosto de pesquisar bem sobre os melhores lugares pra visitar e também prefiro determinar antes o que fazer em cada dia. Não gosto de viajar de uma forma não planejada, porque a meu ver isso deixa a viagem muito mais cara e desperdiça muito tempo, além de abrir espaço pra perrengues desnecessários. Também valorizo ir a atrações gratuitas e pelo menos um dia da viagem fazer uma refeição bem típica do local!

O que fazer em Niterói: atrações e pontos turísticos

3 – Como curtir Niterói em um dia?

Niterói não é muito grande, então curtir a cidade em um dia é super possível! No centro tem o Centro Cultural dos Correios. No bairro de Boa Viagem tem o Museu de Arte Contemporânea (famoso pela forma diferentona que lembra um disco voador) e no subsolo tem o Bistrô, que oferece brunch e almoço. Depois dá pra andar pela Praia de Boa Viagem que fica bem ao lado.

No bairro de São Francisco tem o Bosque dos Eucaliptos e logo depois o Parque da Cidade, local com dois mirantes e com uma vista linda, o melhor lugar pra ver o pôr- do-sol, por estar situado em altitude elevada. Já pela orla da Praia de São Francisco tem muitos bares e restaurantes diferentes, ótimo pra encerrar o dia na cidade.

Fotografias de Juliana Padilha

4 – O que fazer em Niterói além dos pontos turísticos?

Outra opção pra quem é mais aventureiro/curte natureza seria começar o dia fazendo alguma trilha, como a trilha do Costão, em Itacoatiara ou do Morro das Andorinhas, em Itaipu. São trilhas com vistas maravilhosas, pra quem curte esse tipo de passeio é imperdível.

5 – Niterói tem praias lindas que nem os cariocas conhecem, né? Quais praias você mais indica em Niterói?

Pra mim tem várias praias boas de ir, com as praias apropriadas pra banho ficando na Região Oceânica, que é mais distante do centro. A Praia do Sossego (entre Piratininga e Camboinhas) é menorzinha e muito boa pra nadar, além de ser linda, possuindo o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul (o acesso é somente de carro). Também gosto muito da Praia de Itacoatiara e da Praia de Camboinhas (nessas é possível ir de ônibus).

Praia de Camboinhas

Os passeios culturais no Rio de Janeiro

6 – Quem te acompanha no insta sabe que você também é fã do Rio <3 Quais são os passeios imperdíveis no Rio de Janeiro para você?

Pra mim são os espaços culturais incríveis que a cidade tem, como o CCBB, o Museu de Arte do Rio e o Museu de Arte Moderna. Além disso, os lugares mais de natureza são maravilhosos, como o Parque Lage e Jardim Botânico. Também amo o bairro de Santa Teresa, com o Parque das Ruínas e bares legais por perto.

Fotografias de Juliana Padilha

7 – Como você faz para saber das exposições e eventos culturais do Rio e de Niterói?

Eu sou bastante atenta às redes sociais, acompanho as páginas das instituições com freqüência e também confiro sempre a agenda cultural das duas cidades. As páginas dos outros criadores de conteúdo também são muito boas pra saber de mais novidades!

Viagens pelo Brasil: o que fazer na região norte

8 – Um passarinho me contou que você tem família no norte do Brasil hehe. Dos lugares que você já foi, o que todo mundo precisa conhecer na região?

Minha família inteira é do estado do Pará e eu morei muitos anos em Belém. Amo visitar a cidade, tem lugares lindos pra conhecer, como o Mangal das Garças, Estação das Docas e a Ilha do Combu. Em Belém, não deixem de conhecer esses locais! Também a cultura local e a gastronomia são únicas pra mim!

9 – E quais são os pratos mais gostosos da gastronomia do Pará?

Eu amo o açaí de lá, que é aquele verdadeiro e do puro extrato da fruta (o açaí aqui do Rio seria o que eles chamam de “frozen”, é totalmente diferente, outra coisa mesmo). Também adoro comer vatapá e peixe com tucupi!

Morando fora do país: experiência de intercâmbio

10 – Um passarinho também me contou que você já morou em Braga, Portugal. Como foi a experiência de morar fora?

A experiência de morar no exterior é algo desafiador e onde você sente que cresce bastante. Eu amei ter morado em Portugal, me senti mais tranquila e à vontade do que em outro país da Europa por estar morando em um país de mesma língua, ainda que com suas diferenças com o português do Brasil.

Juliana em Braga | Fotografia de acervo pessoal

Braga é uma cidade do norte de Portugal, relativamente próxima da fronteira com a Espanha. Fazia tudo andando e por ser uma cidade pequena, consegui conhecer muitos cantinhos apenas caminhando durante os dias livres. Amei a experiência de morar fora enquanto estudava, foi muito enriquecedor, tanto de vivência pessoal quanto no aspecto acadêmico.

Experiências de viagens mais marcantes

11 – Durante o seu intercâmbio você passeou muito, né? Qual país mais te surpreendeu e por quê?

Consegui visitar 15 países no semestre em que morei em Portugal. Viajei bastante aproveitando as promoções das empresas low cost, foi o que permitiu que eu conhecesse vários lugares!

O país que mais me surpreendeu foi a Espanha. Visitei algumas cidades no país, como Madrid, Santiago de Compostela, Vigo e Barcelona, essa última achei uma cidade com vibe solar demais, cheia de vida e de cultura. Me lembrou bastante do Rio, por alguma razão, talvez pela Praia de Barceloneta ser totalmente integrada com a cidade. Se eu fosse morar no exterior novamente, com certeza escolheria Barcelona como destino.

Fotografias de Juliana Padilha

12 – E quais outras experiências te marcaram nas viagens do intercâmbio?

Foram várias! Ter viajado para o Marrocos e andado de dromedário por horas no Deserto do Saara e dormido num acampamento por lá, depois de uma noite com as pessoas da região tocando vários instrumentos e cantando, foi com certeza uma dessas experiências. Ter visto e brincado com a neve pela primeira vez na vida na Serra da Estrela, em Portugal. Ter visto Paris do alto da Torre Eiffel. Ter visto o time inteiro do Barcelona comemorando o título da Champions League bem na minha frente, nas ruas lotadas da cidade. Ter viajado para a Escócia sozinha e subir o Arthur’s Seat, que é o maior pico do grupo de colinas de Edimburgo, e observar a paisagem lá de cima enquanto pensava na vida. São muitas memórias boas!

O projeto de viagem: Juliana foi Viajar

13 – Para a gente terminar, conta para a gente sobre o seu projeto de viagem no Instagram

O @julianafoiviajar é meu espaço para falar sobre viagens, turismo e cultura, no estado do Rio de Janeiro (que é onde moro) e em outros lugares que viajo. Já fiz cursos de fotografia e criei o perfil para compartilhar as minhas fotos e minhas experiências. Eu amo o aspecto cultural dos lugares, gosto de falar sobre os espaços de cultura além dos pontos turísticos que todo mundo conhece. Então o meu projeto no Instagram é dedicado a todos esses assuntos que amo tanto! Tem sido muito legal criar conteúdo pra lá, gosto muito da troca que proporciona também. Convido todos vocês a conhecerem meu perfil!


O perfil no Instagram da Juliana é muito bom, vocês precisam conhecer! Sempre tem dicas de passeios culturais pelo Rio de Janeiro e em Niterói e com muitas fotos lindas! Agora me diz, te convenci a conhecer Niteroi na rua próxima vinda ao Rio?


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *