Todo mundo fala da Festa das Cores da Índia, o Holi Festival, mas você já ouviu falar do Diwali, o Festival das Luzes? Ele é celebrado em todo o país. Cada religião presente na Índia tem a sua própria interpretação, mas todas tem um ponto em comum: a soberania do bem sobre o mal. Vem conhecer uma das festas mais importantes da Índia!
O Diwali, também chamado de Deepavali, acontece sempre entre outubro e novembro de acordo com o calendário lunar Hindu. O dia da lua nova é o mais importante por ser o mais escuro e, portanto, o mais adequado para os costumes simbólicos de celebração. Dessa forma, considerando o ano de 2021 – quando esse artigo foi escrito -, o Festival das Luzes na Índia é comemorado entre 2 e 6 de novembro, sendo o dia 4 o mais importante.
O Festival das Luzes da Índia é comparado ao Natal dos cristãos pelo seu tamanho e importância.
História do Diwali, o festival das luzes, na Índia
Todo o país celebra o Festival das Luzes. Então, a sua origem tem leituras diferentes dependendo da religião, seja o Hindu, o Budismo, o Sikhismo ou o Jainismo. Portanto, as crenças variam dependendo da fé e da região das pessoas.
Para uns, o Diwali comemora o retorno do Lord Rama a Ayodhya depois de 14 anos morando na floresta. Para outros, a celebração está associada à morte de Narakasura, compreendido como as trevas, e a vitória do deus Krishna.
Outras variações são: no Jainismo, pois marca o nirvana ou o acordar espiritual do Mahavira em 15 de Outubro de 527 A.C., e no Sikhismo, por honrar o dia que o Guru Hargobind Ji, o sexto Guru Sikh, foi libertado.
Veja mais curiosidades pelo mundo
Como os locais tomam café pelo mundo?
Como Búzios, o vilarejo de praia no interior do Rio de Janeiro, ficou conhecido?
Como é a celebração do Festival das Luzes da Índia?
Cada dia do festival tem a sua função para o Diwali.
Dia 1: Dhanteras
O primeiro dia é o Dhanteras, as pessoas arrumam as suas casas, compram ouro e utensílios domésticos para trazer prosperidade. Elas celebram a Lakshmi, a deusa Hindu da riqueza, prosperidade, juventude e beleza.
Dia 2: Chhoti Diwali, Naraka Chaturdasi ou Kali Chaudas
Já no segundo, as pessoas decoram a entrada das casas com Diya, um tipo de vela acesa com óleo com formato tipo cuia, feita de cerâmica, e uma pontinha para a chama. Elas também desenham Rangoli no chão, que são feitos com grãos tingidos. Toda a decoração traz luz e positividade para a noite, afastando os maus espíritos. Segundo a mitologia Hindu, foi quando o deus Krishna lutou contra o deus Narakasura, que representa o demônio. A simbologia das lâmpadas é justamente para representar essa narrativa.
Dia 3: Diwali ou Lakshmi Puja
O terceiro dia é o principal do Diwali na Índia. As famílias se reúnem, trocam presentes, e celebram o Lakshmi puja. Tudo isso, claro, rodeado de muitos quitutes indianos. Ao entardecer, as pessoas acendem as velas Diyas para trazer a prosperidade da deusa Lakshmi. Também é o momento que as famílias jantam as deliciosas comidas indianas. Quando já está à noite, o céu se ilumina com muitos fogos de artifício.
Dia 4: Govardhan Puja ou Padva
O quarto dia segue com as famílias visitando seus parentes e as pessoas encontram os amigos. Nesse dia, as pessoas também trocam presentes para presentes para desejar um bom ano novo.
Dia 5: Bhai Dooj ou Yama Dwitiva
No último dia do Diwali na Índia, o Festival das Luzes é marcado pela visitação dos irmãos. As irmãs fazem orações pedindo uma vida longa e feliz para os seus irmãos. Eles compartilham o amor um pelo outro trocando muitos presentes.
Diwali, o Festival das Luzes na Índia
O festival é um dos preferidos no país e um momento muito especial pelos residentes. O Diwali pode ser um ótimo período para conhecer a Índia e participar da cultura local através da celebração. Além disso, é uma boa alternativa caso você não consiga participar do Holi Festival, o também famoso festival das cores. Agora você já sabe 😉 Só não esqueça de conferir a data do Diwali no ano que quiser aproveitar, lembrando que é sempre entre outubro e novembro.
Feliz Diwali!
Deixe um comentário