Sesc Pantanal: tudo sobre o hotel Sesc Porto Cercado

Jacarés no riacho do Pantanal

O Hotel Sesc Porto Cercado fica no Pantanal norte, tem uma ótima estrutura com passeios acessíveis e, em 2022, ganhou o prêmio Traveller’s Choice do TripAdvisor. Eu me hospedei no hotel por 5 dias e em setembro de 2022 trago aqui todas as minhas percepções e fotos para você saber exatamente o que te espera no Sesc Pantanal.

Começando pelo começo: o Hotel Sesc Porto Cercado é parte do complexo do Sesc Pantanal que fica no Mato Grosso. Ainda fazem parte do complexo a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o Parque Sesc Baía das Pedras, o Sesc Poconé e o Parque Sesc Serra Azul. Você ainda consegue visitar o RPPN e o Sesc Baía das Pedras através do hotel com os passeios disponíveis (explico mais a frente).

O hotel Sesc Porto Cercado tem uma estrutura impecável, com quartos decorados e confortáveis, buffet com comida variada, spa, restaurante gourmet, variedade de passeios e espaços de educação ambiental. O serviço também é muito bom, com toda a equipe muito atenciosa. Por ser bem avaliado no site TripAdvisor, o hotel recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2022 pela sua consistência de boas avaliações no site e por estar entre os 10% propriedades do TripAdvisor.

A época que você vai para o Pantanal influência bastante o que será visto na viagem. O melhor período é durante os meses de seca, de junho a outubro, porque é quando os animais reaparecem. A minha viagem aconteceu no início de setembro de 2022, então, a vegetação estava relativamente seca. Ainda assim, foi possível ver muitos pássaros, iguanas e jacarés.

Aves sobrevoando campo de gramas do Pantanal

O hotel fica no Pantanal Norte, onde os rios nascem e se encontram no Pantanal Sul, já no Mato Grosso do Sul e onde o remake da novela Pantanal, da rede Globo, é filmado. Falo dessa diferença logo no início do artigo para gerenciar as suas expectativas. Assim, você sabe o que esperar quando chegar, diferente de mim que achei que fosse encontrar muitos animais, águas e vegetação fechada.

@alemdeviagem Quando estiver no Pantanal, não deixe de fazer o passeio de barco! Você terá a chance de ver os animais em seu habitat natural e entender a dimensão das águas no Pantanal. O hotel do @sesc_pantanal oferece o passeio pelo Rio Cuiabá, entrando no Corixo do Moquém – um dos afluentes do rio. Durante o passeio você vê muitos jacarés, iguanas, macacos, tuiuiús, corvos e várias outras espécies de aves. Ao final, você ainda é presenteado com esse pôr do sol lindo em pleno Pantanal. 🌅 #pantanal #pantanalmatogrossense #sescpantanal #jacare #riocuiaba #passeiodebarco #brasil #naturezaperfeita #naturezaselvagem #viagembrasil #melhoresdestinosdobrasil #viagemdenatureza #sunset #sunsetlovers #braziliannature ♬ som original – Além de Viagem | Camila

Estrutura do hotel Sesc Porto Cercado

Como mencionado, a estrutura do hotel é muito boa porque as construções são bem cuidadas e há um bom projeto de decoração e paisagístico em todas as dependências; possui área de piscinas com animação durante a manhã; há duas opções de restaurante, um refeitório e um gourmet; os quartos são confortáveis; e tem serviços extras, como os passeios pelo Pantanal, spa e transfer para o hotel.

Quartos do hotel

Eu tive a chance de ficar em dois quartos diferentes porque optei por adiantar a estadia. O primeiro quarto tinha duas camas, uma de casal e outra de solteiro, e tinha uma varanda para um jardim e conjunto de quartos.

O outro era localizado atrás da recepção em uma construção tipo vila. Também tinha uma varanda que era a entrada para o quarto. Nesse existia uma pequena sala com bancada e TV, que poderia funcionar muito bem para quem precisasse trabalhar durante a estadia. O quarto já possuía apenas a cama de casal, bem grande, e o banheiro era bem espaçoso.

A roupa de cama e o colchão de ambos eram muito confortáveis. A decoração tinha detalhes em revestimentos de madeira e compunha com quadros e muito branco. Ou seja: um quarto de decoração clássica e neutra de hotel. Os dois eram bem silenciosos também e tinham proteção contra mosquito.

Fotos dos quartos do Sesc Pantanal

  • Quarto com cama de solteiro e encosto de madeira
  • Quarto com cama de casal e encosto de madeira
  • Escrivaninha com frigobar e cadeira com encosto de palha. Móvel revestido de madeira.
  • Varanda com duas cadeiras e rede
  • Entrada do quarto com duas poltronas
  • Cama de casal da suíte
  • box com porta de vidro e apoio do banheiro da suíte

Área de lazer

As piscinas são as principais atrações de lazer. Ainda há salão de jogos, programação com atividades todos os dias, quadras e brinquedos de jardim para as crianças. O hotel possui um grande lago onde você pode caminhar, correr ou andar de bicicleta na companhia das tranquilas capivaras.

Piscinas e prédio do refeitório do hotel Sesc Porto Cercado, vegetação do Pantanal ao fundo

Refeitório

É no refeitório onde as principais refeições, inclusas na diária, são feitas. Ali eles servem café da manhã, almoço e jantar em horários determinados. A comida é bem preparada, considerando sabor, qualidade e quantidade.

O café da manhã tem uma grande variedade de pães, acompanhamentos e frutas de época. O almoço e o jantar sempre tem arroz e feijão para os mais tradicionais. Além deles, os pratos são bem “de restaurante”. O que é ótimo para não enjoar das opções. Também sempre há saladas e algumas opções de sobremesa.

As bebidas inclusas nas diárias são água da casa e suco do dia, estilo refresco. Caso queira outro tipo de suco, cerveja, vinho, drinks, refrigerante ou água em garrafa, esses serão cobrados a parte.

Bar da piscina e café

Se bater a fome entre as refeições ou se quiser comer algo de diferente, o hotel tem um bar na piscina com bebidas, petiscos e sanduíches pagos a parte. E, ao lado do refeitório, há uma cafeteria com algumas opções de lanches. Os dois ficam abertos até às 22h.

Restaurante Cambará do Sesc Pantanal

É nele onde você terá uma experiência gastronômica. O restaurante Cambará tem um cardápio que varia todos os dias e usa ingredientes locais. A refeição é preparada pelo chefe de cozinha que serve 4 pratos, couvert e sobremesa.

É importante que você reserve o dia que deseja jantar lá logo quando chegar para garantir a experiência.

O Spa do hotel Sesc Porto Cercado

Os serviços do spa são pagos a parte, começando por 30 reais. Você precisa reservar o horário que deseja na recepção do spa. Com a reserva, você pode aproveitar a piscina e os espaços relaxantes no dia do tratamento e sem custo.

Espaços de educação ambiental

Com o objetivo de promover a educação ambiental sobre o Pantanal para crianças e adultos, o hotel possui alguns espaços de visitação. São eles: Centro de Interpretação Ambiental (CIA), Borboletário, Coleção de insetos e o Formigueiro.

Confesso que esses espaços poderiam ser melhor aproveitados com monitores disponíveis e estrutura mais atraente. O que eu mais curti foram o borboletário e a coleção de insetos.

Transfer para o hotel Sesc Porto Cercado

Para mim, um ponto alto foi a facilidade do transfer. Ele custa 150 reais ida e volta para não credenciados do Sesc. O ponto de encontro é na loja do Sesc Pantanal no Várzea Grande Shopping. E a volta pode ser ou no mesmo shopping ou no aeroporto que fica logo em frente. Achei bem conveniente e com ótimo custo. O horário de ida para o hotel é sempre às 14h e o de volta pode ser às 8h ou às 14h. Não esqueça de reservar com pelo menos 48h de antecedência da chegada.

Passeios do Hotel Sesc Porto Cercado pelo Pantanal

Agendamento

Os passeios são pagos a parte com preços bem acessíveis no geral. Todos eles precisam de agendamento e recomendo que você o faça assim que chegar no hotel. Depois do check-in, dirija-se para a central do turista. Lá o recepcionista irá te explicar sobre os passeios e irá informar as disponibilidades.

Ponto de atenção: Os horários próximos da chegada do transfer (por volta das 16h e 17h) podem formar fila de espera. Se isso acontecer e você chegar já com longa fila, tente ir no spa, pois lá eles também conseguem realizar o agendamento.

Transpantaneira

O passeio na Transpantaneira é a experiência principal do Pantanal. O guia leva o grupo de ônibus até o Sesc Poconé, onde todos passam para o carro de safári. De lá é que começa a aventura pela rodovia. O passeio vai até o quilometro 30 da Transpantaneira, sempre pela estrada. Por todo o caminho, o guia indica onde há os animais, fala sobre a vegetação típica do Pantanal e conta sobre curiosidades da região.

Os animais que lembro ter visto no passeio foram:

  • jacarés (muitos);
  • tuiuius
  • maritacas
  • gavião
  • garças
  • tucano
  • jaçarã
  • e vários outros pássaros

Infelizmente não avistei nenhuma onça. Segundo o guia, é mais fácil de avistá-la mais ao sul da Transpantaneira.

Jacarés tomando sol em área alagada no Pantanal

Coríxo do moquém

O coríxo é um afluente do Rio Cuiabá e esse passeio te leva até ele para você apreciar o pôr do sol. O passeio é muito bonito e nele você pode ver os pantaneiros, animais selvagens e aves. No geral, o que mais vi foram jacarés e pássaros. No caminho, foi possível avistar alguns macacos e iguanas. Durante o passeio, o guia indica também onde a queimada de 2020 atingiu a vegetação. Infelizmente foram muitas as áreas destruídas pelo fogo. Hoje em dia, 2022, você já vê a mata se recuperando, mas de longe ela está como era.

  • Pôr do sol no coríxo do moquém com jacarés

Trilha na mata ciliar

A mata ciliar é o trecho de vegetação próximo a rios. Esse passeio te leva a uma trilha de 2km no afluente esquerdo do Rio Cuiabá, na altura do hotel. O guia conta como a trilha era usada antes da queimada e como a vegetação funciona na época de cheia. Ele também fala sobre algumas espécies de plantas e mostra os pontos que foram destruídos na queimada. Durante a trilha, só vimos macacos.

Sesc Baía dos Porcos

O passeio te leva até o Sesc Baía dos Porcos que funciona como um complemento do hotel. Mas confesso que foi o que menos curti porque não tinha muito o que ser feito e era pago. Ele teve 1h de duração e tinha apenas um pônei exposto para fotos e uma anta, o Tiãozinho, na cerca para a recuperação por conta da queimada.

É desse parque que sai a cavalgada. Esse passeio eu não fiz, mas imagino que teria sido mais proveitoso do que só a visita ao parque.

  • Anta Tiãozinho no Sesc Baía das Pedras
  • Arara Azul no galho da árvore

Passeios que não fiz

Todos os outros passeios que eu não contei aqui eu não fiz. Alguns foi porque não me interessei pela descrição disponível no site do hotel e na central do turista no momento do agendamento. Outros foram porque me passaram a impressão de que eu não encontraria uma vegetação muito diferente do que já iria ver nos passeios que escolhi.

Passeios que gostaria de ter feito

Depois de um tempinho no hotel você começa a conhecer pessoas e os passeios sempre viram assuntos. Conversando com o pessoal, fiquei com vontade de fazer a trilha no RPPN porque eles realmente te levam para dentro da reserva do Sesc. Na reserva, a mata foi protegida da queimada, então seria a oportunidade de ver a vegetação original.

Outro passeio que também fiquei com vontade de fazer foi o da cavalgada justamente por valer mais à pena do que o do Sesc Baía dos Porcos.

Nessas conversas com o pessoal que está hospedado no hotel do Sesc Pantanal, você também fica sabendo de passeios que podem não valer muito à pena. Foram nesses momentos que desisti do Despertar – passeio no Rio Cuiabá para ver o nascer do sol – e o da Focagem Noturna – aquele para ver os animais com hábitos noturnos no momento da caça, também seguindo pelo Rio Cuiabá. Eu me desinteressei por eles porque os animais que o pessoal viu foram os mesmos do Coríxo do Moquém.

Considerações finais sobre o Hotel Sesc Porto Cercado no Pantanal

Depois de todos esses pontos você deve estar se perguntando:

“Tá, mas vale à pena se hospedar no Sesc Porto Cercado?”

E eu digo: SIM, VALE! O hotel tem valores muito acessíveis para toda a estrutura que oferece. Além disso, foi muito bonito ver que pessoas de diferentes bolsos estavam hospedadas lá. A equipe do hotel é local, os guias são da própria região, o que demonstra o quanto o Sesc e o hotel movimentam a economia local. Tudo é de muita qualidade, das acomodações ao serviço.

A hospedagem também é ótima para crianças por conta da programação, brinquedos de jardim, segurança e espaços de educação ambiental. Também achei o hotel muito acessível, com rampas e elevadores.

Pontos de atenção

Os passeios também são legais e mostram bem a região norte do Pantanal. Porém, senti falta de mais visibilidade de como seriam esses passeios. A troca com pessoas que já foram neles é importante para uma boa escolha e gestão de expectativas. Essa perspectiva você só tem se conversar com outros hóspedes ou se pesquisas muito na internet e nas reviews do TripAdvisor.

Outro ponto a se levar em consideração é que o hotel não fica no meiozão do Pantanal e a reserva perto é a própria do Sesc, sendo 1% da área pantaneira do Brasil. O hotel está ainda próximo de muitas fazendas, dificultando a visualização dos animais.

Portanto, você pode não ver tantos animais e pode não fazer as melhores escolhas de passeios se não acertar no timing entre conversar com os hóspedes e o agendamento nas atividades que deseja, porém, o hotel Sesc Porto Cercado conta com uma ótima estrutura de hospedagem e com valores bem acessíveis.

Para quem eu indico o Sesc Pantanal

Eu considero o hotel como uma ótima amostra do que o Pantanal pode oferecer, principalmente se natureza não é o seu tipo de viagem e/ou não deseja fazer um grande investimento de cara (meu caso). Além disso, o Sesc Pantanal é uma ótima forma de conhecer o estado do Mato Grosso. Assim, você pode separar uns dias por lá, depois passar por Nobres, na Chapada dos Guimarães e nos hotéis na vegetação da Amazônia, no norte do estado.

Agora, se você for do tipo que ama natureza e/ou já deseja investir bastante na viagem ao Pantanal, talvez seja mais interessante ir para o sul, já no Mato Grosso do Sul, em Porto Jofre ou Corumbá.

Onde ficar no Pantanal – outras opções de hospedagem

Falamos um monte sobre o Sesc Pantanal, mas e se o hotel não estiver disponível na data que você quiser viajar? Imagino também que você queira ver outras opções de hospedagens para comparar com o Sesc do Pantanal. Separei algumas opções no Booking.com com boas avaliações pelos hóspedes para você ver.

Antes de ir para os links, eu já te adianto que as opções de hotéis são 8 ou 80. Ou você vai encontrar um lugar muito simples – mas bem avaliado e com preço bom -, ou você vai ver hotéis bem confortáveis, porém carinhos – alguns que requerem um investimento grande até.

O que eu posso te orientar é: escolha o hotel com carinho! Observe sempre se há pensão completa e os momentos que servem as refeições, além dos passeios disponíveis inclusos e pagos a parte. Não há restaurantes perto porque você vai estar ou no meio da mata ou numa cidade pequena com pouca ou nenhuma estrutura turística.

Agora sim, as hospedagens:

  • Aymara Lodge – nota 9,4, a partir de 1600 reais ~> O Ayamara fica no kilometro 25 da Transpantaneira, a partir de Poconé. Os quartos têm decoração rústica, com uso de madeira escura e cores claras. Alguns passeios estão inclusos na tarifa e outros são pagos a parte. Consulte a página do hotel no Booking ou entre diretamente em contato com eles para mais detalhes.
  • Pousada Araras Pantanal Eco Lodge – nota 8,8, a partir de 3.100 reais ~> Já começo dizendo o valor inclui pensão completa (sem bebidas) e passeios no Pantanal. Os quartos tem decoração neutra, fazendo uso de materiais naturais, como a madeira. O espaço conta com uma piscina, loja de presentes, internet e restaurante. Tudo isso em plena Transpantaneira.
  • Pousada Piuval – nota 8,8, a partir de 1.262 reais ~> Também na Transpantaneira, a pousada oferece pensão completa e quartos com decoração tradicional de hotel. Os passeios, no entanto, são cobrados a parte. A área do hotel é bem grande, tendo piscina e espaço de lazer.

Conclusão: Sesc Pantanal

Você já se hospedou no hotel Sesc Porto Cercado no Pantanal matogrossense? Então divide com a a gente as suas percepções do hotel para ajudar outros viajantes 😉

Ah! E se ficou alguma dúvida, coloca nos comentários que eu te ajudo!


Comentários

8 comentários a “Sesc Pantanal: tudo sobre o hotel Sesc Porto Cercado”

  1. Avatar de PAULO

    OBRIGADO PELAS DICAS, EXCELENTE!!! AS MELHORES QUE ENCONTREI SOBRE ESTE LOCAL

    1. Oi Paulo! Fico feliz que tenha gostado 😀
      Espero que a sua viagem seja incrível!

  2. Avatar de Margarete
    Margarete

    Olá boa tarde, amei suas diacas, vou para lá agora no feriado de 7 setembro.

    1. Margarete, espero que a viagem tenha sido ótima!

  3. Avatar de Leina

    Olá, estou pensando em ir no próximo ano, mas sozinha. Você que já foi, acha tranquilo para ir sozinha nessa? Achei as dicas ótimas!!!

    1. Oi Leina!
      Eu não viajei sozinha para lá, mas acho que seria tranquilo sim! O ambiente é bem familiar, tem algumas atividades comuns na piscina e os passeios são com outros hóspedes. Então, é fácil de fazer amizade puxando conversa com o pessoal.

      Aproveite! 🙂

  4. Avatar de helio vicente ramos
    helio vicente ramos

    Obrigado pelas suas dicas valiosas! Só queria de perguntar, se os mosquitos são um problema? Se tem que usar repelente. Minha esposa tem certa dificuldade de lidar com mosquitos. Inclusive nos passeios tem também?

    1. Oi Helio!
      Sim, os mosquitos são um problema, principalmente nos passeios hehe. O recomendado é usar roupas claras e largas para evitar que eles pousem e você e te pique.

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *