Vale à pena não ficar em um resort em Punta Cana?

Praia com coqueiros e construções ao fundo em um dia de sol.

A maioria das pessoas vão para Punta Cana para ficar em um resort. Quando tive a oportunidade de conhecer o lugar, optei por não ficar em um hotel all-inclusive para uma experiência diferente e tranquila na região. Confira no artigo tudo o que aprendi ao não me hospedar em um resort em Punta Cana.

Mais conhecida que a própria capital do país, Punta Cana recebe boa parte dos turistas da República Dominicana. Ela é uma cidade do país, cuja principal praia é a de Bávaro. Toda a região é focada no turismo e a geografia é dedicada aos milhares de resorts em Punta Cana.

mulher sorrindo na praia de punta cana
Euzinha feliz na praia (:

Hospedar-se fora de um resort necessita um bom planejamento da viagem porque há alguns detalhes importantes a considerar. Alguns deles são localização, transporte e alimentação – vou aprofundar cada um deles logo mais. No entanto, ficar em uma pousada ou apartamento pode te garantir uma experiência mais autêntica na super turística Punta Cana, e foi exatamente isso que busquei ao não ficar em um resort.

A minha experiência em Punta Cana sem resort

Eu passei um fim de semana sozinha em Punta Cana depois de passar a semana trabalhando em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Por eu ter chegado no país pela capital, meu vôo de volta também foi por Santo Domingo. Isso significa que não fui de avião para Punta Cana, como a grande maioria das pessoas fazem.

Eu fui de ônibus de Santo Domingo para Punta Cana e fiz o mesmo na volta. A empresa de viação da ida foi a Expresso Bavaro. Na época a empresa não vendia passagem com antecedência e pelo site. Então, cheguei 2 horas antes do horário que queria viajar para comprar a passagem.

Ponto para pegar o ônibus Expresso Bávaro para Punta Cana

Aprendizado: Eu fui para Punta Cana em véspera de feriado. Por isso, a bilheteria estava muito cheia, tendo chance de perder o horário que queria viajar. Inclusive, acabei perdendo na volta hehe.

Entrando no ônibus, pedi para o motorista avisar a parada mais próxima da minha pousada. Depois de umas 3 horas de viagem, cheguei e fui andando para a hospedagem.

A pousada que escolhi foi a Riviera Punta Cana Eco. O espaço tinha quartos simples, mas aconchegantes e a equipe era muito simpática. Escolhi a pousada porque era a alguns passos da praia e perto de um centrinho com mercado, farmácia e restaurantes.

Optei por não fazer os passeios porque o meu objetivo era descansar. Portanto, aproveitei para caminhar muito na praia e pegar sol. Quando batia a fome, eu ia para algum restaurante ou na orla ou no centrinho. Também aproveitei que perto da pousada tinha um mercadinho para levar uns lanches comigo.

Como escolher a localização da hospedagem em Punta Cana

Durante as minhas pesquisas sobre como era se hospedar em Punta Cana fora de um resort, entendi que o ideal era ficar perto de um centrinho. Isso porque toda a região é feita para os grandes complexos de hotéis. Dessa forma, se você optar por uma hospedagem isolada, você vai precisar andar por ruas desertas, sem comércio e sem muito fluxo de transportes.

Foi por isso que optei ficar na Pousada Riviera Punta Cana Eco. Ela fica próxima à praia de Bávaro em El Punta Cortecito, tem uma pracinha na rua principal e alguns restaurantes perto. Além disso, a pousada serve café da manhã e tem pratos para almoço e jantar.

Se você gostou dessa dica de como escolher a hospedagem em Punta Cana, use esse link do Booking.com <3 Assim, eu recebo uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog 😉

No Booking.com é possível encontrar algumas pousadas e hostels. A região também possui vários condomínios, sendo também uma opção de hospedagem através do site ou do Airbnb.

Onde ficar em Punta Cana na Praia de Bávaro?

Algumas sugestões de onde ficar em Punta Cana, especificamente em Bávaro na praia Punta El Cortecito. Eu separei 4 opções perto da pousada onde me hospedei para que você tenha as mesmas facilidades de restaurantes, cafeterias, mercadinho e beach club.

Antes de tudo, você precisa saber uma coisa: nessa região há muitos apartamentos disponíveis para alugar e alguns resorts, pousadas e hostels. Eu separei um pouco de cada dos melhores que encontrei.

Bella Vida Hotel

Reprodução | Imagem retirada da página da hospedagem no Booking.com
  • Nota 8,0
  • A partir de 274 reais

A pousada tem quartos aconchegantes com decoração em tons claros e bastante branco. Há quartos com varandas e uma pequena cozinha para preparar refeições. É uma opção com ótimo custo x benefício para quem quer evitar resort e ficar perto da praia. Próximo da pousada há alguns restaurantes, cafeterias e mercadinho, tudo em no máximo 10 minutos de caminhada tranquila.

Ducassi Studios & Suites

Reprodução | Imagem retirada da página da hospedagem no Booking.com
  • Nota 8,8
  • A partir de 336 reais

A pousada possui acomodações com cozinha e varanda. Os studios tem decoração clean, fazendo uso de tons de branco e cores claras. Perto dele, também há a comodidade de restaurantes mercadinho e cafés.

Villa Blanca Beach Club

Reprodução | Imagem retirada da página da hospedagem no Booking.com
  • Nota 9,1
  • A partir de 473 reais

Esse é o melhor custo benefício que você vai encontrar: pousada pé na areia, ótimo preço e numa região urbanizada para você ter a liberdade de conhecer Punta Cana fora dos resorts. Os quartos tem decoração simples, usando tons de azul para remeter ao mar, cinza e branco. A pousada ainda tem um restaurante na praia para deixar a sua experiência ainda mais gostosa.

Impressive Premium All Inclusive

Reprodução | Imagem retirada da página da hospedagem no Booking.com
  • Nota 8,6
  • A partir de 1.500 reais

Se ainda assim você preferir um resort, esse é um 5 estrelas com decoração premium. Ele faz uso dos tons de azul escuro e madeira para trazer acolhimento ao quarto. Há quartos com vista para o jardim, a piscina e a praia. O resort é all inclusive e conta com serviço de praia.

Importante dizer que, reservando a sua hospedagem por quaisquer um dos links do Booking.com, o blog recebe uma pequena comissão quando você concluir a sua estadia. Assim, você ajuda o Além de Viagem a cobrir os custos de manutenção do site e pequenos gastos com viagens <3

Transporte em Punta Cana

Não vi transporte público passando com frequência em Bávaro, pelo menos perto da pousada. Por isso, recomendo fortemente alugar um carro ou moto se você quiser explorar áreas mais distantes. Para mim não fez falta porque fiquei apenas dois dias, então não dava para ir a outros lugares.

Se você precisar ir para algum lugar mais distante, fale com o hotel, pois eles irão providenciar um táxi para você.

Onde comer em na Praia de Bávaro, em Punta Cana?

Existem alguns restaurantes e bares nas ruas da cidade e para diferentes bolsos. Meu café da manhã foi na própria pousada. Logo no primeiro dia passei no mercadinho para comprar um lanche para não gastar dinheiro com refeição pequena.

A pousada onde me hospedei fica na Calle Marcio Maggiolo e os restaurantes próximos ficavam na Av. Alemania e Calle las Olas. Foi nesse pedaço que andei para ver as opções. Ali pude ver cafés, pizzarias e restaurantes de gastronomias variadas. Também encontrei bares e restaurantes na praia.

Por eu ter ficado tão pouco tempo, acabei conhecendo apenas 2 restaurantes. Eu almocei no dias no Zoho Beach Club no sábado. Ele tem mesas e espreguiçadeiras para aproveitar a praia. Nele eu comi um ceviche de peixe branco e tomei a cerveja mais popular do país. Já de jantar eu fui no Yopo Tiki Bar onde comi um risotto e tomei um drinque.

No dia seguinte, domingo, fui apenas no TOC Beach Bar e, dessa vez, pedi um ceviche de atum com patacones com a cerveja Modelo. Eu achei esse beach club bem melhor do que o primeiro, fica a dia.

Segurança em Punta Cana se hospedando fora de um resort

Esse é um ponto delicado. Andar na praia de dia foi tranquilo, até porque tem muito turista, vários resorts, condomínios e restaurantes na orla. O problema é que eu não me senti segura andando nas poucas ruas que conheci em Bávaro, Punta Cana. Isso porque tudo realmente é voltado para os resorts.

Algumas ruas tem muros dos dois lados para delimitar as propriedades, sendo bem pouco convidativas para caminhar. Além disso, os homens locais ficavam me olhando de cima abaixo quando passava por eles de um jeito bem nojento. Não satisfeitos, eles ainda ficavam comentando sobre mim entre eles, baixo, mas eu percebia. Detalhe: esse comportamento insuportável dos homens locais acontecia independente do horário!! Mesmo de dia, no final de semana, eles ficavam me olhando.

Eu viajei sozinha para lá e tudo isso fez com que eu não me sentisse confortável para explorar mais a região. Sorte a minha ter ficado apenas dois dias. Porém, talvez eu tivesse me sentido confortável se estivesse com uma amiga, mesmo sendo outra mulher. Lembrando que essa foi a minha experiência, nesse artigo, você encontra um relato bem legal de duas mulheres viajando sozinha na República Dominicana.

Considerações importantes para mulheres viajantes em Punta Cana

  1. Se você for uma mulher e desejar ir sozinha, vá com muito preparo e planejamento;
  2. Se você for mulher, eu ainda acho melhor ir acompanhada e não sozinha;
  3. Busque ficar em hospedagens próximos de centrinhos urbanos, com mercado, restaurante e farmácia;
  4. Evite regiões afastadas das praias, opte por elas apenas se você tiver transporte.
  5. Planeje muito bem a viagem, identificando os lugares de alimentação, transporte e tudo o que for preciso para a sua segurança;
  6. Considere alugar um carro para não depender de transporte público.

Entretanto, se você não liga em conhecer a “Punta Cana real” e quer a experiência turística que a região tem para oferecer, talvez o ideal seja realmente ficar em algum hotel all-inclusive.

Praia com pessoas passando na areia em Punta Cana
Praia de Los Corales

Vale à pena ir para Punta Cana e não ficar em um resort?

Chegando a pergunta final desse artigo, a minha resposta é:

SIM! Mas com considerações…

Para mim valeu porque pude ter uma noção melhor da região do que se tivesse ficado em uma “realidade paralela” de resort. Eu não teria visto as pessoas locais e a realidade do lugar. Se for a sua intenção também, considere alugar um carro se quiser explorar lugares mais distantes e ter mais controle da sua viagem.

Se você for mulher e não estiver acostumada a viajar sozinha, talvez ficar hospedada fora de um resort não seja o ideal. Isso porque as ruas são vazias e os homens olham muito para nós, nos deixando desconfortáveis. Se ainda quiser ir, dê preferência para uma das hospedagens que indiquei no artigo por elas ficarem em uma área um pouco mais urbanizada. Assim, você terá mais liberdade para andar em lugares mais movimentados.


Comentários

8 comentários a “Vale à pena não ficar em um resort em Punta Cana?”

  1. Avatar de Silvana
    Silvana

    Oi Camila bom dia. Vc entrou direto em contato com a pousada? Abraços

    1. Oi Silvana! Não, eu reservei direto pelo Booking.com. É só clicar no nome da pousada que você já consegue reservar direto com eles

  2. Avatar de Carol

    Boa noite!

    Não existe uber lá? Ou algum outro aplicativo de transporte particular?

    Obrigad

    1. Oi Carol!
      Eu não cheguei a utilizar Uber em Punta Cana, talvez você consiga fazer uma simulação pelo app. De qualquer forma, a empresa tem operação na República Dominicana porque eu usei a Uber em Santo Domingo, na capital.

      Abraços!

  3. Avatar de Cleonice
    Cleonice

    Oi Camila, boa tarde!
    Gostaria saber se alimentação, bebidas e passeios são caros.
    Estou avaliando se fica melhor ficar em hotel All inclusive ou em hotel normal e pagar tudo a parte.

    1. Oi Cleonice!

      Eu achei a alimentação e os passeios um pouco caros sim, principalmente porque são cobrados em dólar. Punta Cana é um destino para gringo, você não vê muitos locais na rua curtindo a cidade. A maioria está lá trabalhando, então os restaurantes acabam sendo para os turistas.

      Abraços,
      Camila

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Olá Camila, adorei as dicas! Uma dúvida… com a “monopolização” da areia da praia e a famosa “praia privativa” com as cadeiras exclusivas para hóspedes citadas nos anúncios dos resorts, é possível alugar cadeira de praia e guarda-sol? É fácil? Existiu um limite de locais que você pôde se acomodar na areia da praia por conta disso?
    Obrigado!
    Abraço
    Filipe

    1. Oi Filipe! Fico feliz que gostou do artigo 😀

      Eu fiquei hospedada ao lado de um resort e não lembro de ter visto nada “fechando” a praia. Eu caminhava na praia sempre para a direção do centrinho, onde ficam alguns restaurantes e condomínios fechados na orla.

      Não vi espreguiçadeiras para alugar, mas tinham algumas soltas na frente dos condomínios. Eu aproveitei uma para ficar um tempo pegando sol.

      Então, pelo menos na região onde eu fiquei a praia não era fechada e eu podia ficar onde eu quisesse. Em relação ao guarda-sol, realmente não tinha disponível que não fosse do restaurante, mas você vai ver que tem muita palmeira na praia. Então dá para aproveitar a sombra delas.

      O que você pode fazer é similar ao que eu fiz: pegar uma espreguiçadeira solta – sem ser de hotel e restaurante-. E, quando quiser comer algo, procurar um restaurante na orla pra usar a estrutura deles.

      Espero ter ajudado,
      Abraços e ótima viagem ✈️

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *